10 ações para janeiro branco na empresa

janeiro branco nas empresas

O Janeiro branco é o mês dedicado a promoção da Saúde Mental. Veja aqui, 10 ações para o janeiro branco nas empresas e, ainda, baixe o material gratuito feito especialmente para essa data tão crucial.

Há quem ainda pensa que saúde mental é só a não existência de doenças que provocam o adoecimento emocional. No entanto, trata-se de algo maior que isso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fala que o conceito de saúde mental é muito maior que o fato de não haver doença, nesse caso, a OMS fala que é um completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Dessa forma, saúde mental acabou ganhando notoriedade nos últimos anos, afinal, é um tema complexo e que se faz necessário lembrar em todos os dias do ano, mas também, precisa de um mês exclusivo de para promover sensibilização acerca.

Siga com a gente nesse artigo e confira 10 dicas para fazer ações de Endomarketing na empresa. Aproveite e baixe o nosso material gratuito pensado especialmente para essa temática!

História por trás do Janeiro Branco

De acordo com o histórico de portais na internet, o Janeiro Branco nasceu a partir do ano de 2013, com um grupo de psicólogos de Minas gerais. O grupo teve como base a campanha do Outubro Rosa.

Neste caso, a campanha do Janeiro Branco tem por objetivo promover a cultura do bem-estar emocional.

A saúde mental, de acordo com a psicologia, é crucial para todos, uma vez que, essa nos dá todo os aportes necessários para lidar com todas as emoções, sejam estas negativas ou positivas.

Dessa forma, pode-se concluir que, é o equilíbrio das funções mentais que fazem com que os seres humanos possam ter um convívio social saudável.

O manifesto da campanha propõe o seguinte:

“sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental”.

A importância do Janeiro Branco

De acordo com o histórico da campanha, o Janeiro Branco foi posto em prática no Brasil em 2014. Seus anos iniciais reuniu profissionais e estudantes de psicologia de distintas regiões do Brasil.

No país todo, muitas instituições abraçaram a causa, escolas, faculdades, empresas públicas e privadas, shoppings, igrejas… Foram muitas as formas das quais essas instituições encontraram para falar sobre o tema da saúde mental, afinal, é um tema de suma relevância.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, a depressão é um transtorno mental frequente. A organização ainda estima que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.

Outro dado crucial trazido pela Opas, é que em função da grande incidência da depressão, cerca de 800mil pessoas morrem por suidídio a cada ano. Nesse caso a depressão é a principal causa de mortes em pessoas que possuem de 15 a 29 anos de idade.

Saúde mental é um assunto sério! A pessoa acometida pela depressão pode sentir sofrimento extremo e ainda, possuir disfunções em várias esferas da vida, mas principalmente, da sua vida social familiar e da sua vida profissional (no trabalho).

10 ações de endomarketing para tratar do tema

Uma pesquisa feita pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, apontou os seguintes dados:

  • transtornos mentais e de comportamento são a terceira maior causa de afastamentos nas empresas;
  • entre 2012 e 2016, cerca de 9% dos casos de aposentadoria por invalidez ou acesso ao auxílio-doença foram decorrentes desses quadros, segundo a pesquisa;
  • 31% dos auxílios-doença não ligados a acidentes são decorrentes de depressão

Ou seja, é crucial sensibilizar os colaboradores a respeito dos cuidados que se deve ter com a saúde mental. Afinal, uma saúde mental desestabilizada pode provocar grandes danos à vida dos mesmos.

Para isso, selecionamos 10 ações de endomarketing que vão ajudar você nessa jornada em prol da saúde mental dos colaboradores, confira abaixo:

Palestras de sensibilização para o tema

Essa ação serve tanto para firmas que estão em Home Oficce e aquelas que estão presencial. Sendo assim, leve especialistas para conversar com os empregados sobre a importância de manter a mente com saúde. Uma boa maneira de fazer isso é com palestras.

Dessa forma, o objetivo deve ser de sensibilizar e fazer com que os funcionários saibam o quanto manter a saúde mental pode beneficiá-los

O ambiente precisa comunicar

Desse modo, o ideal é alocar o Janeiro Branco as politicas de comunicação da empresa. Ou seja, incorpore a data na C.I., assim implemente locais para que os trabalhadores possam descontrair em momentos de tensão.

É crucial mostrar aos seus empregados que há uma preocupação com a sua saúde mental também. Eles se sentirão acolhidos e caso, em algum momento, não se sintam bem recorrerão de forma orgânica aos cuidados necessários.

Campanhas internas

Saúde mental é algo sério, portanto, não pode ser lembrada somente no mês de Janeiro.

