O trabalho em equipe é sempre uma boa saída

O Trabalho em Equipe É Sempre Uma Boa Saída Capa Blog Pix Mídia

A união faz a força. Um por todos e todos por um. Essas duas frases resumem o trabalho em equipe. Ou seja, algo que todo mundo já fez ou vai fazer um dia. Sendo assim, vamos descobrir porque ele faz a diferença no dia a dia da empresa.

Duas cabeças (ou mais) pensam melhor do que uma. Isso porque o trabalho em equipe ajuda os funcionários a se conhecerem. Afinal de contas, todos precisam lidar com as diferenças, resolver problemas, chegar a um acordo, etc.

Prova disso é a dinâmica que a Pix Mídia fez para anunciar o retorno ao trabalho presencial. Na ocasião, o RH dividiu os colaboradores em grupos para desvendar enigmas. Porém, por que não comunicá-los logo de cara? Não seria mais simples?

Em resumo, o trabalho em equipe, mesmo em uma brincadeira, é uma forma de exercitar a comunicação e o raciocínio lógico. Dessa forma, os membros da equipe permanecem unidos. Apesar de todos esses meses de home office, é claro.

No entanto, existem várias formas de incentivar o trabalho em equipe na sua empresa. Por isso, continue a leitura e saiba como aumentar a sinergia entre os membros do seu time. Tudo isso de um jeito rápido, fácil e divertido. Vamos lá?

O trabalho em equipe é um talento

Para se ter ideia, a Catho ouviu mais de 500 empresas para descobrir quais são as habilidades que elas mais buscam nos seus candidatos. De acordo com a pesquisa, 72% valorizam aqueles que sabem trabalhar em grupo.

Isto é, se antes da pandemia o trabalho em equipe já era importante, agora ele é indispensável. Afinal de contas, pessoas com esse perfil são mais diplomatas, conseguem se colocar no lugar do outro, propõem soluções e muito mais.

Por exemplo. Em um cenário tão desafiador, os colaboradores com essa característica tiveram melhores resultados, pois foram mais flexíveis ao se adaptar. Sendo assim, nada melhor do que exercitar essa habilidade na volta ao escritório.

Além disso, o trabalho em equipe junta setores que não têm muito contato no dia a dia. Nesse sentido, os colegas passam a interagir mais e a entender áreas que não são as suas. O que reforça a sensação de pertencimento.

Processos

Se a empresa não tem um processo bem alinhado, não adianta fazer cobranças para que o trabalho em equipe dê certo. Sendo assim, oriente todo mundo sobre o seu papel e porque ele é importante para o produto final.

No caso de uma agência de publicidade, os designers, os redatores e os gestores de tráfego precisam saber o que cada um faz. Afinal de contas, apesar de serem de áreas diferentes, um precisa do outro para entregar um bom job.

Por isso, não poupe detalhes na hora de passar uma tarefa e estimule uma boa comunicação entre todos. Seja pelo e-mail ou pelo gerenciador de tarefas. O que importa é registrar todas as informações em um só lugar.

Feedback

Tanto faz se ele é positivo ou não. O que vale é expressá-lo com clareza e profissionalismo. Sem esquecer do bom senso, é claro. Portanto, ao pontuar algo que não está bom, indique os caminhos para melhorar e conduza o time.

No mais, o trabalho em equipe, como o nome já diz, é uma construção coletiva. Portanto, ao dar um feedback, a equipe consegue amarrar os fios que estão soltos, além de manter as práticas que funcionam. Legal, né?

Por isso, quando um líder faz uma crítica da forma adequada, o funcionário se sente motivado a aprender mais e entregar o melhor de si da próxima vez. O que é sempre bom para a empresa, a equipe e o cliente, também.

O respeito à individualidade no trabalho em equipe

Por fim, temos a particularidade de cada colaborador. Ou seja, aquilo que os torna tão únicos. O trabalho pode até ser em equipe, mas é preciso reconhecer o perfil de cada membro de forma individual. Por quê?

As empresas precisam entender que cada profissional tem seus pontos fortes e aquilo que precisa melhorar. Por outro lado, isso não quer dizer que eles são mais ou menos competentes. Muito pelo contrário.

Em suma, o trabalho em equipe é uma forma de misturar tudo o que a equipe tem de bom e fazer entregas de qualidade. Sendo assim, não faça comparações, respeite o tempo de cada um e ajude sempre que for preciso.