“Me manda um zap“. Essa frase poderia, muito bem, ser dita em um primeiro encontro. No entanto, ouvi-la no local de trabalho é cada vez mais comum. Isso porque todo mundo tem WhatsApp. Sendo assim, por que não usá-lo com a equipe?
O app de troca de mensagens surgiu lá nos Estados Unidos, em 2009. Desde que chegou por aqui, o WhatsApp se tornou uma febre. São mais de 120 milhões de brasileiros usando o app em seu dia a dia.
Do mesmo modo que o WhatsApp devolveu o bate-papo aos órfãos do MSN, o app também pode ser o grande vilão das empresas. Até porque o ato de mandar um zap é pouco formal e faz com que as informações se percam.
Por outro lado, o WhatsApp Business, a versão empresarial do app, automatizou o contato com os clientes. O que agiliza o atendimento ao público. Nesse sentido, vamos falar sobre os prós e os contras dessa ferramenta tão popular.
Um novo jeito de se comunicar
Em primeiro lugar, alguns gestores incluíram o WhatsApp em suas ações de comunicação interna. Ou seja, os profissionais usam o app para conversar, dar feedbacks, trocar arquivos e muito mais.
O lado ruim é que os áudios e as mensagens de texto se perdem em um pulo. Afinal de contas, os membros de um grupo trocam centenas de informações em um só dia. Desse modo, como lembrar o que foi dito há um tempo?
Não se pode negar que esse e outros canais foram uma mão na roda em meio a pandemia. Com os funcionários em casa, o WhatsApp aproximou, mesmo que online, quem estava longe. O que é ótimo!
Contudo, canais como o e-mail e os gerenciadores de tarefa não podem ficar de fora. Além de colocar tudo em um só lugar, o pessoal fica sabendo o que é prioridade, quais são as peças que precisam de ajuste, etc.
Por que não ficar só no WhatsApp?
Antes de mais nada, usar o WhatsApp na sua empresa não é o problema. O que não pode ocorrer é usar o app como uma muleta para todos os seus processos internos. Sendo assim, veja o que ele pode provocar:
- Distração: caso a sua empresa não ofereça um chip de uso profissional aos funcionários, é provável que eles percam o foco em outros grupos. Nesse caso, recorra a outros canais para falar com o time e fazer solicitações.
- Falha de comunicação: às vezes uma mensagem pode ser interpretada do jeito errado. Desse modo, os conflitos vêm à tona e ninguém mais se entende. Portanto, faça todos os pedidos por e-mail e evite o diz que me disse.
- Imagens em baixa qualidade: se você precisa de uma imagem em alta ou vai aprovar um material com o seu cliente, fique sabendo que o WhatsApp não foi feito pra isso. Nesse caso, o melhor a fazer é formalizar tudo por e-mail.
- Instabilidade: há poucos dias, o WhatsApp ficou fora do ar por um tempão. E se a sua empresa dependesse só dele para continuar funcionando? Como seria? Sendo assim, busque outras opções, além do app.
Use o zap com moderação
Em resumo, não vamos deixar de usar o WhatsApp tão cedo. Porém, isso não significa que não devemos repensar o seu uso. Afinal de contas, virar refém de um app de celular pode atrapalhar, e muito, o desempenho de uma empresa.
Por fim, canais como a TV corporativa e a Inboard são bem mais seguros. Além disso, eles têm todos os recursos para melhorar a comunicação com a equipe e com os clientes.