Saúde mental é assim, como outras campanhas, assunto para o ano todo. Por isso, pense em campanhas que podem ser replicadas em outros meses. Dessa forma, os empregados lembrarão mais vezes sobre cuidados que devem ter com a sua saúde mental.

Controle o clima organizacional

Um bom ambiente de trabalho, com um clima agradável já estabiliza mais as relações entre equipes e chefia. Isso é ótimo para todos, uma vez que, um clima agradável reforça uma cultura organizacional forte e isso é bom tanto para o colaborador, quanto para quem trabalha na empresa. Ambos os lados entram em simetria, tornando assim, o convívio muito tranquilo e agradável.

Pratique a Comunicação não violenta

Uma empresa que é aberta ao dialogo com seus empregados, o deixa mais satisfeito e confiante diante de todas as adversidades que pode passar em relação as suas atividades.

Manter os ouvidos abertos para escutar os colaboradores evitando discussões desnecessárias é uma solução eficaz para manter o local em harmonia. Além disso, o funcionário se sente bem na empresa, o que é essencial para saúde mental de qualquer ser humano: fazer o que gosta, em locais que gosta!

Kit da campanha

Quer que os empregados lembrem da campanha o ano todo? Dê brindes personalizados.

Pense nos objetos que ele usa no dia-a-dia, como canecas, canetas, papeis timbrados ou até mesmo squeezes, por exemplo. Ao usar os objetos, os empregados sempre lembrarão da data, do tema e dos cuidados que deve ter com a sua saúde mental.

Dê informação sobre doenças que acometem a saúde mental

Uma boa maneira de identificar futuros problemas é os identificando. Nesse caso, distribua materiais ou até mesmo cartazes que informam os principais sintomas. Instrua os funcionários para o que devem fazer caso se sintam “para baixo” ou com caso pensem que estão depressivos. Para ajudar, elencamos os principais sintomas informados pela OMS, confira abaixo:

  • Procure ajuda. Seu profissional de saúde ou médico local são um bom lugar para começar;
  • Permaneça conectado(a). Mantenha contato com familiares e amigos.
  • Faça exercícios regularmente, mesmo que seja apenas uma curta caminhada;
  • Mantenha hábitos alimentares e de sono regulares;
  • Evite ou restrinja a ingestão de álcool e abstenha-se de usar drogas ilícitas; estas podem piorar a depressão;
  • Continue fazendo coisas que você sempre gostou, mesmo quando não está com vontade;
  • Esteja atento aos pensamentos negativos persistentes e à autocrítica e tente substituí-los por pensamentos positivos. Parabenize-se por suas conquistas.

Use materiais referenciados para adaptar melhorias para a Saúde Mental do colaborador

A gente sabe que com o novo contexto de pandemia, muita coisa mudou. Ou seja, os colaboradores ficaram inseguros e muitos com medos. Primeiramente, o medo era de pegar COVID-19, depois de estar com o vírus e passar para os familiares e após, ficaram inseguros em relação ao seus empregos. Todas esses medos são compreensíveis, ainda mais, no contexto em que vivemos no momento.

Dessa forma, uma boa saída é focar em promover o bem-estar para melhorar a Saúde Mental dos empregados.

A OMS criou um guia da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com foco na saúde mental de colaboradores do mundo todo. Segundo a organização, esse guia contém os elementos-chave necessários para proteger a saúde e o bem-estar das(os) trabalhadoras(es).

Envolva os gestores no processo de saúde mental da empresa

Nesse sentido, é crucial que a alocação de politicas de saúde mental seja erguida de cima para baixo. Sendo assim, a gestão precisa estar atenta a tudo que os seus empregados precisam para ter um ambiente saudável.

Os líderes precisam ser capacitados para pensar na saúde mental dos empregados como algo incontestável na firma. É papel da liderança introduzir o tema para algo muito maior, ou seja, na C.I. da firma.

Tv Corporativa para divulgar ações sobre o Janeiro Branco

A Tv Corporativa é uma grande aliada nas ações de endomarketing e de C.I., isso ocorre devido ao seu uso estratégico para disseminar informações cruciais e até mesmo na divulgação de ações estratégicas.

Sendo assim, se a sua empresa usa a Tv ela pode ser o meio pelo qual as ações do janeiro branco possam ser divulgadas. Gostou da ideia? Então baixe o material alusivo ao mês Janeiro branco de forma gratuita e abrace essa causa tão crucial

Caso sua empresa não tenha a TV Corporativa, você pode conferir, clicando aqui, tudo sobre a nossa solução!