Com a Covid-19, muita gente teve que aprender a lidar com o home office. No entanto, depois de quase dois anos, as empresas estão voltando ao normal. Por isso, usar a TV corporativa e o endomarketing para receber o time é uma boa ideia.
Tá certo que a vacinação ainda não atingiu o número esperado de pessoas, mas alguns locais já estão voltando ao presencial. Nesse sentido, os gestores sabem do desafio que há pela frente: a fase de adaptação da equipe.
Desse modo, a TV corporativa acaba sendo um bom canal para se reaproximar da equipe após o home office. Além disso, o RH pode pensar em ações de endomarketing para dar as boas-vindas ao time. Tanto nas redes sociais quanto nas telas.
Lidando com o home office
Em suma, o ritmo de quem trabalha em home office é bem diferente do dia a dia na empresa. Uma das principais diferenças é a ida e a volta ao trabalho, que pode ser bem cansativa para quem mora longe.
Além disso, muitas empresas optaram por flexibilizar a carga horária dos colaboradores. Sendo assim, os funcionários podiam gerenciar os seus afazeres, enquanto cuidavam da casa e ajudavam os seus filhos na escola.
Por outro lado, lidar com dois mundos tão diferentes e ao mesmo tempo não é tarefa fácil. Afinal de contas, muitos tiveram que improvisar um espaço para trabalhar em home office, além de manter o foco e a produtividade.
No entanto, não foram só os profissionais que precisaram lidar com tantas mudanças. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), 67% das empresas tiveram dificuldade de se adaptar ao home office.
A comunicação foi um dos maiores problemas, pois com todo mundo em casa, é difícil alinhar os processos e evitar os ruídos. No entanto, com a volta ao presencial, os líderes podem contar com uma solução e tanto: a TV corporativa.
Seja bem-vindo de volta
No mais, as telas são ótimas aliadas para receber o time na volta do home office. Por isso, instale um monitor na recepção ou na sala de espera. Mensagens de boas-vindas e conteúdos mais leves (curiosidades, entretenimento, etc) são boas opções.
Além disso, as imagens comunicam, bem mais, que o texto. Nesse sentido, misture os dois para criar uma grade dinâmica e que chame a atenção do público na volta do home office. Na biblioteca do iMídiaTV, você encontra vários modelos.
Bora bater um papo?
Que o isolamento não está sendo fácil, todo mundo deveria saber. Contudo, você sabia que 53 milhões de pessoas do mundo todo receberam o diagnóstico de depressão e outras 76 milhões estão com ansiedade? Tudo isso só em 2020?
Esses dados são da revista The Lancet e mostram que a saúde mental das pessoas não vai bem. Sendo assim, convide psicólogos para conversar com quem voltou do home office e transforme a sua empresa em um espaço de acolhimento.
Afinal de contas, lidar com as perdas e ficar tanto tempo em casa não é nada fácil. Por isso, use a sua TV para tratar de temas como o autocuidado, a espiritualidade e o luto.
Projeto verão 2022
Durante a pandemia, muita gente passou meses sem se exercitar. Tendo isso em mente, que tal incluir a ginástica laboral na rotina da empresa? Sessões diárias de 15 a 20 min já são suficientes para melhorar a disposição e o rendimento do time.
Por outro lado, o home office mudou a alimentação de muita gente para melhor. Desse modo, disponibilizar frutas aos funcionários, incentivar a troca de receitas e chamar uma nutricionista para falar com o pessoal pode ser uma boa.
Ainda dá tempo de sonhar
Pode ser uma viagem ou uma festa de formatura: o que importa é que muita gente precisou adiar os seus sonhos por causa da pandemia. Por isso, está mais do que na hora de revisitar esses desejos e dividi-los com a equipe, certo?
Portanto, faça uma dinâmica para todos os colaboradores expressarem o que querem fazer nos próximos meses. Eles podem escrever uma carta ou falar em público. O que importa é compartilhar esse sonho com todo mundo.
O que aprendemos com o home office?
Por fim, algumas empresas notaram que manter o home office no pós-pandemia é mais barato. Afinal de contas, o gasto com o aluguel e com a passagem pesa no bolso. Gigantes como o Twitter, por exemplo, já aderiram ao novo formato.
Por outro lado, existem as empresas que não abrem mão do presencial. Nesse caso, é necessário seguir o distanciamento social e o uso da máscara. Sem falar na vacinação, que reduz os casos graves da doença.
Com base nisso, ao receber os funcionários de volta, os gestores devem agir com paciência e responsabilidade. Para tal, use os recursos da TV corporativa da Pix Mídia a seu favor. Por meio do conteúdo, do visual e muito mais.
Quer usar a TV corporativa para dar boas-vindas aos colaboradores?
A comunicação por telas é dinâmica, moderna e sustentável. Preencha o formulário e melhore suas ações de endomarketing na volta ao presencial!