10 ideias de ações de endomarketing para o final de ano e natal na empresa

10 Ações de Endomarketing para o final de ano e natal nas empresas

A época de final de ano e natal é sempre um período festivo para as empresas. Por mais que os meses anteriores tenham sido atribulados, o mês de dezembro invariavelmente acaba agregando as pessoas em festividades com a família e os amigos. Portanto, para as empresas, é uma ótima oportunidade para aproximar os colaboradores e os setores de toda a organização.

Faz-se de suma importância promover a valorização do colaborador durante o ano todo. E nesta época isso pode realizar-se de muitas formas. Afinal, não faltam opções quando se trata de ações para unir e engajar os colaboradores no final do ano.

Neste artigo iremos apresentar algumas ideias de ações de endomarketing que podem servir de inspiração para realizar na sua empresa.

1 – Presentes e Cesta de natal

Ganhar um agrado da empresa é algo que costuma ser bem recebido pelos colaboradores. Uma cesta com itens natalinos, como espumante, doces, frutas e até um peru, é uma opção bacana. Adicionar um cartão presente de alguma loja, ingressos para eventos culturais, shows ou cinema também ajuda a começar o novo ano de forma positiva. Desse modo, dependendo das condições financeiras, a empresa pode ainda realizar o sorteio de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos ou mesmo viagens e bônus em dinheiro. Nesse sentido, as opções podem variar muito e, para esta ação, não precisam estar atreladas a metas ou objetivos, mas sim, pelo simples fato de querer valorizar aqueles que colaboraram com a firma durante o ano todo.

2 – Decoração Natalina

A decoração de natal na época de final de ano é algo simples de ser feito e muito relevante. Por isso, vá além das luzinhas e incentive todos a trazerem algum item natalino para compor o cenário. Crie uma árvore de natal enfeitada com fotos de todos tiradas ao longo do ano ou com cartões com recados escritos pelos empregados.

a decoração da árvore de natal do escritório é uma atividade que vai envolver todos os colaboradores.

3 – Festa de Confraternização

Uma das mais tradicionais ações de final de ano e natal nas empresas, a festa de confraternização costuma ser uma ocasião aguardada com expectativa. Sendo assim, de jantares e celebrações formais a reuniões mais descontraídas, cada firma deve organizar o evento no formato e local que mais tem a ver com o seu perfil. Portanto, trata-se de uma chance para fazer um reforço na cultura e o senso de pertencimento dos colaboradores. Portanto, é uma ocasião de integração e celebração crucial e pode envolver toda a família ou ficar restrita apenas aos empregados.

As festas de confraternização de final de ano e natal são aguardadas com expectativa pelos funcionarios

4 – Natal Solidário

Organizar uma campanha de arrecadação de brinquedos e donativos nessa época do ano é uma ótima ideia para despertar o espírito de união das equipes. Mais do que isso, o natal solidário pode ser feito como uma espécie de gincana entre os setores da empresa, sorteando um prêmio para a equipe que conseguir arrecadar mais itens para doação. Sendo assim, esse tipo de ação gera um engajamento significativo dos colaboradores, não apenas pela premiação, mas também por poder propiciar a outras pessoas um natal mais feliz e especial.

5 – Os melhores do ano

Essa ação pode ser feita de forma tranquila durante a festa de confraternização ou em algum outro dia especial na empresa. Crie uma premiação de caráter simbólico com o objetivo de contemplar todos os empregados em alguma categoria. ‘A melhor risada’, ‘o funcionário mais alegre’, ‘o empregado mais ranzinza’, entre outras categorias, com certeza irão animar e alegrar os colaboradores. Apenas tenha o cuidado de não criar categorias que possam ofender alguém. Se a sua empresa faz uso de ferramentas de comunicação interna como a TV Corporativa, você pode divulgar a ação e fazer um especial de final de ano com os destaques da firma.

6 – Concurso de decoração natalina

Nesta ação cada setor ou grupo de funcionários precisa ser criativo e se esforçar para compor a melhor decoração de natal. Dessa forma, todas as decorações vão ser avaliadas por um grupo de juízes e a campeã irá ganhar um prêmio. Sendo assim, esta ação é ótima para promover a integração, o trabalho em equipe e a criatividade.

7 – Amigo secreto

Outra ação que já tradicional nas empresas na época de final de ano e natal, o amigo secreto é uma atividade mais informal e que costuma divertir a todos. Caso a sua empresa utilize TV Corporativa na C.I., é possível divulgar a adesão à brincadeira e as sugestões de presentes que cada um quer receber. No entanto, se quiser variar, em vez de presentes, crie um amigo secreto no qual os membros precisem trocar entre si cartões com mensagens.

8 – Integrar a família

O local de trabalho é um local onde as pessoas passam grande parte do tempo, muitas vezes mais do que em suas próprias casas. Sendo assim, esse grande vínculo acaba fazendo com que a firma seja como uma segunda casa para muitos. Dessa forma, é legal integrar a família do colaborador em ações dentro da empresa. Portanto, criar um dia especial para que os filhos conheçam o local de trabalho dos pais ou uma confraternização que inclua os cônjuges são opções bacanas para as festas de final de ano.

9 – Relembrar conquistas e planejar as metas

As metas atingidas e as conquistas, tanto da empresa quanto as pessoais dos empregados, devem sempre ser celebradas. Use as ferramentas de C.I. para relembrar a conquista de algum cliente que é crucial ou algum prêmio recebido durante o ano. Dessa forma, lembre também os eventos importantes dos empregados, como casamentos, formaturas e nascimento de filhos que ocorreram no último ano.

Assim, aproveite ainda para falar sobre as metas e as expectativas da empresa para o ano que está por vir. Explique por que estes objetivos são importantes e quais resultados eles irão trazer para a organização e para os colaboradores. Dessa forma todos estarão preparados e motivados para iniciar o próximo ano.

10 – Curiosidades de final de ano

Se a sua empresa utiliza a TV Corporativa na comunicação interna, esta ação é ideal. Crie algumas vinhetas com curiosidades e tradições sobre o ano novo e o natal em outros locais. Dessa forma, mostre como estas datas são comemoradas em outras culturas quais são seus símbolos, tradições e significados. Você pode ainda pedir para que os empregados enviem as suas próprias tradições e superstições para esta data, para que sejam transmitidas na TV Corporativa.

Estas são apenas algumas das muitas possibilidades de ações para realizar no final de ano e natal nas organizações. Sendo assim, é importante que cada empresa planeje as atividades que mais se adequem às suas características, à sua cultura e ao perfil dos seus funcionários. Desta forma, este é o momento ideal para estimular o trabalho em equipe, a cooperação e a interação entre os colaboradores e entre os setores da empresa. É também uma oportunidade para reforçar os valores e a cultura organizacional, aproximar as diferentes hierarquias e manter as equipes motivadas para começar o próximo ano com o pé direito.