Dia das Crianças e ações de Endomarketing

Dia das crianças

Confira neste artigo as ações de Endomarketing que pensamos para o Dia das Crianças! Aproveite ao máximo as oportunidades que a data pode oferecer.

Como dizem as poetisas, Júlia de Carvalho Hansen e Maria Carolina Fenati, todos nós já fomos crianças e, talvez, seja por isso que essa é uma data tão emblemática:

“Como a explosão duma supernova ou a eclosão de uma semente, toda a gente nasce criança”

No Brasil, a ideia da data veio primeiramente, de um deputado federal que se chamava Galdino do Valle Filho, no ano de 1924. Após lançar a ideia, os deputados aprovaram e posteriormente, o presidente Arthur Bernardes, a oficializou por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que está ocorreria no dia 12 de outubro.

Nesse caso, a data é comemorada em vários países em dias diferentes. No entanto, a ONU, declarou o dia 20 de novembro, o Dia Mundial da Criança.

A data é relativa a dois acontecimentos que ocorreram no mesmo dia, só que em anos diferentes: a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Por ser uma data especial, muitas oportunidades surgem no seu entorno, inclusive, a de trabalhar ações que sejam pensadas exatamente para funcionários.

Acompanhe este artigo até o final e confira como você pode utilizar elementos lúdicos e interessantes na ocasião para criar proximidade com os seus empregados.

Afinal, por que o Dia das Crianças é uma data para Endomarketing?

Como já falamos, o Endomarketing é parte da estrutura filosófica da empresa, então se sua firma têm em seus valores uma relação de afetividade com o seu quadro funcional, essa data se torna crucial para sua estratégia.

Uma vez que a data permite criar ações que lembrem a época da infância dos empregados e, também, momentos que refletem a vivência da infância dos seus funcionários que tem filhos.

Sendo assim, só o fato de rememorar e estimular o surgimento de novas lembranças, pode estabelecer uma memória afetiva direta com o seu público interno.

Desse modo, quando algo que enlaça uma memória afetiva tão próxima para um público a relação de afetividade é firmada. Com isso, a firma mantém os empregados:

  • Motivados;
  • Com sentimento de pertencimento;
  • Produtivos;
  • Felizes em relação ao seu local de trabalho;
  • Alinhados a cultura da empresa.

Manter essas aferições em relação aos funcionários é benéfico para a empresa.

Sendo assim, se nesse momento você quer ver ideias de ações e de como aplicá-las, siga com a gente até o outro tópico!

Ações para o Dia das Crianças na empresa

Quando a gente fala em infância a primeira coisa a se pensar é a ludicidade desse período. Os sentidos, o imaginário e o brincar fazem parte desse momento da vida.

Nesse caso, recriar memorias, criar novas histórias, dar risada, construir lembranças e se divertir será o plano base para as ações.

No entanto, alertamos que não encorajamos nenhum tipo de aglomeração devido ao contexto pandêmico que estamos vivendo no momento. Sendo assim, nossas ideias de ações podem ser feitas em home office tranquilamente.

Ação: quem sou eu?

Essa é uma ação bem bacana, pois ela propõe interatividade e pode ter dois aliados. Um questionário online e a TV Corporativa ( assim os funcionários interagem online sem aglomeração).

Siga o passo-a-passo:

  • Peça fotos dos funcionários quando criança;
  • Disponibilize a foto da criança na TV Corporativa;
  • Estimule o restante dos colegas a adivinhar de quem se trata;
  • Ofereça um prêmio – uma lembrança – para quem acertar a resposta.

Nessa ação você estimula a imaginação, a brincadeira e ainda, diverte os empregados.

Ação: antes e depois!

Essa ação a gente já viu nas redes, é bem famosa. A ideia é recriar uma lembrança, trazendo uma sensação de nostalgia trazendo cenas divertidas à tona. Sendo assim, novamente a TV Corporativa é uma aliada para concretizar a ação de forma segura evitando aglomerações.

Siga o passo-a-passo a seguir

  • Peça para seus funcionários elencarem uma foto da infância ( com amigos ou familiares);
  • Incentive que eles reproduzam a mesma foto, só que agora, na vida adulta;
  • Faça a repercussão das fotos na TV Corporativa e na intranet.

É uma ação bem criativa, traz uma experiência sensorial lúdica e ainda, rememora lembranças afetivas.

Ação: todo mundo adora criança!

Nesse caso, a ação é um pouco mais simples e a gente preparou uma ajudinha especial para você.

Siga o passo-a-passo:

  • Peça fotos dos funcionários onde eles estejam interagindo com crianças. Podem ser afilhados, filhos, primos… Identifique quem são as pessoas na foto e evidencie o vínculo que o empregado tem com a criança;
  • Divulgue o material na TV Corporativa, vai ter muito carinho na telinha.

Para ajudar disponibilizamos um template para você usar concomitante a todas as ações acima. Dessa forma, você irá conseguir maior engajamento. Afinal, terá uma campanha de ações internas muito bem estruturada!

Para isso, clique aqui e confira todo o nosso material de Dia das Crianças para TV Corporativa!

Dia das crianças
Dia das crianças

Orientamos que as ações com fotos devem ser autorizadas previamente por meio de termo de autorização de imagem assinado pelo funcionário.