A Comunicação com os funcionários também é uma oportunidade de marketing

pessoas criando um quadro de comunicação interna em conjunto

Quando se fala em comunicação com clientes, a maioria das pessoas pensa em anúncios publicitários e campanhas de marketing.

Dessa forma, essas associações geralmente surgem na forma de campanhas emocionantes ou provocativas. Mas e quando pensamos a comunicação com os funcionários?

Você sente que seus empregados estão absorvendo a cultura da sua empresa? Acha que um alinhamento da comunicação interna poderia evoluir os diversos setores da firma de forma contínua?

Vem com a gente, leia o artigo e tenha muitas ideias para iniciar sua comunicação com os funcionários.

É preciso tratar o público interno de forma semelhante à que se faz com o público externo.

Uma coisa é fato: o público interno de qualquer empresa é um público essencial, ou seja, é um dos públicos mais importantes que uma organização pode ter. Os funcionários fazem parte do público estratégico da empresa.

No entanto, quando se fala em comunicação com os funcionários, a associação imediata é com memorandos e informativos da instituição que relatam o que está ocorrendo na mesma.

A partir dessa associação, é preciso entender que os métodos que abrangem os fluxos básicos, nem sempre são os mais efetivos.

A maioria dos fluxos de comunicação de uma firma tem como objetivo causar uma resposta, uma ação ou mudança de pensamento dos destinatários da mensagem.

Sendo assim, como queremos que eles respondam? Por que é importante que recebam a mensagem?

É essencial pensar na comunicação com os funcionários como uma oportunidade de marketing.

De uma coisa a gente já sabe, se há um público estratégico, há uma oportunidade de marketing.

Os profissionais de RH sabem a importância de comunicar além do nível da informação. A C.I. merece o mesmo nível de cuidado que a comunicação com os clientes.

Isso significa que as equipes de gestão e RH devem estar juntas para criar mensagens mais atrativas para envolver os empregados.

Se uma marca falha em convencer seus empregados a seguir a sua cultura, estes não vão conseguir passar com verdade os valores da marca aos públicos externos.

Nem toda informação é absorvida de imediato!

Um dos erros básicos é pensar que, apenas por que uma mensagem foi enviada uma vez, ela será absorvida. Em uma empresa não é diferente, a chance da mensagem cair no limbo dentro de algumas horas é grande.

Não é à toa que o Marketing possui um conceito antigo que fala que uma pessoa para entender e internalizar uma mensagem deve ser exposta à informação pelo menos sete vezes em vários locais.

Portanto, pense em todas as campanhas aplicadas em anúncios na TV, em sites e em outdoors nas ruas. Assim, considere reforçar mensagens não apenas por e-mail, aloque as mensagens em outros canais.

Use posts na rede social da firma, cartazes, murais ou um anúncio na rede de TV Corporativa. Afinal, se tem diversos canais de comunicação, a mensagem tem muitos chances de ser entendida sem ruídos.

Sendo assim, neste mundo com muitas informações, onde vários avisos brigam por atenção, qualquer mensagem sem necessidade se torna ruído.

Em conclusão, gora que você sabe como melhorar a comunicação da sua empresa, veja o conteúdo especial preparado para ajudar você a elaborar um plano de comunicação para o público interno.

Que esse conteúdo seja útil e sirva como norteador para suas próximas ações internas!

3 comentários em “A Comunicação com os funcionários também é uma oportunidade de marketing

  1. Pingback: Planejamento de processos organizacionais: o que é? | Pix Mídia

  2. Pingback: Temas e ações de endomarketing | Pix Mídia

  3. Pingback: Endomarketing de baixo custo: é possível? | Pix Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *