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A importância do endomarketing para reforçar valores no dia a dia

O post de hoje começa com uma pergunta: como sua empresa tem reforçado seus valores?

O post de hoje começa com uma pergunta: como sua empresa tem reforçado seus valores? Toda empresa tem sua missão, visão e valores, mas este último pode ser deixado de lado em meio a tantas tarefas que os outros dois tópicos exigem. Quando isso acontece, os valores da empresa se limitam a algumas palavras em seu site institucional ou em algumas mídias.

Um meio de demonstrar aquilo em que a empresa acredita é o endomarketing. Já falamos um pouco sobre essa ferramenta e em como usá-la para conquistar o público interno da organização. Agora vamos falar sobre como reforçar neste público os valores da empresa.

Antes disso, vamos apenas revisar um ponto. O objetivo do endomarketing é fazer com que a troca de informações e a comunicação aconteçam de forma mais fácil e ágil. Dessa forma, é possível construir um relacionamento aberto com o público interno. É uma ferramenta para alinhar as metas da empresa com as lideranças com os funcionários e também entre os departamentos.

Contra fatos não há argumentos

Agora que já revimos o que é o endomarketing, vamos a alguns dados importantes fornecidos pela Psycometrics, uma organização canadense que trabalha com psicologia nos negócios. Um estudo feito pela instituição perguntou aos colaboradores o que os líderes poderiam fazer para melhorar seu engajamento.

Foram três as respostas principais: 71% dos funcionários gostariam que os líderes deixassem claras as suas expectativas. 62% também afirmaram que gostariam de ter suas opiniões escutadas. Ainda teve uma parcela de 52% dos colaboradores que gostariam de ter mais reconhecimento.

O engajamento é importante para que as equipes trabalhem em torno das metas da empresa. Quando a equipe está comprometida e satisfeita, os resultados são obtidos com mais rapidez e qualidade.

Outra empresa que promove pesquisas nas empresas para resolver seus problemas é a Gallup. Em um de seus relatórios foi constatado que 65% dos colaboradores que deixaram seus empregos não se sentiram devidamente reconhecidos.

O endomarketing é uma ferramenta que pode trazer o reconhecimento para seus colaboradores. Através da comunicação clara, eles devem ser lembrados que são parte importante da organização e que aquilo que fazem tem um impacto real na empresa.

Invista em novas campanhas

Para fazer com que o público internalize os valores no dia a dia é preciso investir em uma campanha específica. Vemos muitas campanhas em torno de metas, de políticas da empresa, de engajamento e relação interpessoal. Agora está na hora de levantar questões essenciais para a empresa.

Vamos tomar como exemplo, uma empresa que produz tecidos ecológicos, cujos valores são os de reciclar, cuidar do meio ambiente, cuidar das pessoas e que a qualidade de vida seja melhor para todos. A campanha de endomarketing deve reforçar estes valores. Isso pode acontecer promovendo eventos voltados à saúde, programas de reciclagem de todos os materiais usados na corporação, caminhadas com os funcionários da empresa e criação de hortas dentro do escritório.

Com estas ações, os colaboradores irão entender o que a empresa quer passar para o público externo, vão tomar estes exemplos para si e espalhar os valores.

Dicas de como usar o endomarketing para reforçar valores.

Estas dicas foram feitas com base no livro “Conversando Sobre Endomarketing”, de Saul Bekin. Esta publicação é uma das mais famosas quando se fala sobre o assunto, por isso não deixe de conferir estas sugestões.

Tudo começa na direção da empresa.

Ela deve ser a primeira a se empenhar na visão que deverá ser passada para o cliente e para os colaboradores. Se os valores não estiverem claros para este grupo, a mensagem poderá ser passada erroneamente.

Depois da direção é a vez da gerência.

Ela deve compartilhar esta visão e liderar os funcionários para que eles possam receber as informações com vontade e iniciativa. O conhecimento deve ser espalhado por igual e ao mesmo tempo por todas as áreas da empresa. É preciso que haja integração entre os departamentos e que o potencial de cada profissional seja atingido. Este compartilhamento de informações pode ser feito em eventos, reuniões, através das mídias internas da empresa e comunicados.

Defina a participação de cada um

Conhecendo os objetivos da empresa e como deverá ser o direcionamento para atender os clientes, deixe claro qual é o papel de cada funcionário para chegar a este objetivo. Todos devem conhecer suas tarefas e estar motivados para trabalhar em equipe. Para isso, promova treinamentos, curso de capacitação, eventos de integração e meça o clima organizacional.  Ouça as opiniões de diferentes pessoas, ofereça bonificações ou benefícios para os profissionais que mais se destacarem em suas funções.

Ofereça feedbacks para os funcionários.

Assim eles saberão onde estão errando e onde devem aplicar ainda mais aqueles valores que foram passados em todas as ações anteriores citadas aqui. Outro benefício do feedback é que o colaborador entende como aquela tarefa que desempenhou ajudou a empresa a atingir certa meta. Para isso, use critérios justos e transparentes.

A comunicação deve ser feita em via de mão dupla.

Assim como a direção e a gerência devem transmitir mensagens, o restante dos funcionários também deve ter espaço para fazer o mesmo. Abra canais para que as pessoas deem suas opiniões, façam sugestões e tirem dúvidas.

Onde há contradição não há confiança

É muito importante tratar as pessoas de acordo com os valores da empresa. Sem um clima saudável dentro da empresa, as ações de comunicação interna e endomarketing podem ser muito prejudicas.

Lembre-se de que em cada ação feita, desde um comunicado até um evento maior ou treinamentos, os valores devem sempre ser lembrados a todos os funcionários. Demonstre que a empresa espera deles uma postura adequada e dê sempre o exemplo.

O endomarketing pode construir e nutrir o vínculo emocional entre empregador e colaboradores. Isso faz toda a diferença no relacionamento interpessoal. Para alcançar estes resultados, as ações devem ser bem pensadas e aplicadas. Não hesite! Conte sempre com profissionais qualificados neste ramo para fazer análises e dar a assessoria adequada para o seu negócio obter sucesso.

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