Como a TV corporativa pode auxiliar na gestão de crise?

tela de TV mostrando a mão de uma pessoa parando um problema

Desde março estamos vendo um mundo muito diferente do que era antes. Um mundo que já passava por uma crise financeira e que piorou muito desde a disseminação do Covid19. Contudo, saiba que a TV corporativa pode ser sua aliada na gestão de crise. O colapso das empresas e do setor de comunicação atinge a Comunicação Interna. Mas, com a normalização de alguns serviços, a C.I. volta a ser essencial.

Apesar de muitas pessoas irem para o home office e outras descobrirem novas formas de trabalho, falar com os colaboradores dentro de um momento tão delicado para todos – e que atinge todos os nichos – torna-se vital. Transmitir confiança e, principalmente, entender o sentimento dos funcionários para com a empresa é primordial para mantê-la à todo vapor.

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Como está a Comunicação

Com este “novo normal”, o setor de comunicação foi um dos que mais saiu perdendo. Para comparar em relação a faturamento, o setor de comunicação corporativa vinha em escala crescente nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, o lucro desse mercado foi em torno de 3 bilhões de reais no Brasil, segundo a divulgação recente no Portal Mega. O mapeamento traz, agora, uma estimativa bem pessimista em relação ao ano passado.

Precisamos entender o papel da TV corporativa neste caso. Por exemplo, seus benefícios perante uma empresa em crise comunicacional, ou como seu conteúdo atinge os colaboradores. Além disso, você verá quais os ganhos ela traz e, caso sua empresa ainda não tenha este serviço, vamos explicar como escolher o melhor software.

A palavra “televisão” pode até soar comum, mas você irá descobrir como as tecnologias atuais tornaram essa mídia única, inovadora e ideal para impactar os colaboradores. Vamos lá?

A crise nas empresas

O momento é de crise, mas esta não é a primeira vez que as empresas passam por uma situação deste tipo. Crises acontecem, por isso é necessário saber passar por cima de todas. Porém, segundo Gina Gopinath, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), a crise econômica resultante da pandemia do coronavírus é diferente de tudo o que o mundo já viu.

Sendo assim, quem muito sentiu e ainda sente o peso dessa crise são as empresas. Desde março, muitas fizeram demissões em massa, migraram equipes para home office, ou até fechara as portas. De acordo com o IBGE, das 1,3 milhão de empresas que fecharam neste ano até a primeira quinzena de junho, 522,6 mil (40%) encerraram suas atividades por causa da pandemia.

A dica é: olhe para dentro

Dentre todas as dicas que se pode dar neste momento para auxiliar sua empresa a se manter de pé durante a pandemia, uma delas, certamente, é voltar os olhos para dentro. 

Por isso, um dos maiores desafios nesse momento é manter a energia, motivação e o engajamento das equipes de trabalho. A Right Management realizou uma pesquisa e chegou a conclusão de que os profissionais motivados são 50% mais produtivos. Um colaborador engajado se preocupa de verdade com seu trabalho. Ele não faz isso só porque é sua obrigação ou apenas pelo salário. Quando o funcionário se importa, irá se esforçar para ir além do básico. 

Mas porque eu faria isso?

Além da produtividade já dita, uma equipe engajada:

  • encara os desafios propostos para alcançar um nível de excelência com motivação;
  • mostra uma imagem positiva da empresa diante do mercado;
  • revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem erros, devido ao compromisso com a qualidade;
  • reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
  • mantém seus talentos na organização, já que não sentem vontade de buscar outras oportunidades de carreira; 
  • Reduz a rotatividade de funcionários e os custos que isso tem para a empresa.

Além disso, uma pesquisa da  Edelman Trust Barometer 2020 mostra que cerca de 61% dos empregados afirmam ter confiança na empresa quando ela mostra seu posicionamento (quanto ao coronavírus, neste caso). Contudo, isso só nos comprova o tamanho da confiança que o empregador tem com o colaborador.

A TV Corporativa como aliada na gestão de crise

Visto que os colaboradores são peça fundamental dentro de uma companhia, é necessário contato direto com eles e, principalmente, conhecimento sobre eles. Por exemplo, um dos elementos utilizados pelas empresas atualmente, e que vêm crescendo e as auxiliado neste quesito, desde a normalização de alguns serviços durante a pandemia, é a TV corporativa.

Uma das principais características da TV corporativa é a transmissão de conteúdo sem ruídos, direta e de alto impacto. Imagens e vídeos têm alta persuasão na memória do telespectador então é excelente poder usar este fator à favor da sua empresa.

Quais as vantagens da implantação?

Para a Empresa

Missão, visão e valores

Através da TV corporativa é possível reforçar os valores da empresa para os colaboradores. Uma dica é mostrar os propósitos da companhia de forma chamativa. Ou seja, mostre porquê a empresa é como é.

Objetivos estratégicos

Empresas que já têm a TV corporativa como aliada na comunicação interna costumam transmitir informações estratégicas aos colaboradores, como metas e resultados. Dessa forma, ajuda o trabalhador a manejar o próprio tempo e a ter mais controle de seu trabalho.

Indicadores de performance

É sempre bom ser reconhecido por um bom trabalho prestado e a TV corporativa ajuda nisso também. O conteúdo transmitido pode trazer índices de atuação das equipes e de trabalhadores específicos, com fotos. Este tipo de material motiva a equipe e inspira. E motivação é um dos principais fatores na hora de executar uma função com maestria.

