Qual o papel da Comunicação Interna e por que ela se tornou tão importante?

O papel da Comunicação Interna deixou de ser só publicar o informativo da empresa. Como isto ajuda a construir organizações mais produtivas e inteligentes?

O papel da Comunicação Interna, em poucas décadas, deixou de ser apenas publicar o informativo da empresa para se tornar responsável por diversas tarefas táticas. Os desafios da CI nas empresas modernas são muitos e diversos, afinal. Ela ocupa a posição de canalizar competências e diálogos que seriam impensáveis até pouco tempo atrás. Mas como estas novas atribuições ajudam a construir organizações mais produtivas e mais inteligentes?

O Papel da Comunicação Interna é Disseminar Informações

Cada vez mais quem trabalha espera uma experiência de comunicação no trabalho semelhante à experiência fora dele. Isto compele a comunicação interna a se tornar mais dinâmica, mais visual e instantânea. Da mesma forma, deve se adaptar o estilo de diálogo à maneira com que as pessoas consomem a informação. Implica em usar a criatividade para criar uma comunicação que traz mais impacto, é mais visual e tem formatos mais diretos e compactos. A linguagem deve ser mais informal e espelhar o modo como as pessoas falam.

Palavras podem transmitir qualquer ideia, mas já imagens cumprem a mesma função com muito mais eficácia. Os setores de Marketing já usam essa ideia há muito tempo para se conectar com os consumidores. Embora consigam aplicar essas ferramentas para seus consumidores, muitas empresas falham ao realizar este trabalho de forma interna, com seus funcionários.

O tempo de quem trabalha com você pode ser escasso e nem sempre a comunicação interna vai ser prioridade. Por isso é preciso manter o diálogo acessível e interessante. Transpor o conteúdo de um texto para um infográfico leva tempo, mas os resultados valem a pena. Informações visuais, quando bem feitas, traduzem conceitos complexos de modo impactante e de fácil entendimento.

O Papel da Comunicação Interna é Fortalecer a cultura

A visão e os valores (juntamente com uma missão organizacional mais ampla) são os pilares da cultura de uma empresa. Como tal, eles devem sustentar tudo o que é comunicado dentro da firma.

Ainda que não sejam a mensagem em si, eles ajudam a definir o contexto em que a mensagem se encaixa. Eles são o DNA da empresa e estão em tudo o que ela realiza. O papel da comunicação interna é inserir este DNA em tudo o que é comunicado. Ou seja, o plano de comunicação deve seguir esta visão e valores, e o conteúdo deve transmitir isso. Igualmente, e a forma de se portar dos líderes e gestores deve refletir esses valores. Nesse aspecto, a comunicação interna não se restringe mais somente a distribuir informações. Ela também ajuda a construir uma cultura na qual todos são valorizados e estimulados a atingir o seu potencial.

O Papel da Comunicação Interna é Engajar e motivar

Comunicação diz respeito a motivação. Como você convence as pessoas a fazerem alguma coisa? Sua mensagem precisa ser clara o suficiente para não apenas ser entendida, mas também para estimular uma ação do seu público.

O caminho não é apenas dizer o que sua audiência deve fazer. É preciso explicar por que ela deveria fazê-lo. Haverá ocasiões em que será preciso comunicar mudanças que afetarão de modo negativo a rotina de alguns colaboradores. Não apenas informe esta mudança, mas diga por que ela está acontecendo. É surpreendente o quão compreensivas as pessoas podem ser quando se explica o motivo pelo qual uma certa ação é necessária, por mais negativa que ela seja.  

O papel da Comunicação Interna é encontrar o funcionário mais engajado e compartilhar a sua história com os demais
O papel da Comunicação Interna é encontrar o funcionário mais engajado e compartilhar a sua história com os demais

Contudo, às vezes pode ser preciso algo a mais. É preciso encontrar aquilo que irá envolver e motivar as pessoas. Isso pode significar usar uma linguagem simpática. Pode significar mostrar como uma atividade diária de um setor contribui para a estratégia geral da empresa. Pode significar compartilhar histórias de sucesso e, às vezes, envolver alguma recompensa tangível (e isso não significa necessariamente “dinheiro”). Não esqueça os pequenos detalhes. Parabenizar alguém por um bom desempenho ou elogiar um trabalho bem feito podem fazer uma grande diferença.

O Papel da Comunicação Interna é apaixonar

É papel da comunicação interna encontrar dentro da empresa as pessoas apaixonadas pelo que fazem e então compartilhar as suas histórias. Ou seja, é necessário desenvolver e demonstrar os valores da organização de modo que todos possam se identificar. Faça com que todos se sintam empolgados com o futuro e conectados uns aos outros (e como parte de um todo). Se você não fizer isto, as pessoas irão continuar vindo ao trabalho e realizando as suas tarefas. Contudo, elas apenas não irão fazer aquele esforço extra por você.

como melhorar o engajamento e o clima organizacional por meio da comunicação interna
Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e ainda aumentar a produtividade no escritório.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções de comunicação interna

Calendário Endomarketing 2024
ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

Soluções para Comunicação Interna