Qual é a relação entre cultura e comunicação interna?

relação entre cultura e comunicação interna

Muito se fala em cultura e comunicação interna e os benefícios das mesmas para as empresas, quer saber qual a relação entre os dois conceitos? Leia o artigo na integra!

A comunicação é algo essencial em todos as esferas da vida, no mundo corporativo ela tem um papel crucial, o da comunicação interna. Já a cultura organizacional é primordial para a empresa, ela é defensora dos princípios básicos da empresa e é o que determina a conduta dos colaboradores.

Mas afinal, o que os dois conceitos têm em comum? Simples, um precisa do outro para desenvolver-se. Fica com a gente e leia o texto até o final, entenda sobre o que estamos falando.

A importância da cultura organizacional

Muitas vezes, as pessoas confundem clima com cultura organizacional, dessa forma, é relevante esclarecer que apesar de se parecerem, são coisas diferentes.

A cultura, ou C.O. como chamamos por aqui, podemos dizer que é a identidade da empresa.É por onde seus valores, normas e missão são construidos.

A cultura é algo construído com base em um conjunto de símbolos e processos que só a empresa tem, é algo especifico e individual de cada uma, é o que dá a mesma a sua diferenciação de todas as outras.

O clima, nesse caso, é o que acontece sob a influência da C.O., ou seja, não se trata de fatores iguais, o clima trata do ambiente de trabalho.

Dessa forma, vale ressaltar que a C.O. carrega os preceitos dos fundadores da empresa, mesmo que estes não a criem por inteira, sabem que são a base para institui-la.

E a comunicação interna?

Em muitas empresas ainda não se dá o devido valor para a comunicação interna como deveria ser. A C.I, está em tudo e, acreditem, ela existe mesmo quando a empresa não possui canais e meios de comunicação formalizados na empresa.

Nesse sentido, vale ressaltar que a C.I. deve ser vista como estratégia e não apenas como tática. Já que mesmo não sendo formal ela ainda sim está viva no ambiente da empresa, ao menos que seja tratada como parte estratégica e se transforme em comunicação assertiva, não é mesmo?

Mudar a forma como a comunicação interna é vista fará com que a gestão e os colaboradores vejam que está é essencial à cultura da empresa.

Dessa forma, a atividade principal C.I. é cuidar para que todos, de todos os níveis, sejam ativos e atuantes na forma como a empresa pensa, age e reage a determinadas situações.

  • transparência com o colaborador;
  • comunicar informações importantes;
  • disseminar os norteadores estratégicos da empresa.

Essas são só algumas das funções da C.I., são as funções mais básicas. Dessa forma, é possível perceber que ela é crucial para o alinhamento de todos dentro da organização.

A relação entre cultura e comunicação interna

Dessa forma, se a cultura é a identidade da empresa, mantê-la fortalecida é um preceito ideal para gerar um sentimento de pertencimento nos colaboradores. Nesse caso, a comunicação interna tem um papel crucial, o de promover a cultura da empresa aos colaboradores.

A relação entre a cultura e a comunicação se dá através do modo como uma é dependente da outra. Ou seja, para promover a cultura é necessário a comunicação interna.

Propagar a cultura da empresa não é algo tão fácil, mas com uma estratégia de C.I. bem definida, esse cenário muda completamente, e o que era mais complexo se torna algo mais fácil.

  • propagar programas e politicas corporativas;
  • disseminar a visão, a missão e os valores;
  • comunicar sobre novas decisões;
  • informar novas normas e dar avisos;
  • transmitir ações de endomarketing e valorização.

A C.I. trás muitas opções para a empresa fortalecer a sua cultura frente os seus colaboradores. Sendo assim, com a estratégia certa e o desenvolvimento de uma comunicação assertiva fica mais fácil determinar como esta pode ajudar a promoção da cultura da empresa. Mas não se esqueça, as C.I. e a C.O. precisam trabalhar juntas!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Saiba como a nossa solução de TV Corporativa pode ajudar a comunicação interna da sua empresa a propagar a cultura organizacional para os seus colaboradores, clique aqui!

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa