Porque o clima organizacional é importante?

Importância do clima organizacional

Você sabe o que é clima organizacional? Siga com a gente nessa leitura, entenda tudo sobre o tema e, de quebra, conheça os fatores que influenciam o clima em uma empresa!

Mas calma, vamos explicar! A relevância do clima se dá pois, possui influencia de forma direta na motivação dos empregados. No entanto, alertamos: o clima varia de empresa para empresa.

A razão para isso acontecer é simples, cada empresa possui a sua cultura organizacional e uma diversidade de outras variantes.

Sendo assim, neste artigo, além de ensinar de maneira mais profunda o que é o clima organizacional vamos te mostrar como identificar os tipos de clima.

Não vai perder essa não é mesmo? Então confira o artigo com a gente!

Mas… o que é clima organizacional?

Empresas que se preocupam em ter um clima positivo abrem as portas para grandes talentos. Além disso, fazem desses profissionais pessoas satisfeitas, diminuindo assim o turnover.

Desse modo, o clima é considerado o composto de características mensuráveis que um local de trabalho possui, percebidos por seus colaboradores. Lembrando que, essa percepção pode acontecer de forma indireta ou direta.

Essas propriedades, no entanto, influenciam muito tanto na conduta, quanto na motivação desses empregados.

Sendo assim, podemos dizer que o clima é o conjunto de indicadores mensuráveis do local de trabalho, que acontece em diferentes esferas da C.O.

Nesse sentido, os aspectos incluem os fluxos de comunicação, ações de endomarketing, valorização dos empregados, moldes de gestão e até mesmo, políticas de RH.

Se aprofunde um pouco mais no conteúdo com a temática a seguir.

Tipos de clima organizacional

O clima de uma empresa possui um grande impacto sobre ela. Portanto, é crucial entender que a pesquisa de clima também ajuda os gestores a encontrarem estratégias para melhorar fatores de desempenho das equipes, afinal, o clima é algo que impacta tanto de forma positiva, quanto negativa.

A cultura organizacional é aquilo que difere as organizações umas das outras, porém, a cultura deriva do clima e é por isso, que cada empresa possui um clima especifico. Apesar disso, o clima se classifica em três definições, veja abaixo:

  • 1 – Clima organizacional bom;
  • 2 – Clima organizacional médio;
  • 3 – Clima organizacional ruim.

Todas as definições incidem sobre aspectos cruciais dentro de uma empresa, por sinal, aspectos que são os mais falados pelos profissionais de RH: engajamento, desempenho e conduta dos empregados.

Aprofunde-se nas três definições de clima

Apesar de parecer complexo, esse tema acaba se simplificando na medida em que nos aprofundamos nas três definições descritas acima, veja abaixo:

Clima organizacional ruim:

Vamos começar por onde é mais complexo, pelo clima cujo os efeitos são os mais ruins para a empresa.

Quando a empresa possui um clima ruim, isso significa que existem muitos problemas:

  • Má relação entre a alta gestão e os empregados da produção;
  • Relacionamento interpessoal dos empregados não está bom o que dificulta conversas e resoluções de problemas básicos;
  • Os empregados se sentem desvalorizados e com isso não possuem uma relação afetiva com a empresa e seu trabalho.

Enfim, há uma variável de motivos que podem estar influenciando. Desse modo, com esse clima é fácil ver como os funcionários estão insatisfeitos e, ainda, como eles saem falando mal da empresa (o que implica muito na imagem da mesma).

Outro ponto a ser visto com o clima ruim é que haverá problemas na comunicação e as taxas de turnover serão muito altas. Ou seja, quando o clima está ruim há uma imersão de pontos que irão afetar de forma negativa em muitos aspectos.

Clima organizacional médio:

Como o próprio enunciado já diz, o clima médio é a linha tênue entre um bom clima e um clima ruim, porém, muito cuidado. O clima médio de forma geral é um aviso para a chegada do clima ruim, entenda.

Sabe quando o empregado não coloca fé no trabalho, ou então quando ele simplesmente taxa o ato de trabalhar como obrigação e não por algo da qual ele se orgulha e gosta?

Então, esse é o clima mediano. No geral, é possível notar que os funcionários pedem demissão já na primeira vez em que ocorre algo que eles não gostam ou quando a gestão propõe algo que não é tudo o que eles querem. Nesse caso, as taxas de turnover vão aumentando pouco a pouco.

A insatisfação começa a surgir e os empregados começam a se desmotivarem!

Clima organizacional bom:

Quando o clima é bom a empresa produz mais e os problemas são resolvidos de forma coerente e fácil. Por isso, esse é o clima que todo profissional de RH almeja.

Nele os empregados enxergam o propósito da empresa com os mesmos olhos que o dono vê. Estão todos alinhados com a cultura e os valores que a firma impõe, e todos amam suas funções, pois veem potencial e oportunidade de crescimento de carreira.

As taxas de turnover com esse clima quase nem existem e todos falam bem da empresa.

Em conclusão, se você acha que o clima da sua empresa não está bom, você pode se aprofundar nesse texto aqui, nele você aprendera a fazer a pesquisa de clima e, assim, moldar estratégias para melhorar a situação.

E aí, gostou dos nossos conteúdos? Então clica aqui e saiba como a nossa Solução de Tv Corporativa pode lhe ajudar!

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa