Quais são os subsistemas de RH e porque eles são cruciais?

Subsistemas de RH

Basicamente, os subsistemas de RH são as fragmentações do setor. Existem organizações que ainda não compreenderam como se faz preciso reconhecer esses fragmentos, uma vez que, são de suma relevância, pois influenciam muito nos aspectos do sucesso da empresa. Confira a seguir!

Se pararmos para pensar o RH é um setor no qual existem muitas atividades, que em suma, se classificam em tarefas voltadas para o gerenciamento de pessoas. Essas atividades de acordo com Chiavenato, são tantas que não poderiam ficar imersas em apenas um fito.

São tantas atividades que se pensarmos, é quase impossível que apenas uma única pessoa execute, por exemplo.

Nesse sentido, existem cinco subcategorias de RH. Afinal, executar tarefas desde a busca de novos talentos, endomarketing, até o processo de demissão, só seria possível de forma plena se existissem subdivisões. Veja quais são, abaixo:

  • Provisão de recursos humanos;
  • Aplicação de recursos humanos;
  • Manutenção de recursos humanos;
  • Desenvolvimento de recursos humanos;
  • Monitoramento de recursos humanos.

Afinal, o que cada um dos subsistemas de RH faz?

Embora fragmentados, os subsistemas se entrelaçam genuinamente quando diz respeito ao acompanhamento do empregado, isso ocorre desde o primeiro momento onde esse chega à empresa.

Os subsistemas promovem o gerenciamento de todos os processos ligados as pessoas que trabalham no local, com ele se faz possível administrar cada rotina no local. Para ficar mais claro, veja a seguir, de forma detalhada, o que cada subsistemas de RH fazem.

Provisão de Recursos Humanos:

Quando o tema é a busca por novos talentos essa é a parte que realiza essa atividade. Além disso toda a parte que abrange estratégia de seleção de pessoal, acompanhamento dos resultados são tarefas do profissional de RH que trabalha nesse subsistema.

Outro ponto crucial é quem trabalha com esse subsistema também esta incumbido de pesqueuisas de mercado e até mesmo de definição de perfil.

Sendo assim, pode-se dizer que essa fragmentação é a responsável por criar os processos de recrutamento e seleção e, ainda, por pensar em todas as etapas do planejamento, bem como, cada etapa irá desenvolver-se.

Aplicação de pessoas:

A palavra para esse subsistema é “integração”. Isso por que para o profissional de RH que trabalha nessa divisão é o responsável por integrar e colocar o empregado para exercer a sua função na empresa.

Vale destacar alguns pontos que também são tratados por esse subsistema de RH, veja:

  • Salários;
  • Promoções;
  • Recolocações;
  • Divisões em setores;
  • Funções e medidores de desempenho.

Manutenção de Recursos Humanos:

Esse subsistema é famoso por “motivar”. Sendo assim, é a divisão que é responsável pelo Endomarketing, pesquisa de clima e, é o setor que ativa a cultura da empresa. Dessa forma, esse subsistema faz a manutenção das expectativas do empregado e que deixa-o motivado para seguir suas funções com êxito.

É uma divisão super importante dentro do RH, pois é ela que foca na retenção dos melhores talentos da organização.

Desenvolvimento de recursos humanos:

Como o enunciado já diz “desenvolvimento” pode-se concluir que esse é o setor que é responsável por capacitar, treinar e desenvolver no âmbito profissional os seus colaboradores.

É uma divisão que se preocupa em fazer com que o empregado aproveite de todas maneiras – ou da melhor possível – o tempo em que esteve trabalhando para a empresa.

Ou seja, é um outro tipo de valorização, porém, que investe para que o profissional dê o seu melhor na firma.

Monitoramento de recursos humanos:

Este é um setor mais burocrático. Ele é responsável pela administração dos dados e informações de todos os colaboradores.

Quando dizemos todos, é todos mesmo viu: aqueles que já trabalharam, trabalham, que enviaram currículos, e até mesmo, aqueles que apenas entraram em contato com a firma.

Imagine que um empregado novo precise precisa mudar de setor para cumprir uma demanda estratégica, mas você precisa saber se ele tem alguma formação relacionada com o cargo. Imaginou? Pois bem, é esse o setor a quem você deve recorrer para saber disso. Lá terão os diplomas, os certificados de cursos, especializações…Tudo estará na ficha que é organizada por esse subsistema.

E ai, gostou do nosso conteúdo? Então conheça nossa solução de TV Corporativa e veja como ela pode otimizar as ações de todos os subsistemas de RH!

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa