Junho Vermelho: dicas de ações e kit de materiais para baixar!

Junho Vermelho

Campanha Junho Vermelho nas empresas: confira as ações de endomarketing a respeito do Mês de Conscientização da Doação de Sangue e baixe o kit de materiais gratuitos para a sua programação.

De modo geral, campanhas que têm o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas em prol de algo ou de alguma causa sempre são campanhas cruciais para trabalhar na empresa. Para além de serem campanhas que propõem o cuidado ao bem-estar do quadro funcional, são também uma forma de aderir a causas relevantes e mobilizar os colaboradores em prol delas.

Dessa forma, assim como outras datas sazonais, o Junho Vermelho se faz uma data importante para se trabalhar na empresa. Primeiro, por despertar um lado mais humano nas pessoas e ter boas chances de engajar os colaboradores na causa. Em segundo lugar, por despertar o interesse nos colaboradores de ajudar quem precisa da doação de sangue.

Siga a leitura do artigo até o fim e baixe nosso kit de materiais gratuitos alusivos ao Junho Vermelho!

A origem do Junho Vermelho

Segundo alguns sites e portais de saúde, a campanha Junho vermelho é uma ação que surgiu do movimento Eu Dou Sangue, criado no ano de 2015. Nesse sentido, a escolha do mês se dá por dois vieses. Um deles é o Dia Mundial da Doação de sangue, que ocorre em junho, no dia 14; e o segundo é porque é em junho, no dia 21, que entra a estação mais fria do ano, o inverno, o que reduz muito o número de doações.

Por isso, nessa estação mais fria é o período em que mais pessoas precisam de doação de sangue. Outros fatores, como férias escolares, por exemplo, acabam influenciando nas doações.

Nesse sentido, o movimento tem por objetivos tanto fazer uma homenagem para quem doa, quanto conquistar mais doadores.

Vale lembrar também que quem precisa de sangue, precisa contar com o bom coração do doador. Por isso, doar sangue é um ato de carinho e amor pelo próximo. Quer ação mais engajadora que essa?

Sendo assim, para ajudar com a campanha Junho Vermelho nas empresas, separamos algumas dicas que vão dar aquela turbinada no engajamento dos funcionários. Siga a leitura!

3 ideias de ações para a campanha de doação de sangue nas empresas

Já dissemos que doar é um ato de amor! Desse modo, o Junho Vermelho nas empresas é um bom movimento para lembrar que esse amor tem que ser doado de forma contínua por todos. Para tanto, ações na empresa podem ser essenciais para que uma cultura de doação se forme entre os colaboradores. Sendo assim, separamos algumas ações para ajudar a sua campanha a alcançar ainda mais pessoas na empresa e promover o envolvimento de todos na causa.

Divulgue o que é preciso para ser doador:

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como doar ou sobre o que precisa para se tornar um doador. Então, nada mais justo do que divulgar os pré-requisitos para se tornar um doador e esclarecer questões que podem estar impedindo as pessoas de doarem sangue.

Segundo a Sec. da Saúde do RS, os pré requisitos são:

  • Estar bem de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doador com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg com desconto das roupas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar comidas gordurosas;
  • Ter dormido pelo menos 6h antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12h antes da doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Deixe a empresa entrar na temática:

Se já possui canais de comunicação na empresa, o ideal é usar kits de materiais como o que estamos disponibilizando neste artigo para divulgar a campanha. Assim, os colaboradores conhecem o Junho Vermelho e conscientizam sobre como é bom realizar a doação. Na TV Corporativa, por exemplo, é possível usar o outro viés da campanha e aproveitar para homenagear aqueles colaboradores que já são doadores. Estes se sentirão valorizados por serem reconhecidos ao fazer o bem ao próximo. Sem falar que servirá de estimulo para o quadro funcional.

Sendo assim, outra ideia para quem está no modo presencial é decorar a empresa com as cores do mês. Isso ajudará no reconhecimento da campanha e também na divulgação. Afinal, a empresa estará com a temática do Junho Vermelho sendo emitida a todo momento.

Lives para quem está em home office:

Se a sua empresa tem uma grande maioria de funcionários em regime de tele-trabalho, você precisa integrar eles na campanha. Ou seja, não esquecer de quem está em casa neste momento é valorizar em forma de lembrança. Para essa ação, defina um momento para uma conversa com um especialista. Tirar dúvidas, saber como doar e qual intuição procurar para fazer a doação são questões recorrentes sobre o assunto.

Lembre-se de estimular as doações e de lembrar que em algum momento alguns funcionários podem faltar para efetivar a doação. Até porque, nesse caso, o abono do dia é um direito do doador. Quem doa precisa de repouso e cuidados também! Cuidando de tudo, todos os colaboradores se sentirão engajados e envolvidos a doar sangue para quem precisa. Por isso, lembre-os que doar sangue é um ato de amor. Quem ganha a doação recebe esperança.

E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje? Então clique aqui e saiba como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a fazer uma campanha de Junho Vermelho extraodinária!