Semana da Pátria e cidadania organizacional

semana da pátria - paisagem do Rio de Janeiro com cartoon do Cristo Redentor e outras coisas tipicamente brasileiras

Com este artigo você verá o que precisa saber sobre a Semana da Pátria. Você também verá nossos insights para lidar a data com funcionários e estimular o exercício da cidadania organizacional na empresa. No final do artigo, tem conteúdo gratuito para download. Assim, você poderá usar esse material em sua TV corporativa.

A semana da Pátria ocorre no período em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Mas, por que é importante falar sobre a cidadania nas empresas?

Segundo Neuman e KicKul (apud, DuBrin, Andrew J, 2002):

” empresas buscam cada vez mais pessoas com Conduta Organizacional de Cidadania para enfrentar a competitividade global e a urgência de inovação continua”.

Confira o nosso artigo, baixe o nosso conteúdo gratuito e inspire sua equipe!

7 de setembro de 1822: oficialmente independentes!

A semana da Pátria é importante para a história do nosso país. Desse modo, é uma boa oportunidade para botar em jogo ações de cidadania organizacional.

Afinal, o grito da nossa independência está na memória coletiva como um fato que é marco da constituição do país.

Mas o que é ser cidadão?

Quem acredita que o exercício da cidadania é só em épocas de eleições, está enganado.

O crucial para entender a cidadania é o conceito de direito. A cidadania esta ligada à obtenção de direitos, sobretudo, dos sociais, políticos, civis e humanos.

Os direitos acima, fazem parte dos princípios garantidos por lei para todos, dessa forma, ser cidadão é ter a certeza de que se é uma pessoa de direitos.

Cidadania é um conceito em construção sempre, isso por causa dos aspectos envolvidos nessa noção: mudanças sociais e ideológicas e contextos históricos.

baixe o material da semana da pátria - 7 de setembro

Afinal, o que é cidadania organizacional?

Uma questão que preocupa a área da gerência é que os colaboradores estejam satisfeitos. Por isso, gerentes sabem que quando os colaboradores vão mal em suas funções é por que algo não esta certo.

Desse modo, sabe-se que: a organização social é movida por relações comportamentais entre pessoas. Isso não diverge na empresa.

Afinal, o conceito organização atinge a forma como uma estrutura empresarial é feita e o papel de cada um nesta.

Toda empresa tem empregados que são vistos por um motivo: são acessíveis e estão sempre dispostos a ajudar à todos.

E, adivinha? Ter pessoas com esse perfil é bom para qualquer firma!

Elas têm um perfil de realce, que abraça uma série de fatores benéficos à todos. São dotadas de:

  • respeito
  • pro-atividade
  • benevolência
  • comunicação
  • educação
  • percepções de liderança.

E, nas empresas, esse tipo de atitude possui nome: Cidadania Organizacional.

O cidadão organizacional vê além das ações obrigatórias e recompensadas. Pois ele quer que a firma e a equipe atinja seus objetivos.

Aproveitando a semana da Pátria e trabalhando cidadania organizacional

No geral, a empresa deve ver formas de somar a satisfação dos empregados. Além disso, isso ajuda na cultura e no clima da empresa. Um bom local tem altos níveis de produção e baixos de rotatividade.

Algo crucial para promover cidadania organizacional é o meio como a gestão exerce o seu papel em relação ao seu empregado. Sendo assim, a relação deve ter respeito entre as partes gestor e empregado.

Quer saber como alinhar a Cultura Organizacional da empresa com a do seu colaborador? Acesse nosso artigo e comece já!

Desse modo, outras atitudes devem existir, como: justiça em relação à carga de trabalho tais como nível de salário, bônus e horário de trabalho, além de achar meios de encorajar os empregados a participar da formação do Plano Estratégico da firma.

Se a empresa mantém o empregado motivado e alinhado às suas questões estratégicas, então, ele se mantém bem humorado, respeitoso e colaborativo. A partir disso, é só sucesso!

É assim que surge o cidadão organizacional que colabora para a firma ter um bom clima fazendo a empresa ter uma força competitiva de mercado surreal!

E ai, vamos juntos erguer essa força? Aproveite a semana da Pátria e opere cidadania organizacional com seu empregado! Baixe aqui nosso material para TV corporativa.

semana da pátria - material para download