Como fazer endomarketing em home office?

mesa de escritório em casa (home office)

Quando foi necessário que nos afastássemos fisicamente, muitas empresas precisaram passar parte de suas atividades para home office. Desta forma, foi necessário aprender a trabalhar de longe, a se comunicar com as chefias e equipes online e aprender a ter total controle sob o próprio trabalho. Um dos maiores desafios institucionais agora é o endomarketing em home office.

Em muitas empresas foi preciso aprender tudo isso do zero pois nenhuma delas já tinha trabalho em home office. Ademais, muitos chefes nunca tinham liderado equipes remotamente. 

Antes, o desafio era impactar todos os colaboradores da maneira certa. Agora, o desafio do endomarketing em home office é ainda maior. Impactar os funcionários de uma maneira mais direta e sem ruídos.

Neste artigo, pretendemos responder questões bem pertinentes para quem trabalha com comunicação interna. Em primeiro lugar, como seguir com as ações de endomarketing durante o regime home office? Ademais, como seguir impactando e, ainda, como tranquilizar meus colaboradores durante a pandemia?

Sendo assim, vamos conhecer 5 dicas de como atuar durante o home office e 3 erros que você não pode cometer de jeito nenhum.

Além disso, conheceremos aplicativos para auxiliar você na gestão do trabalho e, por fim, técnicas para não deixar a peteca do endomarketing cair durante o home office.

Leia o artigo completo ou navegue pelo sumário!

Portanto, qual a função do endomarketing?

Antes de falarmos sobre como fazer endomarketing, é necessário que entendamos qual a real função do setor. Portanto, segundo o dicionário de Oxford, endomarketing é:

endomarketing: marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno.

Ou seja, endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas. Portanto, ele visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, motivando e engajando as equipes.

Veja, brevemente, alguns benefícios que um endomarketing bem feito traz à empresa:

  • aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
  • melhoria do clima interno;
  • sensação de pertencimento dos colaboradores;
  • eliminação da rádio corredor;
  • aumento do employer branding;
  • alinhamento dos objetivos da empresa e do colaborador.

O ponto-chave do endomarketing é o calor humano. Portanto, estar perto, interagindo e compreendendo seus funcionários é o mais ideal. Somente assim é possível fazer um trabalho assertivo e obter os resultados esperados. 

Sendo assim, como trabalhar minha marca com meus colaboradores que estão em home office? Como se manter unido quando o discurso pede para que fiquemos afastados?

Você trabalha com endomarketing e tem dúvidas sobre como se comunicar com as equipes? Então, confira este artigo da Pix!

5 dicas para atuar durante a pandemia

Sobretudo, concentre-se nas pequenas coisas

Em momentos tão delicados, é necessário ter cuidado com os menores detalhes. Muitas vezes vemos equipes e funcionários, mas, por trás, existem pais, mães, filhos, famílias e esta fase vem sendo complexa para todos.

Sendo assim, seja cuidadoso. É um momento difícil para todo mundo, dentro e fora das empresas. Portanto, valorize as pequenas conquistas e pequenos passos dados rumo à um objetivo comum.

Acima de tudo, seja empático com todos

Como diz a máxima: 

“Todo mundo que você encontra está lutando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil. Sempre”.

Mesmo à distância, é possível se colocar no lugar dos seus profissionais. Sendo assim, demonstre preocupação, incentive que líderes façam calls com os funcionários, peça feedback.

Sendo assim, em casos de desligamento não deixe a empatia de lado também.

Ofereça ajuda pessoal

Oferecer ajuda e incentivar os líderes a fazerem o mesmo é sempre muito assertivo. Sendo assim, se possível, indique psicólogos, sites focados em saúde mental ou canais de YouTube. 

Tudo isso representa muito mais para quem recebe a indicação do que para quem indica e faz muita diferença!

Foque na saúde de todos

Uma crise de saúde pública necessita que o foco na saúde dos colaboradores seja ainda maior. Reforce a imagem da sua empresa com os funcionários distribuindo máscaras, álcool gel e incentivando a higiene constante.

Caso o orçamento da sua empresa permita, envie um kit com esses itens para os colaboradores que estão em home office. Visto que esta é uma forma de mostrar que a empresa não os esqueceu.

Mesmo que seja difícil, seja otimista

O sentimento de pessimismo e negatividade já nos permeia constantemente. O clima já está pesado, mas dentro das equipes não precisa ser assim.

Desta forma, seja otimista, transmita bons sentimentos sempre que possível. 

4 erros que você não deve cometer

Não ser transparente

As equipes se sentem mais confiantes e engajadas quando sentem que a empresa confia neles. Também, quando é clara e transparente quanto aos problemas. 

Transmita aos colaboradores informações certificadas sobre a situação da empresa e mantenha-os sempre por dentro dos fatos. Não estar educados sobre o assunto incentiva boatos e especulações.

Ignorar a crise e a pandemia

A chegada do coronavírus acarretou numa crise no mundo inteiro. Sendo assim, desde março, milhares de empresa foram forçadas a fechar e a quantidade de pessoas vitimadas fatalmente só cresce.

Portanto, é impossível negar ou ignorar a existência do coronavírus e é impossível agir como se tudo isso não fosse perigoso, tanto para empresas quanto para pessoas.

Desta forma, o mais assertivo é adaptar-se à esta nova realidade. Este novo período pode ser ora mais fácil, ora mais difícil.

Não ter um planejamento

Se em condições normais já é muito difícil trabalhar sem um planejamento, imagine durante uma crise mundial.

Desta forma, organize e planeje os próximos passos a serem dados. Assim, você consegue analisar a performance das suas ações de endomarketing e saber onde investir ou não.

Esquecer da equipe que permanece presencial

No meio da mudança para home office, muitas empresas precisam manter um time operacional in loco. Ou seja, mesmo que todo o administrativo, marketing ou financeiro esteja trabalhando de casa no momento, os times do chão de fábrica ainda precisam de atenção, para permanecer motivados, informados e tranquilos em relação aos seus trabalhos na empresa.

Dessa maneira, a TV corporativa ocupa esse espaço com primazia: funcionários que não tem acesso a redes sociais corporativas, e-mail ou Whatsapp durante o horário de trabalho poderão continuar se sentindo acompanhados pela empresa. É com esse tipo de comunicação interna assertiva que as equipes irão se manter engajadas mesmo em tempos de crise.

Aplicativos para ajudar nas tarefas de endomarketing durante o home office

A tecnologia nos ajuda em muita coisa durante o home office. Sem dúvida, ela não nos deixa na mão. Então, vamos conhecer 5 serviços feitos para te ajudar na autogestão do trabalho de endomarketing em home office.

Trello

Ótima ferramenta para quem busca um gerenciador de projetos, o Trello pode ser acessado por toda a equipe que deseja acompanhar o status das tarefas. É um método gratuito, flexível e visual de organizar tudo. 

É possível criar checklists, cards, murais e etiquetas. Sobretudo, pode-se convidar toda a sua equipe para trabalhar junto. Dá para usar tanto no seu computador como no celular e a versão gratuita já costuma ser suficiente para empresas menores.

Ademais, é possível fazer integração com outras ferramentas como OneDrive, Google Drive e Dropbox. 

Disponível em aplicativos e para desktop.

Asana

O Asana também é voltado para a administração de projetos. Ele ajuda a monitorar o andamento das tarefas, os prazos e todos os passos de cada trabalho. 

Você ainda pode criar listas de tarefas ou boards. Isso facilita mais a visualização das demandas.

Um ponto favorável é a possibilidade de manter conversas internas no app. Sem dúvida, isso é ótimo para quem quer dispensar o e-mail para mensagens mais rápidas.

Asana também pode ser utilizado tanto no computador como no celular. 

Slack

Já o Slack age como uma boa ferramenta de comunicação para a sua equipe. Assim, esta é uma ótima solução para aposentar aqueles grupos caóticos de WhatsApp.

Com o Slack você pode abrir chats privados com um colega ou um grupo de bate-papo com mais membros.

Pode ser usado tanto no computador como no celular. 

Evernote

Depois que você começar a usar, o Evernote sempre irá te acompanhar. Inegavelmente, nele que você vai anotar absolutamente tudo!

Ele funciona como um grande bloco de notas. Você também pode inserir áudios, PDFs editáveis, imagens, etc. 

Outra coisa bacana é que você pode instalar uma extensão no seu navegador que ajudará você a salvar links, páginas e até mesmo e-mails.

O Evernote também funciona em desktop e celulares.

Todoist

Sem dúvida, o Todoist é mais um aplicativo para gerenciamento de tarefas do que equipes, ainda existe a possibilidade de criar times e delegar tarefas aos membros. O app também disponibiliza um histórico do que foi concluído e das pendências.

A comunicação em relação a uma tarefa pode ser discutida através de comentários, onde também podem ser anexados arquivos.

O Todoist pode ser baixado no Android ou iOS. Além disso, conta com uma versão para navegadores.

Técnicas que empresas vêm adotando

Ainda que com a mudança de muitas empresas para o home office, acima de tudo, o endomarketing não pode parar.

Dessa maneira, primeiro precisamos entender que o percalço não é só o trabalho remoto, pois muitas empresas já ofereciam isso antes da pandemia. É um momento diferente, onde vivemos afastados da sociedade com medo e incertos do amanhã.

Há muitas notícias, muita especulação e isso acaba gerando medos, frustrações e ansiedades. Porém, como responsáveis pelo endomarketing, temos o papel de manter os colaboradores informados, tranquilos e engajados com a empresa.

Desta forma, vamos conhecer algumas técnicas que empresas vêm adotando para não deixar a roda do endomarketing parar de girar.

Continue as comemorações

Primeiramente, uma das dicas é continuar o engajamento de comemorações de aniversário, conquistas e tempos de empresa, porém adaptados à realidade. Desta forma, fazer chamada de vídeo com a equipe, nem que seja uma vez na semana, para se verem, trocar experiências e acontecimentos é uma boa ideia.

E quem disse que o happy hour tem que ser cancelado? Chama a equipe num vídeo, cada um com seus comes e bebes e divirtam-se! Não esqueça de avisar os funcionários presenciais também através da TV corporativa, assim todas as equipes poderão participar!

Outra forma de fazer a equipe se sentir cuidada, é enviar um mimo por correio. Um chocolate, um livro ou um cartão. Um detalhe que faz muita diferença. 

Dia da Família 

Em segundo lugar, vamos falar de família. Que tal fazer um dia voltado para ela? Nesse dia, o facilitador pode desafiar as equipes a mandarem fotos com seus familiares em casa, com seus pets ou nos seus afazeres.

Dicas e Sugestões

Com o distanciamento social, as pessoas tendem a fazer atividades que antes não tinham tempo e acabam descobrindo jogos, filmes e livros.

Sendo assim, que tal um programa de indicações onde todos dão sugestões e dicas de programas para o final de semana em casa?

Apoio emocional e mental

Se a empresa contar com um profissional de saúde mental ou um coach, é muito importante deixar os colaboradores cientes de que podem contar com essa ajuda. No isolamento social muitas pessoas tendem a se sentir inseguras e ansiosas. 

Demonstrar tranquilidade e empatia, portanto, auxilia muito nesse processo.

Desafios e jogos

Diariamente vemos diversos desafios sendo lançados nas redes sociais. Então, por que não lançar um para sua equipe? Porém se for gamificado então, melhor ainda! 

Porém, o que é gamificação?

É o uso de técnicas de mecânicas e pensamentos de jogos e para enriquecer contextos diversos. Nesse sentido, é transformar aprendizado em jogo.

Sendo assim, use a criatividade e faça a equipe correr atrás de um prêmio que poderá ser desfrutado após a pandemia passar (algum passeio, cinema, teatro) ou em dinheiro. Não esqueça que ir divulgando os resultados também é parte da diversão! Escolha os canais mais adequados para que todos participem dos jogos. 

Mural Virtual do Elogio

Durante estes dias de isolamento social, é comum que os sentimentos de solidão e desmotivação se intensifiquem, por isso uma boa alternativa é realizar o Mural do Elogio.

Mas como estamos em casa, você pode optar por formas virtuais de realizar a ação, através da rede social corporativa ou Whatsapp. Desta forma, você pode realizar uma campanha na rede social corporativa e então pedir que cada colaborador escreva seu recado e poste uma foto dele nos comentários marcando a pessoa elogiada.

Meu Pet

Todo mundo gosta de conversar e mostrar seus bichinhos, sem dúvida. Então, que tal trazê-los para o ambiente corporativo? Aliás, você sabia que a convivência com animais de estimação ajuda a melhorar o humor das pessoas?

Ou seja, que tal organizar um mural virtual onde os colaboradores possam compartilhar com os colegas fotos e vídeos de seus bichinhos?

Por fim…

Em conclusão, diversas são as formas de você manter o engajamento da equipe com o endomarketing em home office. De toda forma, em todas elas é preciso empatia, carinho e muito profissionalismo. Ademais, preste atenção no que os colaboradores precisam para continuar vestindo a camisa da empresa. 

Além disso, faça uso de serviços digitais para melhorar a gestão do seu trabalho na comunicação interna da empresa e performar suas ações da melhor maneira possível. Trazer um pouquinho da vida pessoal do colaborador para dentro da ideia às vezes pode ser interessante, por exemplo.

Por fim, uma comunicação clara e assertiva é essencial, sempre! Lembre-se: seus colaboradores são sua joia mais preciosa! Desta forma, concentre sua dedicação neles também.

1 comentário em “Como fazer endomarketing em home office?

  1. Pingback: Ações de valorização que toda empresa deveria seguir | Pix Mídia

Comentários estão fechados.