Economia de energia nas empresas + pacote de ações para endomarketing

lâmpadas de diferentes tipos sobre fundo azul com dizeres Economia de Energia

Com as companhias em crise, a necessidade de redução de gastos é ainda maior. Ao comparar a economia de energia entre uma casa ao de uma empresa, é fato que ambientes de trabalho, independente do tamanho, consomem mais eletricidade. Em um cenário de crise, encontrar alternativas para aumentar a economia de energia e reduzir gastos é uma preocupação do setor financeiro.

Contudo, quanto maior a empresa, melhor precisa ser a estratégia para melhorar a economiza de energia elétrica. Sendo assim: Será que o consumo de energia na minha empresa pode ser reduzido? Esse gasto é eficiente e consciente? Seria possível redirecionar esses recursos para outros investimento? Meus colaboradores me ajudam nessa missão? 

Leia o artigo completo ou navegue pelo sumário!

Neste artigo vamos conhecer índices de gastos com energia elétrica em empresas, dicas de como reduzir esse custo e alternativas ao uso normal.

Precisa economizar água? Neste artigo a Pix Mídia explica como incentivar as equipes!

Contenção de custos

Sendo, assim medidas de contenção de custos, como reduzir o consumo de energia elétrica, começam com atitudes simples e que podem ser seguidas por todos na organização.

Quanto as empresas costumam gastar com energia elétrica?

De acordo com dados do DataSebrae, para 68% das Micro e Pequenas Empresas entrevistadas, o consumo de energia elétrica representa de 0% a 10% dos custos totais, para 20% das MPE este custo representa de 10% a 20% dos custos totais e para 12% acima de 20%.

Sendo assim, quais medidas foram tomadas?

Seguindo, ainda de acordo com o DataSebrae, em 2017, mais da metade das MPE adotou alguma medida objetivando a economia de energia elétrica. Entre as medidas adotadas estão, por exemplo, a economia no uso da energia, a troca de equipamentos, a troca das lâmpadas por LED, a utilização de energia renovável e a utilização de sensores de presença.

As medidas mais adotadas para a redução de consumo de energia elétrica foram a redução do uso (36%), a troca de equipamentos (12%) e a utilização de lâmpadas de LED (6%)

Como aumentar a economia de energia na empresa?

Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados

Um dos principais vilões da economia de energia são os aparelhos mais antigos ou que não passam por manutenção há muito tempo. Por isso, procure trocá-los por equipamentos mais modernos.

Além disso, fique atento ao planejamento da sua instalação elétrica. É importante o uso de tomadas específicas para casos de equipamentos de alta potência. Caso contrário, o aparelho pode não trabalhar da forma correta e, muitas vezes, gastar mais energia.

Selo Procel

Certifique-se de que você está adquirindo ou já possui aparelhos com o Selo Procel de Economia de Energia, pois é ele que vai indicar se o produto é eficiente e se consome menos energia. Sendo assim, cada equipamento possui um índice de consumo e desempenho. Se possível, leve isso em conta na hora da compra.

Ar condicionado

Esse é um dos aparelhos que pode consumir mais energia dentro de uma empresa. E em muitos casos é difícil abrir mão desse conforto, mas é possível, com algumas atitudes, fazer uma boa economia. 

Sendo assim, manter as janelas e portas fechadas para reduzir o esforço energético do equipamento e evitar a entrada dos raios solares no ambiente climatizado são as duas primeiras ações para otimizar o uso do ar condicionado. Desta forma, permissão da entrada de ar natural ou dos raios solares no ambiente aumenta a carga térmica para o aparelho, resultando em maior consumo energético.

Portanto, é necessário fazer revisões nos equipamentos a cada 6 meses, manter livre a entrada de ar do condensador e utilizar somente a função ventilação no inverno. 

Cuidado com aparelhos em stand by

Aparelhos que possuem o modo de espera (stand by) podem causar um aumento significativo na conta de luz. Sendo assim, televisores, impressoras, computadores, micro-ondas e muitos outros aparelhos quando mantidos em stand by podem consumir, em média, 20% a mais de energia caso fosse totalmente desligado. Portanto, pode parecer pouco, mas levando em conta a quantidade de equipamentos da sua empresa, é possível sim ver diferença na conta de luz. 

Por isso, procure desligar seus aparelhos diretamente da tomada. No entanto, se você perceber que isso pode causar problemas de produtividade na equipe, por exemplo, coloque na balança e analise as vantagens e desvantagens. 

Pinte o ambiente com cores claras

Em um escritório, por exemplo, a iluminação pode ser responsável por aproximadamente 60% do consumo de energia. Contudo, eliminar totalmente o uso de lâmpadas é muito difícil, mas algumas dicas podem ajudar no melhor aproveitamento tanto da luz artificial como natural. Portanto, uma dessas alternativas é pintar os ambientes com cores claras, que irão refletir e espalhar melhor a luz. Desta forma, uso de mobílias claras também pode ajudar.

Disposição de lâmpadas e luminárias

É importante saber se as lâmpadas e luminárias estão dispostas da melhor forma no seu ambiente. Portanto, o ideal é que elas fiquem bem distribuídas, proporcionando uma iluminação uniforme e coerente.

Troque suas lâmpadas por modelos mais econômicos

As lâmpadas de LED estão no topo da lista de indicações quando a pergunta é qual tipo de iluminação usar. E não é pra menos! A lâmpada de LED possui o menor consumo de energia, além de ser mais eficiente se comparada com outros tipos de lâmpadas LED. Portanto, tente optar por elas!

Aproveite a luz natural

Procure organizar o seu espaço de trabalho para aproveitar o máximo possível da iluminação natural. Aproxime os locais de trabalho para as janelas ou abra espaço nas paredes para mais janelas. Dessa maneira, você fará um bem tanto para o seu bolso como para o bem-estar dos seus colaboradores.

Desligue as luzes e os aparelhos quando sair

Essa é uma das maneiras mais simples de se economizar energia, mas que vale sempre ser lembrada. Se for possível, apague as luzes e procure desligar todos os aparelhos da tomada.

Evite o pico de consumo de energia

Entre 17h e 22h, aproximadamente, é o horário de pico, onde o país atinge seu auge em gasto de energia. Isso acontece pois é o período em que as pessoas vão para casa e realizam atividades que podem ter um alto consumo de energia, somando às fábricas que funcionam 24h por dia. Portanto, nesse período de tempo as tarifas podem ter um preço mais elevado.

Se for conveniente e flexível para o seu negócio, adaptar seus horários de funcionamento ou de alguns funcionários pode ser uma alternativa ainda mais interessante.

Computador

Desligar, hibernar ou suspender o computador: qual a melhor opção? 

O mais indicado é desligar totalmente o computador. No entanto, muitas vezes essa função pode ser mais “trabalhosa”, pois temos que abrir tudo novamente, do zero. Uma solução de como economizar energia elétrica na empresa que utiliza computadores, é usar a opção hibernar: ela salva seu trabalho e mantém tudo que estava aberto, como as abas ou páginas da internet, mas o computador fica desligado. É preciso um pouco mais tempo para ativar novamente o aparelho do que quando usamos o modo suspender, mas você consegue economizar mais energia elétrica hibernando o seu computador.

Porém, se você quer dar apenas uma pausa rápida no uso do computador, não se esqueça de pelo menos desligar o monitor. Procure ainda optar por monitores de LCD pois consomem menos energia que os modelos de tubo de imagem.

Manutenções na instalação elétrica em dia

Manutenções são importantes para saber se está tudo em ordem com a sua instalação elétrica. Só para ilustrar, pode ser durante uma manutenção feita por um profissional, que você vai descobrir a necessidade e a urgência de uma reforma elétrica ou de algum ajuste. Problemas na instalação como fuga de energia, sobrecarga elétrica e curto-circuito podem gerar despesas, sejam elas financeiras, ou através da perda de dados importantes.

Algumas alternativas para economia de energia

Dimmer

O dimmer, também conhecido como variador de luminosidade, é um dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação. Assim, um dimmer faz com que a iluminação de um ambiente aumente ou diminua através de um potenciômetro.

Por que usar um dimmer ?

A intensidade de brilho em um ambiente determina o que você pode e não pode fazer e tem um efeito enorme sobre como você se sente. Ler com o brilho de uma única vela não é uma tarefa agradável, assim como não é ideal realizar um jantar romântico sob um lustre muito iluminado.

