Semana Farroupilha: ações + pacote de materiais

Capa blog 20 de setembro

Se você é gaúcho e os tempos fossem outros, o clima da Semana Farroupilha não seria esse. Em vez dos eventos online, os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) estariam lotados dia e noite.

Assim como os piquetes do Acampamento Farroupilha, que recebe milhares de pessoas todos os anos. No entanto, a pandemia ainda não acabou e a Semana Farroupilha precisa se adaptar mais uma vez.

O que é a Semana Farroupilha?

O feriado de 20 de setembro é um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. A data recorda os eventos da Guerra dos Farrapos, que marcaram a história política e social do Estado.

Dessa forma, todas as cidades gaúchas se mobilizam para promover almoços e bailes à comunidade. Além, é claro, do tradicional desfile, que lota às ruas de todo o RS.

Por outro lado, em meio à pandemia, muita coisa mudou. Sendo assim, as danças tradicionais e a música nativista invadiu as telas de peões e prendas de todas as querências.

O objetivo? Cultivar as tradições gaúchas, mas mantendo o distanciamento social. Contudo, e a sua empresa? O que ela pode fazer para não ficar de fora da Semana Farroupilha? Veja a seguir.

Tradição

Antes de qualquer coisa, tradição é o mesmo que entregar, passar adiante. Os usos e os costumes do povo gaúcho são mantidos até hoje. Por isso é bacana falar sobre sua história e a origem da Semana Farroupilha.

Portanto, use o digital signage, as redes sociais e a TV corporativa para falar sobre o chimarrão, o churrasco, a dança, o folclore e muito mais. Não esqueça de misturar o texto com imagens e vídeos.

Sabor

Além do tradicional churrasco, que reúne a família todos os domingos, existem várias outras receitas gaúchas para dividir com quem se gosta nesta Semana Farroupilha. São elas: o carreteiro de charque, o entrevero, o famoso xis, entre outros.

Os doces, por sua vez, também fazem o maior sucesso. É o caso da ambrosia, da cuca e do sagu, por exemplo. Que tal criar um livro de receitas e incentivar a troca entre os colaboradores? Ele pode ser físico ou virtual.

Vocabulário

O gaúcho fala de um jeito todo especial. Desse modo, uma lista de palavras e seus respectivos significados pode ser uma ótima dinâmica para fazer com a equipe. Peça sugestões aos colaboradores e siga o exemplo abaixo:

  • Arriar – debochar
  • Cusco – cachorro
  • Garrão –
  • Piá – infantil

Mudança

Do mesmo modo que o 20 de setembro faz uma homenagem aos heróis farroupilhas, a data é de muita reflexão. Afinal de contas, sentir orgulho de ser gaúcho não é um problema, mas não se pode parar no tempo.

Atitudes homofóbicas, misóginas e racistas não têm nada a ver com a Semana Farroupilha. Sendo assim, converse com a equipe sobre a necessidade de incluir e respeitar o outro. Independente da cor, raça ou sexo.

Anita Garibaldi e a Semana Farroupilha

Em agosto deste ano, o Rio Grande do Sul comemorou os 200 anos de Anita Garibaldi. Uma mulher corajosa e que lutava pelos seus ideais. Ao lado do italiano Giusepe Garibaldi, Anita lutou bravamente na Revolução Farroupilha.

Por isso, o tema da Semana Farroupilha deste ano é Caminhos de Anita. Para homenagear uma das maiores heroínas do país na sua empresa, baixe grátis o nosso pacote de conteúdos. Clique aqui.