Campanhas sociais

Outro conteúdo muito utilizado nas companhias é o material voltado para conscientização. Por exemplo, dicas de como higienizar as mãos e campanhas nacionais ou datas de feriados são um conteúdo útil para todos numa empresa. Eis aí o espaço perfeito para quem precisa passar recomendações aos colaboradores, principalmente durante a pandemia.

Notícias ou comunicados internos

Profissionais operacionais, que não trabalham online, tem problemas em saber o que acontece na empresa. Quem trabalha numa indústria, por exemplo, fazendo manejo de equipamentos perigosos ou tóxicos não vai acessar e-mail ou checar WhatsApp. Esta é a brecha onde a TV corporativa atua. Mesmo sem estar online o tempo todo, este tipo de trabalhador também precisa estar atento aos informes.

Para a equipe de comunicação interna

Otimização do tempo

É possível enviar os seus comunicados imediatamente às telas de uma única vez, de uma forma remota, otimizando seu tempo, sem precisar ficar se deslocando de tela em tela.

Automação

Com a TV Corporativa, não há mais a necessidade de imprimir as peças produzidas pela equipe de comunicação e sair distribuindo pelas paredes e murais da empresa. Não só é muito mais prático enviar todos os conteúdos para todas as telas de uma única vez, mas também é mais ecológico e poupa muito tempo. Imagine como seria distribuir panfletos em uma empresa com 5 mil funcionários?

Alcance e impacto

Mesmo que enviar um e-mail seja prático, ainda não alcança todos os trabalhadores. Se a instalação de uma TV corporativa for feita de forma estratégica, será possível impactar todos os funcionários e utilizando a mesma linguagem de uma vez só. 

Através dela é possível se comunicar com todos os níveis de trabalhadores dentro de uma empresa, principalmente os operacionais, conhecidos com “chão de fábrica”, que geralmente não tem acesso a celulares ou computadores durante o horário de trabalho. Isso pode ser essencial justamente numa situação de gestão de crise, na qual a TV corporativa irá atuar como aliada. 

Mas como saber qual o melhor gerenciador de conteúdo?

Escrevemos um artigo inteiro para ajudar você a decidir o software gerenciador de conteúdo ideal para você. É só abrir o link acima!

Quais os melhores ambientes para instalar uma tela?

O planejamento editorial da TV Corporativa pode seguir diferentes linhas de atuação, dependendo da estratégia comunicacional a ser seguida.

Ambientes com alto fluxo de pessoas são ideais. Além disso, para facilitar, é possível segmentar os conteúdos por nicho. Sendo assim, se você deseja que na recepção a tela transmita um vídeo institucional mostrando valores da empresa e na fábrica  outra tela exiba as metas a serem batidas, é totalmente editável. 

Para decidir onde colocar cada tela é ideal levar em consideração o tipo de público de frequenta aquele local e quanto tempo permanecem ali. Assim, você definirá qual tipo de conteúdo deve ser transmitido por ali.

TV corporativa na gestão de crise: gestão à vista

Para ajudar na gestão de crise em empresas, a TV corporativa tem uma grande aliada: a gestão à vista. Já sabe o que é Gestão à Vista? Não só é uma maneira prática de apresentar dados financeiros por meio de dashboards, mas também é uma forma de manter todos cientes de metas e resultados. Isso tudo pode ser feito por meio das TVs Corporativas, que exibem os dados de forma transparente, atrativa e segura.

Vamos conhecer alguns exemplos de conteúdos de gestão à vista:

  • Balanços financeiros da empresa;
  • Relação com investidores;
  • Status de metas;
  • Performance das vendas e novos contratos;
  • Feedback da performance do departamento;
  • Controle de acidentes de trabalho;
  • Dados de disponibilidade;

Em resumo…

Sobretudo durante uma crise dentro da sua empresa, invista em comunicação direta com seus colaboradores, pois eles são um dos principais esteios que mantém a companhia funcionando. Durante a pandemia, por exemplo, uma comunicação sem ruídos é essencial para tranquilizar e manter as pessoas confiantes e engajadas com o trabalho. 

Sendo assim, considerando este cenário, a TV corporativa pode impactar estes colaboradores tornando o trabalho da equipe de comunicação interna mais prático graças à sua capacidade de gerenciamento de telas. Dessa forma, é possível atingir diferentes grupos de trabalhadores, alinhando o tipo de receptor à mensagem transmitida.

Uma das vantagens da TV corporativa é se alinhar com a gestão à vista, mostrando aos funcionários metas, informes de trabalho e produtividade. Ademais, tudo isso segmentado da maneira correta irá afetar cada pessoa da melhor forma.

As vantagens são diversas, e olha quem nem citamos a economia de papel que é feita por diminuir a quantidade de impressões. 

Gostei! Vou querer!

As possibilidades que a TV corporativa traz para sua empresa são enormes! O endomarketing, C.I. e colaboradores agradecem muito! Por isso, que tal ver gratuitamente como funciona o iMídiaTV? Ele é o software de TV corporativa da Pix Mídia, e possui diversas vantagens e facilidades para você!

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1 comentário em “Como a TV corporativa pode auxiliar na gestão de crise?

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