Quais as vantagens?

Ilumina de acordo com a necessidade do ambiente

Nem sempre a iluminação total de um ambiente é necessária e, por isso, esse dispositivo é uma ótima opção para criar um clima agradável e de acordo com a utilização do ambiente.

Controla o uso de energia

O fato de controlar a luminosidade do ambiente permite também a economia de energia. Assim, essa vantagem pode ser interessante tanto para empresas quanto para residências.

Maior comodidade

Além de serem instalados como interruptor controlável na parede, os dimmers mais atuais também dispõem de controle remoto. Essa comodidade não era nem pensada poucos anos atrás.

Painéis solares fotovoltaicos

Para gerar energia solar em empresas e comércios é necessário a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid). Por meio de um conjunto de equipamentos, o kit de energia solar, essa tecnologia capta a luz do sol e convertê-la em energia elétrica utilizável.

Por outro lado, como a energia é gerada somente durante o dia, esses sistemas são conectados à rede e funcionam em paralelo com a energia da distribuidora.

Veja abaixo o passo a passo de como funciona a geração de energia solar em uma empresa:

Quanto custa energia solar para empresas?

Com a forte popularização da tecnologia nos últimos anos, hoje as placas de energia solar para empresas estão mais acessíveis do que nunca no Brasil.

O custo total de um projeto de energia solar para empresas engloba desde os equipamentos até a mão de obra de instalação. Sendo assim, para calcular isso, é preciso levar em consideração vários fatores, como:

  • Média do consumo mensal; 
  • Níveis de radiação solar locais;
  • Sombreamentos sobre o telhado;
  • Direção e inclinação do telhado.

Você pode estimar os gastos com este tipo de energia através de um simulador. Clique aqui para acessá-lo.

Mas como conscientizar minhas equipes para a economia de energia?

De nada adianta todas essas modificações se os seus colaboradores não sabem sobre a importância e nem meios de como economizar energia elétrica. Mostre que construir hábitos melhores é fundamental para criar um futuro sustentável. Por isso, sempre que possível, procure instruir seus funcionários sobre seus cuidados. 

Veja algumas boas práticas que podem ser apropriadas:

  • fazer reuniões periódicas conjuntas para falar de metas de redução;
  • promover o consumo consciente por meio de competições entre setores (com premiações);
  • criar um comitê de redução de consumo;
  • promover campanhas de endomarketing sobre o tema (redes sociais corporativas, banners, mensagem na tela do desktop, entre outros).

Como a TV corporativa pode me ajudar?

Através da TV corporativa é possível impactar e engajar suas equipes em prol desta causa. Para que isso funcione, divulgue materiais contendo dicas de como reduzir a utilização de energia elétrica ou dados do uso dentro da empresa.

Ainda é possível lançar drops reforçando para que as equipes desliguem as luzes ao saírem ou fechem as janelas o ligarem o ar condicionado.

Concluindo

Em conclusão, se você chegou até aqui, aprendeu que é possível reduzir os custos com energia elétrica apenas mudando alguns hábitos. Lembre que todos podem fazer a diferença, seja ao desligar os equipamentos quando parar de usar, ao desligar as luzes ao sair ou ao manter as janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado.

Sendo assim, é possível fazer algumas mudanças maiores na empresa que regulem o uso de energia, diminuindo os gastos, como instalar dimmers ou trocar a energia elétrica pela solar.

Contudo, nada disso faz sentido ou é eficaz se suas equipes não participarem ativamente da construção deste novo propósito. O ideal é educar seus colaboradores para que entendam que a economia de energia elétrica na empresa é responsabilidade de todos.

Portanto, para auxiliar as equipes neste trabalho, a Pix Mídia desenvolveu um pacote gratuito de ações de endomarketing focando na economia de energia!

Baixe agora o pacote gratuito de ações de endomarketing da Pix Mídia para economia de energia!

material gratuito para Comunicação Interna - Economia de Água

2 comentários em “Economia de energia nas empresas + pacote de ações para endomarketing

  1. Pingback: 3 ideias de endomarketing

  2. Pingback: 3 Mudanças para Melhorar a produtividade no escritório

Comentários estão fechados.