Como planejar conteúdo para TV Corporativa em 3 passos

Conteúdo par TV Corporativa

Agora que você já conhece as funcionalidades da TV corporativa, você decidiu implantar este projeto na sua empresa. Todos os seus colaboradores animados com a novidade! Parabéns! Aliás, você já sabe que essa empolgação pelo novo passa com rapidez. Então, para conseguir manter seus colaboradores atentos à tela e sempre em busca de novas informações, será preciso uma programação atrativa e que forneça conteúdo de valor.

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O aspecto mais importante de um canal de comunicação interna é o que irá rodar na TV corporativa. Com um conteúdo relevante e atrativo nas telas você vai conseguir não só prender a atenção mas também manter seus colaboradores fidelizados. Ao seguir as orientações deste artigo, você conseguirá planejar o conteúdo de uma grade de comunicação. Assim, ela será útil, mantendo a coesão da sua programação e  atendendo aos objetivos estratégicos de comunicação interna.

A importância de fazer um planejamento de conteúdo para sua TV corporativa

Em projetos de TV corporativas, um passo crucial é o planejamento editorial. Este planejamento deve ser feito tendo em vista os objetivos estratégicos de comunicação. Ou seja, ele deve reunir conteúdos interessantes e relevantes para seus colaboradores.

Outro ponto muito importante é considerar a segmentação de seus conteúdos. Até porque o que pode ser interessante ou necessário para um certo grupo de pessoas, pode não ser nada útil para chamar a atenção de outro. A forma de abordagem que você utiliza com seus colaboradores no escritório é diferente da que utiliza com os que trabalham no chão de fábrica, por exemplo.

Ademais, com um bom planejamento de conteúdo você vai conseguir definir o que vai passar em seu canal, quando, em qual hora do dia e quem vai ver essa informação. Este planejamento vai facilitar e muito o tipo de comunicação que você precisa conseguir fazer. Você vai conseguir também dar destaque às mensagens importantes, definindo estratégias a fim de atrair a atenção de seus colaboradores para sua TV sempre que se fizer necessário.

EPI
O planejamento de conteúdo deve direcionar as mensagens de cada tela para que as elas cheguem ao seu público correto.

É bom considerar dentro desse planejamento as inúmeras opções de mídias para transmitir. Por exemplo, apresentando desde conteúdos participativos, entretenimentos até as informações mais sérias que sejam necessárias. Dessa maneira, você vai conseguir criar uma programação bem diversificada, garantindo que seus colaboradores não deixem de ter interesse pelo conteúdo da sua TV corporativa, mesmo com o passar do tempo.

Passo a passo para um planejamento de conteúdo de sucesso

Primeiro passo – tenha claros os objetivos estratégicos de sua TV corporativa

Qual é a real estratégia por trás do seu projeto? Ter um canal de comunicados? Divulgar índices? Potencializar suas ações endomarketing e aproximar os colaboradores da diretoria? Alcançar os colaboradores sem precisar de computadores e fortalecer a cultura da empresa por meio de uma mensagem específica?

Seja qual for o seu objetivo, você precisa inicialmente ter ele muito bem definido. Portanto, garanta que ele está alinhado à diretoria desde o início de todo o seu projeto. E é exatamente o objetivo estratégico do seu canal que vai determinar seus próximos passos.

Segundo passo – analise as questões básicas do projeto

Primeiramente, tenha seus objetivos bem claros. Então, estude para definir como e qual será o modelo de grade a ser utilizado em sua TV corporativa. Isso é muito importante! Um dos principais pontos a se analisar é o público-alvo. Seu objetivo é atingir só os colaboradores de sua produção, os administrativos, um setor específico ou os funcionários em geral? Da mesma forma, saiba se os visitantes irão ver seu canal corporativo. Tenha certeza de que o conteúdo a que eles tem acesso seja relevante.

Igualmente, defina qual será o orçamento disponível para esse tipo de ação. Qual será a quantidade de telas a se instalar? Você vai ter algum plano de expansão? Saiba também os locais de instalações de suas telas. Se elas estarão, por exemplo, em ambientes comuns a todos de sua empresa ou em setores específicos.

É preciso ver ainda qual o tempo de permanência dessas pessoas nestes locais e quanto da programação elas poderão acompanhar. Isso é importante para definir o tamanho de cada conteúdo na grade de TV. Muitos conteúdos podem ser passados em 30 segundos, por exemplo.

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A localização das telas deve ser considerada ao realizar o planejamento de conteúdo. Isso garante que as informações estarão acessíveis a quem precisa delas.

Terceiro passo –  escolha o responsável pela produção de seus conteúdos

Essa é uma decisão de extrema importância, pois está relacionada de forma direta com o planejamento de conteúdo da sua TV corporativa. Quem for o responsável deve pensar nos principais assuntos que vão fazer parte de sua grade. Defina se ela vai contar com palavras do CEO, comunicados e indicadores ou se irá transmitir também notícias externas e conteúdo de entretenimento.

Você tem a opção de produzir boa parte deste conteúdo dentro da empresa. Isso lhe dará agilidade no processo criativo. Também vai deixar o conteúdo mais com a cara de sua empresa. Tenha em mente, no entanto, que essa é uma atividade que vai consumir um bom tempo da equipe de comunicação.

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