Dia da Criança – Ideias de Ações + Kit de Conteúdos

Uma coisa é certa: todo mundo já foi criança um dia. Cheia de descobertas e diversão, a infância é uma das melhores fases da vida. Desse modo, para celebrar a magia de quem é ou já foi criança, temos o 12 de outubro: o Dia da Criança.

Em primeiro lugar, os colaboradores da sua empresa têm muito a aprender com essa data tão especial. Além da nostalgia, que traz à tona muitas memórias, o seu time pode dar um novo sentido ao que não foi tão bom assim, mas como?

Ao passo que a sua empresa fala da infância de um jeito leve, ela consegue se conectar com as pessoas. O que ajuda a equipe a despertar sua criança interior. Além, é claro, de incentivar a participação dos filhos, enteados, sobrinhos, etc.

Contudo, o que a doçura do Dia da Criança tem a ver com o ambiente profissional? Justamente pela sua seriedade e por exigir uma postura mais quadrada, o local de trabalho também pode ser um lugar para aprender e brincar.

Sendo assim, atividades fora da caixa são muito bem-vindas. Seja para entreter os funcionários ou fazê-los se aproximar da sua família, por exemplo. Afinal de contas, juntar esses dois ambientes, de vez em quando, é muito positivo.

Dessa forma, o texto vai ajudar sua empresa a incluir o Dia da Criança no calendário de ações de uma vez por todas. Partiu?

De onde vem?

Ao contrário do Natal e do Ano Novo, que são comemorados nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro no mundo todo, o Dia da Criança não é uma data universal. Aqui no Brasil, ela surgiu na década de 1920, por meio de uma proposta do Legislativo.

No entanto, a ideia só deu certo em 1960, ano em que as marcas Estrela e Johnson & Johnson se juntaram em uma campanha focada em bebês. Desde então, os empresários se deram conta do apelo comercial do Dia da Criança.

Por outro lado, o objetivo da data não é só dar presentes. Com o passar do tempo, os brasileiros estão percebendo que o Dia da Criança também traz reflexões. Principalmente sobre os direitos da criança e do adolescente, por exemplo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente

Você já ouviu falar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? Para se ter ideia, ele foi criado em 1990. Antes disso, os direitos dos pequenos passavam batido. O que dificultava a criação e a fiscalização de políticas públicas.

Com a chegada do ECA, os direitos dos menores de idade passaram a ser defendidos por uma constituição própria. Nesse sentido, o acesso à educação, ao lazer e à saúde viraram leis mais rigorosas.

No entanto, por que essa medida se faz necessária? Em um país com tanta desigualdade, garantir os direitos de crianças e adolescentes é necessário não só no futuro, mas também no presente.

Afinal de contas, só depois da criação do estatuto que as crianças brasileiras foram reconhecidas como pessoas. Ou seja, mesmo não sendo adultas, elas fazem parte de um contexto social.

Continue lendo e veja como levar essa mensagem para o seu time:

Criança sem fome

Muito se fala sobre os impactos da covid-19 na vida das pessoas. De acordo com este estudo da Unicef, 58% dos brasileiros com crianças em casa mudaram a sua alimentação em 2020.

Infelizmente, muitas crianças do país não têm o que comer. Na pandemia, essa realidade só piorou, pois com as escolas fechadas, os alunos ficaram sem a merenda. Nesse caso, a doação de alimentos é uma boa saída.

Por isso, a sua empresa pode incentivar os colaboradores a doarem 1 kg de alimento. No fim de outubro, ajude uma instituição da sua cidade com o que foi arrecadado. Divulgue a ação nas redes sociais e na TV corporativa.

Funcionário por 1 dia

Uma dinâmica simples, mas que dá muito resultado. Para as equipes que estão de home office, dividir a mesa de trabalho com os filhos e os sobrinhos não dá muito certo. No entanto, no Dia da Criança, quem manda é a diversão.

Atividades em grupo e jogos digitais podem ensinar muita coisa. Por isso reserve alguns minutos da jornada de trabalho para os colaboradores interagirem com os pequenos. A empresa também pode usar fotos da meninada em um mural digital.

Criança interior

O Dia da Criança nada mais é que uma chance de viver, mais uma vez, o que já passou. Despertar esse sentimento de nostalgia é simples. Basta presentear a equipe com doces e sugerir filmes com aquele clima de Sessão da Tarde.

Outra ideia legal é uma chamada de vídeo para falar sobre a infância. Assim os colaboradores podem dividir experiências, indicar músicas e muito mais. Pedir fotos de cada um e fazer um jogo para adivinhar quem é quem também é ótimo.

Na telinha

Por fim, as redes sociais e a TV corporativa da sua empresa devem entrar no clima do Dia da Criança. Leve as cores e a doçura dessa linda campanha para todos os lugares, por meio do Kit de Conteúdos que preparamos para você!

Banner Dia da Criança - Ideias de Ações + Kit de Conteúdos

Nele você encontra peças exclusivas para atingir o seu público interno e externo. Baixe agora. É grátis!