É como diz o ditado: só a prática leva à perfeição. Mas e o planejamento de comunicação interna? Qual é o espaço que ele ocupa dentro das empresas? No episódio 7 do podcast Endomarketing Brasil, a apresentadora e jornalista Cristina Wagner bateu um papo bem bacana com Fabiana Becker, sócia da Fale Consultoras. Leia mais e saiba o que ela tem a dizer sobre planejamento.
De acordo com a Fabiana, “as pessoas já querem pôr a mão na massa”. No entanto, o que muitas empresas não sabem é que antes do plano de ação, é preciso dedicar tempo ao planejamento de comunicação interna. Afinal, por mais que a C.I. demande uma certa urgência, não dá para pular etapas. Com base nisso, Fabiana destaca a importância de se alinhar os acordo e as expectativas:
Outra ferramenta que a gente usa para fazer o planejamento da comunicação interna é o alinhamento de acordo e expectativas. Muitas vezes, a área de C.I. fica a cargo de um profissional que não é da comunicação. Ou seja, ele está no RH ou em outras áreas, o que não é ruim. Porém, a gestão precisa saber quais os resultados que ela espera.
Para se ter ideia, é comum as organizações exigirem muito da sua equipe de C.I. e endomarketing. No entanto, para atingir os melhores resultados, a empresa deve investir em ferramentas, mão de obra e recursos. É só assim que a empresa vai conseguir se aproximar dos colaboradores e fortalecer a sua cultura organizacional. Ainda sobre a importância da comunicação interna, Fabiana afirma:
A comunicação investe muita energia nas datas especiais. (…) Por exemplo: a Páscoa. O que eu posso fazer para levar a mensagem-chave que eu defini no planejamento? Seja para fortalecer comportamentos, valores, etc. Isso é o que vai gerar indicadores no futuro.
O plano e o planejamento de comunicação interna
Mas e o plano e o planejamento de comunicação interna? Apesar de muita gente tratar esses dois termos como sinônimos, eles não querem dizer a mesma coisa. A Fabiana explica que enquanto o plano reúne metodologias, tais como a 5W2H (ferramenta de gestão usada no planejamento estratégico de empresas a partir de respostas a perguntas simples), “o planejamento tem a ver o propósito, a missão, a visão e os valores da empresa”, afirma. Para se ter um bom planejamento, a sócia da Fale Consultoras reforça:
Tudo começa no diagnóstico, que pode ser feito a partir de informações das melhores empresas para se trabalhar e de pesquisas como a de clima. Com isso, eu vou coletar o que é importante para a comunicação. Afinal, o planejamento de C.I. não pode mudar coisas como benefícios, cargos, salários, etc. Isto é, o diagnóstico é de comunicação.
Por fim, Fabiana Becker ressalta que para uma C.I. ser mais estratégica, é preciso investir em uma equipe estruturada, que tenha liberdade para tomar decisões e fácil acesso às informações. “Por meio do diagnóstico, é possível identificar como a área de comunicação funciona, qual é o seu grau de envolvimento, etc”, conclui. Quer saber mais? Clique aqui e ouça o episódio na íntegra.