Quando o assunto é a saúde das colaboradoras que trabalham na sua empresa, é preciso lembrá-las de que o amor próprio começa pelo autocuidado. Esse é o mote da campanha do Outubro Rosa, o mês da luta contra o câncer de mama, um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023. A boa notícia é que, se descoberto logo no início, as chances de cura podem chegar a 95%, como aponta o Instituto Oncoguia.
Por isso o Outubro Rosa é tão necessário. Além de levar informação sobre a doença ao público, a campanha aborda temas como o exame de toque, a mamografia e várias outras formas de prevenir o câncer de mama.
Continue lendo e saiba como incluí-lo no calendário de ações da sua empresa:
E a sua empresa? Já vestiu a camisa do Outubro Rosa?
Se o Outubro Rosa é um movimento que ganhou o Brasil e o mundo, nada mais justo que a sua empresa também entre na briga contra o câncer de mama. Para isso, deixe os tabus de lado e abra espaço para discutir o tema de maneira didática e sem preconceitos.
Um dos tópicos que costuma gerar muitas dúvidas entre as mulheres é o exame de toque.
Embora ele seja indicado a partir dos 20 anos e sirva para identificar se há algo de errado nos seios, a desinformação, o medo e as questões culturais acabam distanciando as funcionárias dessa que é uma das principais formas de detectar os primeiros sinais da doença.
Outro fator que pode contribuir para a falta de adesão ao autoexame é a persistência de visões equivocadas a respeito do corpo da mulher que, muitas vezes, é objetificado pela sociedade. Afinal, o toque, seja ele sexual ou não, ainda é visto como algo errado, o que não é verdade.
Para evitar que as mulheres da sua empresa deixem de se examinar por conta dessas barreiras, é essencial espalhar a mensagem de que não há nada de errado em conhecer o próprio corpo e promover a educação contínua sobre a saúde mamária, mesmo após a campanha.
Vale lembrar que o exame de toque, apesar de importante, não substitui a mamografia, que é o único exame capaz de realmente diagnosticar o câncer de mama.
Enquanto o autoexame serve para identificar mudanças na mama e nos mamilos no dia a dia, apenas os exames de imagem podem chegar a um diagnóstico mais preciso.
Quer saber como abordar o Outubro Rosa de um jeito mais informativo? Leia as dicas de endomarketing que preparamos para a sua empresa e baixe grátis o kit de materiais de RH.
1. Press-kit
Se até pouco tempo atrás a presença dos colaboradores era uma condição para que eles fossem impactados por uma campanha de endomarketing, hoje o cenário é bem diferente.
Para adaptar-se aos novos tempos e não deixar ninguém de fora das ações e dos conteúdos do Outubro Rosa, baixe grátis o kit de materiais de RH e monte um press kit com bóton, camiseta, etc.
Dessa forma, você não só contempla os funcionários que trabalham presencialmente, mas também aqueles que estão em regime de home office e/ou moram longe da organização.
- Para que serve? Promover a conscientização sobre o câncer de mama.
- Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores, não há número específico.
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
- Vou precisar de quê? Bóton, camiseta e demais itens do kit de materiais de RH.
2. Às quartas usamos rosa
Que tal utilizar uma referência de um filme que quase todo mundo conhece e transformá-la em uma ação para lá de criativa? É a comédia Meninas Malvadas (2004), um ícone da cultura pop.
Inspire-se em uma das falas mais icônicas do longa e incentive o time a vestir-se de rosa em uma das quartas-feiras de outubro. Dessa forma, todos podem entrar no clima da campanha.
Agora, se a sua empresa tem verba para investir ainda mais na campanha, confeccione a camiseta exclusiva que disponibilizamos no kit de materiais de RH do Outubro Rosa 2024.
- Para que serve? Divertir e inspirar a equipe com um filme que marcou gerações.
- Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores que desejarem participar.
- Quanto tempo dura? Uma quarta-feira específica de outubro.
- Vou precisar de quê? Camiseta rosa ou a camiseta exclusiva do kit de materiais de RH.
3. Exemplos da vida real
Olivia Munn é conhecida por interpretar uma super-heroína nas telonas, mas sua batalha contra o câncer de mama nos lembra que, por trás das câmeras, ela é uma pessoa como qualquer outra.
Em março deste ano, a atriz de X-Men compartilhou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com câncer de mama no ano passado, após passar por uma série de exames, incluindo um teste genético e uma mamografia
Ela revelou que, graças ao diagnóstico precoce, conseguiu se submeter a diversos procedimentos cirúrgicos, entre eles uma mastectomia dupla, que foi essencial para o tratamento.
Ao compartilhar sua história, a atriz incentivou outras mulheres a se cuidarem e buscarem o diagnóstico precoce, destacando a importância de conhecer seu próprio corpo e conversar com seus médicos sobre os riscos da doença.
- Para que serve? Impactar os colaboradores com relatos de pessoas reais.
- Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores.
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
- Vou precisar de quê? Histórias inspiradoras para ampliar o impacto da mensagem.
4. A luta contra o câncer de mama tá on
Por que deixar a campanha no off se ela pode atingir mais pessoas no digital? Use as redes sociais e o app de comunicação interna para postar imagens e vídeos sobre o Outubro Rosa.
Caso você queira investir em uma comunicação interna mais estratégica e direcionada, escolha o ImidiaTV, a TV corporativa da Pix Mídia: uma solução versátil e que não passa despercebida.
Assim, você cria grades de programação em poucos cliques, exibe o conteúdo em uma ou mais TVs instaladas em locais estratégicos e alcança o público interno em qualquer lugar.
Para atingir melhores resultados e aproximar-se da equipe, invista no ImidiaApp: o aplicativo que leva as informações que realmente importam direto no celular dos colaboradores.
- Para que serve? Aumentar o alcance da campanha.
- Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores e seguidores nas redes sociais.
- Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
- Vou precisar de quê? Imagens e vídeos do kit de materiais de RH.
5. Luz na passarela que lá vem elas
O Desfile das Vitoriosas é um evento que virou tradição na cidade de Gravataí (RS).
Na ocasião, mulheres que superaram ou ainda enfrentam o câncer de mama desfilam com elegância e orgulho, exaltando sua força e servindo de inspiração para toda a comunidade.
Com base nisso, sua empresa pode aproveitar o Outubro Rosa para promover uma ação semelhante, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar das colaboradoras.
Se preferir, você pode substituir o desfile por uma Caminhada das Vitoriosas!
- Para que serve? Mobilizar e sensibilizar a comunidade empresarial.
- Envolve quantas pessoas? Colaboradoras que superaram ou enfrentam a doença.
- Quanto tempo dura? Duração de um evento ou caminhada, geralmente um dia.
- Vou precisar de quê? Convidar mulheres que queiram participar da ação.
6. Palestras com profissionais de saúde
Convide profissionais de saúde, como oncologistas, mastologistas ou psicólogos, para realizarem palestras e workshops sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
Essas atividades podem incluir rodas de conversa, sessões de perguntas e respostas e distribuição de materiais informativos, que estão disponíveis no nosso kit de materiais de RH.
- Para que serve? Educar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
- Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores interessados.
- Quanto tempo dura? Sessões de 1 a 2 horas, podendo ocorrer ao longo do mês.
- Vou precisar de quê? Espaço para as palestras, equipamentos de áudio e vídeo, contato com profissionais especializados e materiais informativos.
+4 dicas BÔNUS para o Outubro Rosa
Capturando coragem | A fotografia tem o poder de contar histórias sem palavras. Incentive os funcionários a capturar momentos ou imagens que representem força, esperança e resiliência. Crie uma exposição no local de trabalho durante o Outubro Rosa.
Murais da memória | Desenhar e pintar são formas simples de expressar sentimentos. Forneça telas e tintas para que os colaboradores possam pintar imagens ou mensagens relacionadas à conscientização sobre o câncer de mama. Esses murais podem ser expostos no escritório ou em áreas de descanso para educar toda a equipe.
No ritmo da esperança | Proponha que os colaboradores escrevam canções, toquem algum instrumento ou criem playlists que capturem o espírito de luta e esperança do Outubro Rosa. Organize uma noite de talentos ou compartilhe essas listas de música no ImidiaApp.
Tecendo histórias | Muitas pessoas encontram conforto e expressão no artesanato. Encoraje os colaboradores a criar lenços, mantas ou bandanas com desenhos e mensagens alusivas ao Outubro Rosa. Em seguida, os itens podem ser doados aos pacientes em tratamento.
Sobre o Outubro Rosa
Tudo começou nos anos 90, nos Estados Unidos. Na época, as ações ocorriam em lugares isolados, mas, com a aprovação pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi escolhido como o mês de combate ao câncer de mama.
O laço rosa, por sua vez, surgiu em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu o símbolo aos participantes da primeira Corrida pela Cura, evento que ainda ocorre em Nova York até os dias de hoje.
Desde então, outras cidades dos EUA aderiram à campanha. Entre as ações, destacam-se as corridas, eventos em espaços públicos, desfiles com sobreviventes da doença e muito mais.
No Brasil
O Outubro Rosa chegou no Brasil em 2002. A campanha só repercutiu anos mais tarde, em 2008, quando o Instituto Neo Mama acendeu luzes cor-de-rosa na Fortaleza da Barra (SP).
A ação inspirou outras cidades do país, como é o caso de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Para ouvir
Em 2019, o podcast Bem Estar da TV Globo lançou um episódio sobre o Outubro Rosa. Na ocasião, o programa ouviu a psico-oncologista Luciana Holtz e a jornalista Ana Michelle Soares, que enfrentou a doença há 10 anos. Ouça aqui.
Para assistir
Por fim, o filme Unidas Pela Vida (2013) dá uma aula de amizade e superação. O drama com pitadas de comédia conta a história de Annie Parker, Uma mulher que recém descobriu um câncer de mama. Baseado em fatos. Assista aqui.