Comunicação interna: como uma plataforma integrada pode melhorar o seu fluxo de trabalho

comunicação interna entre colegas - usando plataforma integrada

Criamos este artigo sobre a importância de uma plataforma integrada de comunicação em parceria com a Deskfy. Leia até o final e vamos aprender juntos!

Uma estratégia de comunicação interna eficaz é um ponto crucial para melhorar os processos internos de produção. Você pode ter as melhores práticas em vigor para se comunicar bem com clientes, parceiros e até possíveis novos contratados, mas o mesmo nível de cuidado aplicado a seus funcionários atuais pode ajudar a criar um melhor engajamento.

Importância da comunicação interna

A comunicação interna é crucial para todas as organizações. E sem ela, talvez você não iria conseguir vender produtos inovadores ou fornecer serviços excepcionais. Ia ser difícil engajar funcionários ou satisfazer as necessidades dos seus clientes. 

Bom, o que todo mundo já imagina: a comunicação interna eficaz é o que garante que todos os membros de sua firma trabalhem em conjunto para alcançar o objetivo comum. Apesar de ser assim, analisando a situação atual de muitas empresas, podemos ver que muitas continuam optando por sistemas antiquados. Ruim, né?

Além disso, o diálogo dentro de uma organização corporativa é importante para seu bom funcionamento e garantir a transparência em vários departamentos. A falta de coordenação e o déficit de fluxos internos podem ser uma grande fonte de atrito interno ou de falhas no processo criativo, que levam muitas vezes ao retrabalho.

6 Benefícios da Comunicação Interna  

Em sua essência, a comunicação é um instrumento de estratégia. Em primeiro lugar, porque ajuda você a compartilhar sua missão, visão e valores com os seus funcionários. Da mesma forma, é uma estratégia porque vai ajudar você a atingir certas metas. Cria um senso de comunidade e uma linha de visão para eles, o que os ajuda a tornar o seu negócio bem sucedido.

Assim, os benefícios são tanto tangíveis, quanto intangíveis. Também, variam de acordo com a necessidade de cada empresa.

1. Visão Panorâmica Do Negócio e das Estratégias

Eles se sentem valorizados ao saber toda a visão estratégica da empresa. Ao terem voz e se fazer ouvir, se sentem parte da equipe e da organização. E isso é crucial para que todas as pontas de contato com o cliente funcionem da melhor forma, porque os seus funcionários se sentem parte de algo maior.

Ou seja, em qualquer empresa, garanta que os empregados entendam sobre todas as coisas. Isto é, compreender as principais ações, objetivos e estratégias. Assim, as pessoas ficam mais motivadas no desempenho de suas tarefas e somam mais forças para chegar nessas metas.

2. Liderança Estratégica 

A comunicação não é mais apenas tática; é sobre estratégia. Nesse contexto, os líderes são mais capazes de entender o que o time precisa e como atender a essas necessidades para motivá-los, inspirá-los e envolvê-los.

3. Produtividade e Assertividade 

Como resultado, os colaboradores fazendo mais contribuições e se sentindo parte da organização, os seus esforços, com toda certeza, vão impulsionar o seu trabalho. A produtividade de um time bem coeso é muito maior comparado a um time bagunçado e com pontas soltas. Além disso, o bom diálogo faz com que a tarefa final esteja de acordo com a solicitação, assim não existindo retrabalho e falhas de comunicação em geral.  

4. Cultura empresarial 

A troca não se dá só entre empregado e empresa. A comunicação interna contribui para melhorar as relações sociais, o que cria um clima de cooperação e interatividade.

Então, uma boa cultura marca como as pessoas se dão umas com as outras dentro do ambiente de trabalho. Isso pode até incentivar o trabalho em equipe e a participação ativa do seu time.

5. Auxílio na tomada de decisões 

A contribuição de cada funcionário na hora de tomar decisões não só vai aumentar a qualidade das decisões, mas também irá garantir que essas escolhas sejam bem feita. Além do mais, se cada um tem a mesma visão da estratégia, tudo fica mais claro. 

6. Economia de tempo 

Todo mundo está ocupado nos dias de hoje. Ocupado demais para perder tempo com e-mails, reuniões, buscando arquivos, retornando ligações… Ou fazendo de tudo só para garantir que sua rede de comunicação esteja aberta e fluindo.

Por isso, com um sistema central, isso são dias passados. Para você e para toda a equipe, isso vai poupar horas do seu precioso tempo. Ademais, tudo o que você precisar para cuidar da comunicação interna estará à sua disposição.

Soluções de plataformas integradas para CI

Já que muitas empresas ainda usam sistemas de comunicação insuficientes, hoje em dia surgiram diversas soluções tecnológicas. Assim, dentro de uma organização o diálogo vai de ponta a ponta, conectando times e colaboradores. 

Ter um sistema de comunicação interna irá trazer benefícios a sua organização mais do que você pode saber. Isso porque ela afeta todas as áreas do seu negócio – de seus lucros ao seu relacionamento com clientes e funcionários. Da mesma forma, afeta os processos de trabalho e a reputação (interna e externa) da organização.

O sistema ideal conecta todos os interessados e centraliza os comunicados em um só lugar. Esse tipo de plataforma também inclui toda a documentação que a equipe precisar.

Conclusão

Assim, com uma plataforma integrada de comunicação na sua firma você poderá ver diversos benefícios e um ambiente de fluxos dinâmicos. Caso você esteja em busca de estratégias para o sucesso do seu negócio, te garantimos com toda certeza que a comunicação deve ser prioridade.

Este artigo foi produzido em parceria com a Deskfy.