6 ações para criar engajamento gratuito na empresa

funcionários engajados com a empresa

Manter um alto nível de engajamento é muito importante. Quão comprometidos com o sucesso da empresa seus colaboradores estão? Você pode descobrir essas respostas de muitos jeitos, mas o ponto mais importante é que existem diversas formas de promover engajamento gratuito extra na sua empresa. Algumas ideias estão disponíveis nesse ebook gratuito, outras nós iremos comentar nesse post!

O responsável que entende como está a dedicação de sua equipe, demonstra liderança e já está um passo à frente dos competidores.

Existem muitas razões para se manter um alto nível de empenho dos funcionários, e muitos estudos que mostram a importância desse indicador afeta muito mais do que a produtividade. Por exemplo, funcionários mais envolvidos faltam em média menos dias por ano (cerca de 4 dias) do que os funcionários menos envolvidos. Da mesma forma, outro estudo, feito pela Workforce Research Foundation, chegou à conclusão que elevar o índice de engajamento em 10% se transforma em mais de 2 mil dólares de lucro por funcionário. Como resultado, empresas com altos níveis de engajamento também possuem maior retorno para os acionistas.

Não se convenceu? Veja então nossa lista com dicas de engajamento gratuito! Assim você já pode começar a testar algumas dessas sugestões na sua empresa e ver os resultados.

1. Conheça seus funcionários

É mais simples do que parece! Para a maioria dos funcionários engajados, a frase “meu gerente se importa comigo” é uma realidade. Assim, conhecer os colaboradores, entender seus objetivos e o que traz motivação (profissional e pessoal é uma excelente prática para mostrar que você se importa com cada indivíduo.

2. Forneça as ferramentas

A produtividade de sua equipe tende a cair quando não fica clara qual a atividade para realizar. Isso também ocorre quando não se sabe a maneira correta de conduzir uma determinada situação. Desse modo, o ideal é fornecer treinamentos específicos, voltados para trazer confiança na execução. Assim, caso ainda existiam dúvidas, elas serão mais facilmente sanadas, e funcionários mais experientes acabarão por se engajar e influenciar positivamente.

3. Informe sobre o desempenho da empresa

O sucesso de um organização muitas vezes vai depender mais dos funcionários do que de fatores externos. Uma vez que se saiba da importância dos colaboradores, informe a eles do desempenho da empresa. Dar acesso às informações tanto dos sucessos do negócio quanto das falhas permite que todos entendam o que funciona ou não. Isso também dá espaço a novas ideias! Ademais, enxergar o resultado das suas ações incentiva a continuidade no que está dando certo.

Lembre-se: uma comunicação ruim mancha a imagem da empresa, é mais fácil evitar isso sendo transparente sempre!

4. Reconheça

Funcionário recebendo elogio da chefia e sendo reconhecido pela equipe. Reconhecimento é um tipo de engajamento gratuito!

Todo mundo gosta de ser reconhecido ou elogiado pelo seu trabalho. Inclusive, diversas pesquisas apontam que ter seu trabalho apreciado é, para muita gente, mais importante do que o retorno financeiro. Dessa forma, tenha o cuidado de garantir o reconhecimento do seu time sempre, não importa o tamanho do sucesso. Ou seja, compartilhe as novidades e incentive todos a celebrar as conquistas uns dos outros.

Celebre o bom desempenho com elogios, prêmios, aplausos ou mesmo um momento especial durante o happy hour da empresa. Poder receber elogios dos seus pares ou da chefia é sempre motivador! Em resumo, a ação é gratuita e só traz resultados positivos para o engajamento.

5. Dê autonomia

Conhecer alguém é ótimo, mas confiar nessa pessoa demonstra outro nível de compromisso. Conforme você conhece seus funcionários, ficará mais fácil confiar nas habilidades de cada indivíduo. Assim, tente delegar encargos e novos desafios a cada um, de forma que cada pessoa realize seus trabalhos com autonomia. Micro gerenciar cada atividade só causa estresse e uma sensação de supervisão constante, o que não ajuda muito nem produtividade, nem na confiança.

6. Senso de propósito

Ter propósito impacta todas as áreas da nossa vida, e no profissional não poderia ser diferente. Todos nós queremos poder fazer a diferença através de nossas ações. Então garanta que todos entendam os objetivos da empresa e como cada um pode contribuir com os resultados. Sem um senso de propósito, não existe engajamento gratuito ou pago que irá fazer efeito.

Concluindo

Desde o fundador da empresa até o mais novo estagiário, todos querem se sentir ouvidos, dignos de confiança e valorizados, As pessoas precisam sentir que seu trabalho vale a pena e seu tempo é bem utilizado.

Esperamos que essas ações possam dar para você um norte de como agir. Esse engajamento não tem custo, mas os resultados serão lucrativos! O momento no qual uma empresa reflete os melhores esforços do seu time, ela culmina em um modelo de negócio no qual todos saem bem sucedidos. Colabore nessa direção!