Em busca do Gerenciador de Conteúdos ideal

Não há motivos para manter uma programação repetitiva quando se usa um bom Software Gerenciador de Conteúdos
Não há motivos para manter uma programação repetitiva quando se usa um bom Software Gerenciador de Conteúdos
Não há motivos para manter uma programação repetitiva quando se usa um bom Software Gerenciador de Conteúdos

O que faz, exatamente, um Gerenciador de Conteúdos?

Em suma, um Gerenciador de Conteúdos (ou CMS, Content Management Software) é uma solução que permite  administrar a programação da sua rede de TV Corporativa, Menu Board ou Vitrine Digital. Com ela é possível criar e modificar grades de conteúdos, inserir vídeos, imagens e conteúdos dinâmicos (como KPIs e notícias).

No início, as empresas costumavam usar DVD players ou pen drives para alimentar as suas telas de digital signage. Trata-se de um método obsoleto e muito ineficaz, afinal, fazer uma dúzia de cópias de um DVD pode demorar horas! Depois faz-se preciso deslocar-se até o local onde as telas estão instaladas e trocar o pen drive ou DVD antigos pelos novos. Adicione ainda mais tempo a esta etapa caso as telas estejam em locais de difícil acesso. Pense, então, se estiverem em outras cidades.

O Gerenciador de Conteúdos veio para ser a solução destes problemas. Dessa forma, ele permite segmentar a programação, definir em quais telas e em quais dias e horários escolhido conteúdo será exibido. 

Por ser um aplicativo baseado em nuvem, todas as operações ocorrem de forma remota, sendo assim, a partir de qualquer computador com conexão à internet o usuário consegue acessar o Gerenciador de Conteúdos e ter o controle das suas telas sem precisar se deslocar até cada uma delas.

tela de monitoramento do software gerenciador de conteudos imidiatv

Como identificar um bom Gerenciador de Conteúdos?

Dificuldades na hora de usar um Software Gerenciador de Conteúdos é uma das maiores reclamações das empresas que aderiram a TV. Isso ocorre pois muitas das pessoas que operam o Gerenciador de Conteúdos não têm conhecimentos técnicos profundos em tecnologia, as habilidades dessas pessoas são outras, como criar conteúdo ou planejar a grade de programação.

Sendo assim, a solução deve permitir que estas pessoas realizem seu trabalho sem abalos. A interface usada para interagir com o aplicativo deve ser elegante e fácil de usar, dessa forma, os usuários devem ser capazes de entender sem depender de longos treinos. Isto se torna essencial para pequenas e médias empresas que não dispõem de recursos humanos muito grandes.

A solução permite que se crie imagens, animações e vídeos usando ferramentas difundidas de forma ampla no mercado (como Photoshop, After Effects, etc.) e depois que se insira estas mídias na grade. Caso o software de conteúdos já contenha alguma ferramenta para criação de mídias, ela deve ter alta usabilidade e ser intuitiva a fim de suportar todos os tipos de arquivos mais comuns.

O serviço escolhido deve também ser capaz de crescer e acomodar mais telas de acordo com as prioridades da empresa\firma. Quanto maior a firma e mais telas se usa, mais pessoas estarão envolvidas na criação de conteúdo e gerenciamento do sistema. Assim, o software deve contemplar a definição de muitas permissões a cada usuário. Quem é responsável por criar conteúdo não deve ser capaz de modificar programações na grade, se esta não for uma das suas atribuições. Definir de forma clara a atribuição e o nível de acesso que cada um terá no sistema é essencial para evitar confusões.

O Gerenciador de Conteúdos para TV Corporativa mais fácil de ser utilizado

O software iMidiaTV, quando avaliado pelos seus usuários é identificado como o mais fácil no quesito usabilidade. Não poderia ser diferente: ele é projetado para ter uso intuitivo sem depender de extensos treinos. Com ele é possível monitorar à distância as telas, criando e gerenciando grades de programação. Também é possível controlar dezenas de terminais de forma remota, otimizando o tempo da sua equipe.

Outro ponto que vale ressaltar, é o do serviço baseado em hospedagem na nuvem. Ou seja, não é preciso investir em uma infra de tecnologia custosa. Tudo o que é preciso é um mini-pc Android de baixo custo e consumo com acesso à internet. Esta solução é ideal para muitas empresas. As atualizações automáticas e o suporte da equipe técnica do iMidiaTV dispensam a manutenção de um setor de TI. Além disso, ela garante a escalabilidade do projeto o que facilita futuras ampliações.

gerenciador de conteudos imidiatv

Crie e edite sem precisar ser um expert em design!

Com o software gerenciador de conteúdos iMidiaTV é possível criar e editar imagens dentro de uma gama de modelos adequados a diversos temas. O software contém a edição de mídias baseadas em templates, tornando fácil adicionar imagens, escolher fontes e criar conteúdos, sem que seja preciso que o usuário seja um expert em design. Além disso, se faz possível importar com facilidade mídias criadas em outros softwares gráficos.

O que você pode fazer com o iMídiaTV:

O iMidiaTV permite a configuração das mídias que vão exibir nas telas de acordo com uma programação pré definida. É possível exibir KPIs, métricas e avisos de segurança nas telas de uma fábrica, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as telas do setor de Administração saúdam os aniversariantes da semana ao mesmo tempo em que exibem dicas para elevar os níveis de produção. Esta agilidade garante que cada usuário seja livre para exibir em suas telas o conteúdo que melhor atende às suas prioridades de C.I.

Também se faz possível, definir níveis de permissões para cada pessoa que for usar a solução, de acordo com suas funções, isso garante maior segurança na utilização do sistema. Todo o controle é feito através da interface web, que permite monitorar tudo em tempo real dos terminais. Com a solução é viável ver a imagem real que está sendo exibida na tela e interferir caso for preciso, tudo isso de forma ágil e sem processos complexos.

A interface intuitiva do iMídiaTV permite que se crie e edite grades com conteúdos dinâmicos. Basta usar o recurso “arrastar” e mover as mídias na linha do tempo de uma forma ágil e simples.

Não há motivos para manter uma mesma mídia quando se usa o iMidiaTV, afinal, todas as atualizações são feitas de forma remota. Dessa forma, suas telas, mesmo a longas distancias, irão receber a nova grade de exibição em pouco tempo. Além de ser viável inserir vídeos, imagens e animações, o iMidiaTV, a solução tem parceria com muitos provedores de conteúdo como portais de notícias, previsão do tempo, horóscopo e redes sociais, entre outros. Ou seja, tem tudo o que é preciso para lhe oferecer a melhor solução e enriquecer ainda mais a sua grade de programação com conteúdos relevantes.

Uau! Quero saber mais sobre o iMídiaTV

Um artigo no blog é muito pouco para falar sobre todas as funções que o iMídiaTV têm. Por isso, criamos um pequeno guia no qual explicamos em detalhes cada função da solução.  Acesse o link abaixo e veja como o iMídiaTV pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer saber como a TV Corporativa da Pix Mídia pode ajudar a otimizar a sua CI? Não perca tempo, peça uma demonstração com um de nossos especialistas, clique aqui!

3 comentários em “Em busca do Gerenciador de Conteúdos ideal

  1. Pingback: Mídia Digital Indoor: O que é? Como funciona? Como iniciar?

  2. Pingback: Como melhorar o fluxo de informações com a TV Corporativa

  3. Pingback: Como a TV corporativa pode auxiliar na gestão de crise? | Pix Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *