Utilização da metodologia Kanban no RH

Metodologia de RH no Kanban

Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Hoje, vamos ajudar você a entender como a metodologia Kanban é útil no dia-a-dia do setor de RH, siga com a gente e leia o artigo na íntegra.

Se você já ouviu falar em metodologia ágil, certamente já ouviu falar no método Kanban.

O kanban é um método de gerenciamento de tarefas que tem por objetivo principal aumentar a eficiência e a produtividade das equipes. Ele se baseia em um sistema de gestão que tem como base as referências visuais.

Esse método, por sua vez, trata-se de um gerenciamento de atividades ou tarefas que objetiva o aumento da produtividade de equipes, bem como maximizar a sua qualidade. Sua base está em uma gestão com referencias visuais, ou seja, gestão à vista.

Ela é aplicável a qualquer equipe, e se adapta aos objetivos do gestor ou líder. Post-its e cores definidas por quem lidera pode definir o que precisa ser feito, o que será feito e o que já foi feito.

Dessa forma, visualmente falando, o Kanban tem uma funcionalidade extrema no que tange a melhora da comunicação e trabalho em equipe, uma vez que todos estão alinhados ao que está ocorrendo no setor.

Origem do Kanban

De acordo com registros na web, a palavra kanban tem origem japonesa e surgimento na década de 60, seu significado fica atrelado as palavras tabuleiro, sinalização e cartão.

O método nasceu a partir dos gestores da empresa Toyota, em um momento de crise em que a sua organização se encontrava.

Com base na obra de Henry Ford, Today and Tomorrow, eles encontraram um sistema que derivou a execução do método Kanban.

Nesse sentido, o método se fez muito eficaz no que diz respeito a reversão de níveis de produção baixos e gestão.

Kanban aplicado ao RH

Considerando todas as vantagens de implantar o Kanban como metodologia ágil em empresas, devemos ressaltar alguns pontos cruciais para a decisão, veja bem:

  • Alinhamento da equipe – todos estão ligados em tudo que está acontecendo no setor pois, estão visualizando o kanban;
  • Agilidade na busca por soluções – a gestão à vista permite que a equipe veja ou preveja possíveis problemas de forma imediata evitando assim, um longo tempo de resolução;
  • Gestão completa – o gestor tem em mãos tudo o que está acontecendo, tudo que irá acontecer e o que já aconteceu;
  • Otimizar os processos e deixá-los mais dinâmicos – com a equipe alinhada fica mais fácil otimizar tempo resolvendo tudo de maneira dinâmica.

Outro ponto importante, é que o Kanban traz uma mentalidade ágil para o RH, a mesma mentalidade que os gestores avaliam serem adequados a setores de produção, sendo assim, pode-se dizer que é uma estratégia exemplar para deixar os fluxos correrem mais rápido.

Vale ressaltar, que o Kanban é uma metodologia que estimula o engajamento e a autonomia dentro da empresa. Tarefas em aberto, ficam visíveis para qualquer um que queira resolve-la ou executá-la, por exemplo.

Por fim, podemos dizer que o Kanban é uma metodologia ágil que contribui com o sucesso do setor de RH. Este método quando alinhado a execução de projetos e tarefas do dia-a-dia melhora os níveis produtivos, ajuda no cumprimento dos prazos e envolve todos os colaboradores nos fluxos fazendo com que ideias incríveis sejam criadas. Ou seja, melhora a qualidade das entregas do RH ajudando a aperfeiçoar os processos do setor.

Portanto, não fique de fora… Quer saber como fazer a gestão à vista na sua empresa? Saiba mais sobre a nossa solução de TV Corporativa e implemente uma gestão ágil na sua empresa.

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa