A TV corporativa e a comunicação no chão de fábrica

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Já falamos aqui no blog sobre a TV corporativa e de como ela melhora a comunicação interna nas empresas. Por se tratar de um canal barato e de fácil instalação, ela não toma o tempo da equipe de Marketing ou de RH. Afinal de contas, a gestão das telas é automática e simultânea. Fácil, né?

No entanto, além das campanhas de conscientização e das datas comemorativas, é possível exibir outros tipos de mensagem aos funcionários. Isso porque as telas chamam mais a atenção do que outros canais. É o caso do tradicional quadro de avisos. Um modelo que está caindo em desuso.

Porém, o que a comunicação interna tem a ganhar com a TV corporativa? Ora, tudo. A começar pela necessidade de digitalizar as informações. De acordo com a Social Base em parceria com a Ação Integrada, 66,3% das pessoas acredita que esse processo só teve a ganhar com a pandemia.

De um modo geral, o home office fez com que muitas empresas se dessem conta de que o offline pode ser um atraso. Até porque não só a TV corporativa, mas o e-mail e o WhatsApp, se utilizados do jeito certo, otimizam o dia a dia da equipe. Seja para distribuir demandas ou fazer solicitações.

Por outro lado, em uma empresa com dezenas de colaboradores, a necessidade de investir em uma TV corporativa é bem maior. Por exemplo. Se o RH pretende fazer um comunicado sobre o bom uso dos banheiros e da cozinha, as TVs mostram os avisos para todos sem perda de tempo.

Case Liasa e a TV corporativa

Com a chegada da internet e de outras tecnologias, o contato das empresas com as equipes no chão de fábrica ficou mais rápido e sem ruídos. Uma das empresas que se deu conta disso é a Liasa, que usou a TV corporativa da Pix Mídia para engajar os seus mais de 700 funcionários.

Para se ter ideia, o escritório e a fábrica da Liasa não ficam na mesma cidade. O que dificulta o contato do RH com a equipe. Desse modo, a TV corporativa é a ponte que liga os dois espaços. Seja para dar algum recado ou transmitir notícias, o horóscopo do dia, a previsão do tempo, etc.

O que muita gente não faz ideia é que a comunicação por telas, mesmo sendo digital, é capaz de exibir conteúdos envolventes e de qualidade. Afinal de contas, uma equipe multidisciplinar se envolveu na criação de todos os vídeos que estão no iMídiaTV. Dos textos ao design gráfico.

Veja abaixo quais as mensagens incluir em sua grade:

Desempenho

De acordo com a revista inglesa The Economist, 47% dos líderes dizem que as empresas que são mais transparentes engajam mais os colaboradores. Ou seja, ao divulgar as metas do dia e o que vai ser despachado na fábrica, as equipes produzem mais e ficam por dentro do que acontece lá.

Orientação

Às vezes, o escritório e a fábrica são grandes de mais para quem chegou há pouco. Sendo assim, a TV corporativa serve para indicar onde é o banheiro, a cozinha, entre outros. Além das regras para manter os espaços limpos, divulgue instruções sobre o uso de máquinas e normas de segurança.

Resultados

Tanto faz se eles são positivos ou não. O que vale é que os resultados ajudam a equipe a entender se ela está fazendo um bom trabalho ou não. Desse modo, as TVs podem mostrar os números da empresa por meio de gráficos e listas. Mostre, também, cases de sucesso e os destaques do mês.

Sustentabilidade

De acordo com uma pesquisa da Aberje, 74% dos líderes afirmam que a imagem de uma empresa é o motivo pelo qual ela deve falar sobre o meio ambiente. Com base nisso, por que não usar a TV corporativa para esclarecer dúvidas sobre o consumo da água, o ESG e a reciclagem de resíduos?

A TV corporativa aproxima

Não é sempre o time de RH se faz presente na vida dos colaboradores no chão de fábrica. No mais, a TV corporativa é uma ferramenta que gera confiança e proximidade. Por meio das campanhas de endomarketing e de dezenas de integrações. Clique aqui e saiba mais sobre essa solução.