10 segredos do RH do Google para criar uma empresa onde todos querem trabalhar

A cultura do Google é de incentivar 'reuniões casuais' para favorecer a colaboração e a criatividade.

O Google é, há anos, uma das empresas mais cobiçadas pelos profissionais de tecnologia do mundo todo. Todo ano, mais de dois milhões de pessoas se candidatam a uma das 5000 vagas da empresa. Com seus altos salários, uma extensa lista de benefícios e inúmeros projetos fantásticos, ela está constantemente em primeiro lugar nas listas dos melhores lugares para trabalhar. 

Laszlo Bock foi Senior Vice Presidente de People Operations do Google por 10 anos, entre 2006 e 2016 (People Operations é onde o RH e a gestão orientada por dados se encontram). Nesse período, a empresa cresceu de 6.000 para mais de 60.000 funcionários e se transformou em uma poderosa organização global. Lá dentro, Bock desenvolveu com sua equipe estratégias de gestão que fizeram do Google um dos lugares para trabalhar mais cobiçados pelos melhores profissionais de tecnologia. Seus métodos ajudaram a empresa a se tornar uma das mais felizes dos Estados Unidos. Ele deixou a gigante de tecnologia em 2016 para iniciar a Humu, uma empresa que ajuda a criar melhores espaços de trabalho combinando milhares de dados para indicar as ações mais importantes. 

Aqui estão algumas dicas de Laszlo Bock para transformar a sua empresa em um lugar em que todos queiram trabalhar:

Dê significado ao trabalho das pessoas

Dificilmente sua empresa irá obter um crescimento constante se os funcionários trabalharem motivados unicamente pelo contracheque ou se o seu único objetivo for tornar-se líder do mercado. Todo trabalho precisa estar conectado a um propósito. É por isso que o Google tem uma missão organizacional tão ambiciosa: “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”. Dessa forma a empresa está se comprometendo não apenas com um objetivo de negócio, mas com um propósito moral que deve ser constantemente visado. 

Só contrate pessoas melhores que você

Bock explica que seu método de contratação é nunca abrir mão de um alto padrão de qualidade, independente da situação. Uma contratação errada tem efeito tóxico, não somente pelo funcionário acabar demonstrando um baixo desempenho, mas também por comprometer o desempenho, a moral e a energia das outras pessoas da equipe. 

Não acumule todo o feedback para a avaliação de desempenho

Se a única vez em que as pessoas receberem feedback sobre seu trabalho for na avaliação anual de desempenho, eles associarão suas críticas ao fracasso. Bock sugere conversar regularmente com os colaboradores sobre o trabalho e deixar a avaliação de desempenho estritamente dedicada ao atingimento ou não das metas. Se você seguir essa orientação corretamente, a avaliação anual não será uma surpresa para ninguém, pois você forneceu feedback o tempo todo. 

Preste atenção nos seus melhores e nos seus piores funcionários

Se você tivesse que ordenar seus colaboradores do melhor para o pior, observe atentamente os extremos da lista. Registre o que faz os melhores se sobressaírem e os estimule a ensinar suas habilidades aos demais. Olhe para os seus piores funcionários e lembre do porquê você os contratou. Analise se a função que eles exercem está aproveitando suas melhores habilidades ou se eles, de fato, não se adaptaram à empresa. No caso de suas habilidades não estarem sendo aproveitadas, dê a eles a chance de se recuperarem com novas atribuições ou responsabilidades. No caso de não terem se adaptado à empresa, permita que partam em busca de outras oportunidades. Pelo bem da sua equipe e também deles mesmos.

Confie na sua equipe

Um gestor deve orientar o progresso dos colaboradores e analisar a sua performance. Ele não deve microgerenciar ou monitorar excessivamente seus funcionários. Esse nível de confiança deve funcionar em ambos os sentidos. O Google realiza pesquisas periódicas para que os funcionários avaliem seus gestores e incentiva a discussão dos resultados. 

Espaços de trabalho pouco convencionais complementam a cultura da empresa e estimulam a interação entre os colaboradores.
Espaços de trabalho pouco convencionais complementam a cultura da empresa e estimulam a interação entre os colaboradores.

Seja seletivamente generoso

Bock conta que diversos dos famosos benefícios que o Google fornece aos funcionários custam muito pouco à companhia. Não faria sentido, por exemplo, investir em dispendiosos programas de treinamento que não terão garantia de funcionar em escala. Seria muito melhor, em vez disso, usar seus melhores funcionários como instrutores (como mencionado no item anterior). Dessa forma a empresa pode gastar em benefícios realmente importantes. Para o Google, isso significa investir em benefícios que impactem no bem-estar dos funcionários, como refeições e transporte gratuitos. 

Pague de forma desigual

Houve vezes em que um empregado do Google recebeu uma bonificação no valor de US$10.000,00, enquanto outro na mesma função recebeu sua bonificação no valor de US$ 1 milhão. Isso aconteceu por que o segundo pertencia a um grupo de elite, com desempenho excepcionalmente superior aos demais. As equipes esportivas profissionais trabalham da mesma forma, pagando vários milhões às estrelas do time. O nível de recursos em caixa do Google pode ser uma exceção, mas empresas menores deveriam aplicar a mesma lógica para atrair e reter os melhores colaboradores

Dê um empurrãozinho na direção certa

Os melhores gestores não exigem ou forçam seus funcionários a desenvolver os comportamentos desejados. Eles os conduzem de maneira sutil. Se, por exemplo, você deseja estimular a colaboração, na próxima reunião destaque alguns êxitos individuais e peça ideias de como expandi-los. 

Facilite as mudanças

Inevitavelmente, você irá cometer erros ao melhorar o desempenho do seu time. Ao experimentar novas ideias, seja sempre transparente com sua equipe sobre as suas intenções. Isso ajudará a converter os críticos em apoiadores e eles serão mais tolerantes caso as coisas não deem certo.

É importante perceber que não existe um fluxo de trabalho perfeito ou uma cultura organizacional perfeita. Você precisa inovar e fazer experimentos constantemente. Se queremos ser a melhor empresa, precisamos das melhores pessoas. Para atraí-las, somente dinheiro não será suficiente: será preciso focar em construir uma excelente cultura. Isso envolve o clima de trabalho, as tarefas realizadas e a liberdade dos funcionários. A beleza dessa abordagem é que um ótimo ambiente de trabalho é autossustentável: todas essas estratégias reforçam umas às outras. Juntas elas criam uma organização dedicada, divertida e altamente produtiva.