Era uma vez… a Páscoa – Dicas + Kit de Materiais

De olhos vermelhos, de pelo branquinho, de orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho. No que depender do conteúdo que preparamos para a sua empresa, o coelhinho vai trazer uma Páscoa recheada de ações de endomarketing.

De olhos vermelhos, de pelo branquinho, de orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho. No que depender do conteúdo que preparamos para a sua empresa, o coelhinho vai trazer uma Páscoa recheada de ações de endomarketing e que geram bons resultados. Isto porque esta é uma das datas que mais permite o uso da criatividade para unir a equipe e engajá-la. Leia para saber mais.

Além de ser uma data religiosa, a Páscoa traz consigo uma mensagem de renovação e de cuidado com o próximo. Sendo assim, nada mais justo que as ações da sua empresa estejam alinhadas ao verdadeiro significado da data. Além disso, assim como o Natal e o Ano Novo, a Páscoa também tem símbolos muito característicos. É o caso do chocolate, dos ovos pintados a mão e do coelho.

Portanto, ao incluir esses símbolos em sua campanha de endomarketing, você se conecta com o público interno. Para se ter ideia, uma pesquisa do Ibope mostra que 80% dos brasileiros gostam de chocolate. E não para por aí! De acordo com o mesmo estudo, 63% das pessoas costumam dar o produto de presente na Páscoa. Por isso, essa delícia tem tudo para se destacar em suas ações.

Ovo1A Páscoa e o chocolate: feitos um para o outro

Assim como o futebol e o samba, o chocolate também é uma paixão nacional. De acordo com a Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, o país produziu 511 mil toneladas de chocolate entre janeiro e setembro de 2021. Isso corresponde a um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas de onde surgiu esse fascínio pelo doce?

Antes de chegarmos na Páscoa, vamos contar de que forma o chocolate chegou por aqui. Lá em 1746, um francês presenteou Antônio Dias Ribeiro com sementes de cacau. Em resumo, o clima do sul da Bahia favoreceu, e muito, o plantio da fruta. Porém, a primeira fábrica de chocolate do Brasil só foi inaugurada no ano de 1891, em Porto Alegre/RS. Sabe por quem? Pelos irmãos Neugebauer.

Nomes que a gente bem conhece surgiram na sequência. É o caso da Lacta (1912), da Kopenhagen (1928), da Garoto (1929) e da Nestlé (1959). Um fato curioso é que entre 1986 até 1990, o Brasil foi o 2º maior produtor de cacau do planeta, chegando a produzir quase 460 mil toneladas de amêndoas por ano. Mas quando o chocolate e a Páscoa deram match? Tudo começou na França do século 18.

Para se ter ideia, foram os franceses que tiveram a brilhante ideia de misturar o ovo de galinha, um símbolo de renascimento, com o chocolate. Outra curiosidade é que antes mesmo de Jesus Cristo nascer, a troca de ovos já fazia parte de um ritual para comemorar a chegada da primavera. Isto é, os cristãos adotaram a tradição e transformaram o ovo de galinha em um símbolo de ressurreição.

ovo3Era uma vez… a Páscoa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Páscoa e alguns de seus símbolos, está na hora de incluí-los em suas ações de comunicação interna e de endomarketing. Uma boa forma de abordar a data é contando a sua história e o que ela representa não só para a Igreja Católica, mas também para outras culturas e religiões. Além de um conteúdo mais rico, ele se torna mais representativo.

Outra forma de abordar a mensagem da Páscoa é por meio da escrita. Em suma, todos têm uma história para contar. Tendo isso em mente, a empresa pode promover uma dinâmica para que os colaboradores escrevam sobre virar a página (o que vai ficar para trás) e uma nova história (o que está por vir). Ou seja, um exercício simples, mas que resume o que a Páscoa significa: recomeços.

Páscoa

Portanto, para levar o clima da Páscoa para dentro da empresa e manter a equipe bem informada, baixe aqui o kit de materiais. São artes para o feed + story do Instagram, capas para as redes sociais Facebook e Linkedin e um plano de fundo para o desktop ou notebook do time. Além de celebrar a data de um jeito mais moderno, as ações online motivam o colaborador a interagir com a marca.

O amigo secreto de chocolate

Com certeza o amigo secreto é uma das dinâmicas mais comuns na época do Natal. Porém, você sabia que dá para adaptá-lo ao contexto da Páscoa? Em resumo, em vez dos presentes que todo mundo já conhece, basta promover uma troca de chocolates. Além de ser bem mais em conta, o sorteio pode ser feito no dia da entrega. Isso deixa a troca mais ágil e divertida. Curtiu essa ideia?

Páscoa é pensar no outro

Não é novidade que a Páscoa também é o momento ideal para fazer o bem. Nesse sentido, a sua empresa pode organizar uma campanha para doar alimentos, brinquedos ou roupas para alguma instituição. Ao passo que os funcionários se unem em prol de uma causa em comum, ações como esta fazem com que a empresa estoure a sua bolha e reconheça o seu papel dentro da sociedade.

Pintando o 7

Para se ter ideia, quem trouxe a tradição de pintar os ovos à mão foram os alemães, em 1824. Com base nisso, que tal escolher um dia para resgatar mais um símbolo da Páscoa? Assim, a equipe usa toda a sua criatividade para decorar os ovos e entregá-los aos colegas de sua preferência. Por fim, a ação pode reunir os filhos, os sobrinhos e outras crianças que fazem parte da vida do funcionário.

O bilhete dourado

Quem nunca sonhou em ganhar o bilhete dourado e visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate do Willy Wonka? Com a chegada da Páscoa, a empresa pode resgatar toda a magia do filme e fazer um sorteio com a equipe. Por exemplo: os funcionários que sortearem o bilhete dourado podem ganhar uma caixa de bombom, uma cesta de café da manhã e até mesmo um dia de folga.

Ovo2Uma delícia de Páscoa

Por fim, o que seria da Páscoa sem o chocolate, os frutos do mar e todas essas delícias que todo mundo ama? Pensando nisso, a equipe pode trocar receitas para um almoço de domingo ainda mais delicioso. Por outro lado, além dos salgados e das sobremesas, a TV corporativa pode exibir curiosidades sobre os ingredientes, opções vegetarianas, veganas e sem lactose, por exemplo.

Páscoa

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Agora que você já sabe mais sobre a data, e tem uma ideia de como comemorá-la na sua empresa, conheça o kit de materiais exclusivos que preparamos para você:

  • 1 cartaz A3
  • 2 cards de feliz páscoa (feed + story)
  • 1 card (feed + story)
  • 2 capas no formato Facebook
  • 2 capas no formato Linkedin
  • 2 wallpapers
  • 1 video | Símbolos da Páscoa

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