Boas Práticas no RH

Exemplos de boas práticas no RH para empresas que desejam crescer e obter melhores resultados

Uma empresa é feita, antes de tudo, por pessoas. E o mercado de trabalho atual pede que essas pessoas sejam dinâmicas, criativas e, acima de tudo, produtivas.

É preciso haver um alinhamento entre os propósitos da companhia e os objetivos dos funcionários. Portanto, as práticas de Recursos Humanos precisam preparar os colaboradores para contribuir com os negócios e impulsionar o crescimento da empresa.

De uma forma geral, as ações de RH, se forem bem planejadas, são capazes de promover a melhoria contínua dos processos internos. Listamos abaixo cinco exemplos de boas práticas no RH, que devem ser seguidas pelas empresas que desejam crescer e obter melhores resultados:

Desafiar os colaboradores e oferecer a eles autonomia é superimportante na retenção dos talentos. Geralmente propósitos em comum e autonomia retêm mais os funcionários do que a própria remuneração. Para isso, também é essencial que se tenha uma clareza organizacional, ou seja, as pessoas precisam saber com nitidez quais as regras, a cultura, filosofia e expectativa do lugar onde trabalham. Isso significa que esses elementos precisam ser efetivamente comunicados aos colaboradores desde o recrutamento.

Aqueles que enxergam muito claramente o propósito em seu trabalho, e ele se alinha com o seu pessoal, dificilmente vão querer trocar de emprego. Além disso, a política de recrutamento interno da empresa deve oferecer aos funcionários a possibilidade de serem realocados dentro da própria empresa. Dessa forma, profissionais experientes não precisam sair da companhia para procurar posições de maior destaque. O controle sobre a rotatividade traz muitos benefícios, além de reduzir significativamente os gastos com rescisões e novas contratações.

  • Engajamento de Equipes

Quando estão engajados os colaboradores agem para dar o seu melhor com o objetivo de atingir as metas da empresa, o que aumenta consideravelmente a produtividade e o senso de colaboração. Fatores como orgulho de pertencimento, liderança inspiradora e remuneração adequada auxiliam e muito na motivação, mas uma equipe verdadeiramente engajada vai além. O engajamento é cristalizado quando os funcionários entendem que o seu trabalho faz parte de algo maior, seus objetivos pessoais unem-se com os da empresa, e por meio de seu papel muito bem definido ele enxerga o caminho que tem a trilhar e vislumbra perspectivas de evolução constante.

  • Feedback Contínuo

É de suma importância que a liderança seja capaz de oferecer um feedback contínuo e de qualidade, com o objetivo de identificar pontos de melhoria, elencar potenciais talentos e oferecer apoio ao funcionário que não está performando bem. Tão importante quanto diagnosticar pontos de alerta é saber elogiar quando preciso. O líder deve saber reconhecer quando o funcionário fez um bom trabalho. A comunicação transparente deve ser estimulada para que os objetivos permaneçam alinhados. Algumas empresas desenvolvem suas próprias avaliações de desempenho, onde o feedback é uma ferramenta importante de medição da performance do colaborador. A partir disso é feito um plano de desenvolvimento, que ajuda a evitar demissões desnecessárias, o que demonstra respeito com a carreira do funcionário.

  • Respeito Mútuo

Este tópico deveria ser seguido em todos os âmbitos da vida, não apenas no mercado de trabalho. Afinal, respeito é algo essencial. Mas, como se sabe, não é em todos os lugares que se pode contar com a premissa do respeito mútuo. É absolutamente natural, e inclusive saudável, que existam divergências e pontos de vista discordantes. O que não pode haver é desrespeito a opiniões contrárias, sobretudo em posições hierárquicas diferentes. Quando o funcionário se sente respeitado ele se preocupa mais com o futuro da empresa e coloca mais energia na tarefa que está desempenhando. Empresas que agem dessa forma transformam seu ambiente em um local altamente produtivo e, como consequência, obtêm resultados mais positivos.

  • Treinamentos Constantes

Essa é a chave para manter as mentes atualizadas. Com as mudanças frenéticas que o mundo moderno está enfrentando quem fica parado está perdendo tempo. Portanto, as empresas precisam estimular que seus funcionários busquem atualização constante e também deve oferecer a ele as melhores condições para isso. Outro ponto importante, e que também traz bons resultados, é investir em uma boa integração no momento em que o colaborador chega na empresa, permitindo uma melhor incorporação e adaptação ao ambiente de trabalho.

Pensando em todos esses itens, a Pix Mídia desenvolveu um conjunto de templates para TV Corporativa sobre esses assuntos, com visual moderno e de fácil edição. Tudo isso porque a Pix Mídia entende que uma empresa alinhada com esses valores atrai mais talentos, colabora para o desenvolvimento deles e, como consequência, consegue retê-los por muito mais tempo.

Baixe agora o Mini Guia de Endomarketing
Baixe agora o Mini Guia de Endomarketing com 6 ideias práticas que você pode implementar hoje mesmo na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *