“Em um mundo em que tudo é compartilhado, compartilhe vida!” Essa é a mensagem que desejamos passar neste Junho Vermelho, o mês de incentivo à doação de sangue.
Criado em 2015 pelo Ministério da Saúde, o Junho Vermelho é uma campanha inspirada no Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho.
Além de promover a saúde e o bem-estar das pessoas, muitas empresas aderem ao Junho Vermelho para conscientizar e sensibilizar os colaboradores.
Para fazer parte desta corrente do bem, leia as 6 dicas de ações e baixe grátis o kit de materiais de RH:
6 dicas de ações para o Junho Vermelho
Doar sangue é um gesto que faz a diferença na vida de muita gente. Para se ter uma ideia, cerca de 3,5 milhões de pacientes precisam fazer transfusão de sangue por ano.
Por outro lado, dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 16 a cada 1 mil brasileiros são doadores, o que corresponde a apenas 1,6% da população.
Apesar de o país cumprir o percentual mínimo de doadores que a OMS recomenda, o número não é suficiente para abastecer o estoque dos hemocentros.
Se a sua empresa quer contribuir para mudar essa realidade, continue lendo:
1. Incentive a doação em momentos difíceis
Você deve ter visto nos noticiários que o Rio Grande do Sul sofre, desde o último dia 1°, os impactos das enchentes e tempestades, que formam a maior tragédia climática da história do estado.
Contudo, além da doação de roupas e alimentos, que é muito importante, é claro, a doação de sangue é fundamental para manter os estoques dos hospitais e hemocentros abastecidos e salvar vidas.
Para empresas que desejam fazer a sua parte, uma iniciativa super bem-vinda é incentivar a doação de sangue entre os colaboradores. Para isso, basta realizar o agendamento online e fazer a sua parte:
Telefone: (51) 3339-7323 e (51) 3339-7330
Agendamento pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pelo site.
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
2. Divulgue o que é preciso para doar
Muita gente quer doar sangue, mas não sabe como. Por isso, utilize o aplicativo de comunicação interna, as redes sociais e a TV corporativa para divulgar quais são os pré-requisitos para se tornar uma pessoa doadora.
Vale lembrar que as exigências variam conforme a região. Informe-se!
Para tornar-se uma pessoa doadora de sangue é preciso:
• Ter de 16 a 69 anos de idade
• Pesar no mínimo 50 kg
• Estar bem de saúde
• Dormir por pelo menos 6 horas
• Alimentar-se bem, mas não comer gordura 3 horas antes da doação
• Levar um documento com foto
Quem não pode doar sangue?
• Pessoas com diarreia, febre, gripe ou resfriado
• Pessoas com 61 anos ou mais e que nunca doaram
• Mulheres grávidas e no período pós-parto
Qual é o intervalo entre uma doação de sangue e outra?
• As mulheres podem doar sangue a cada 2 meses
• Os homens podem doar sangue a cada 3 meses
3. Baixe grátis o kit de materiais de RH
Para que a campanha Junho Vermelho seja atrativa e alcance todos os colaboradores, baixe grátis o kit de materiais de RH que preparamos para a sua empresa:
🩸 1 adesivo
🩸 1 bóton
🩸 3 cartazes A3
🩸 3 layouts editáveis p/ redes sociais (feed, stories e tablet)
🩸 2 marca-páginas
🩸 2 papéis de parede
🩸 1 vídeo
Os conteúdos e layouts foram desenvolvidos por profissionais de comunicação, e podem ser utilizados em vários canais. Um deles é o aplicativo, que leva conteúdo e informação direto no celular dos funcionários.
Hoje, quase todo mundo anda com o celular na mão. Ao considerar essa poderosa ferramenta na hora de definir as estratégias de comunicação interna, a organização se aproxima dos colaboradores. Afinal, todos estão online para se atualizar sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
Agora, se a empresa quer engajar a equipe em locais estratégicos da empresa, a TV corporativa é o canal mais indicado. Instale os players do ImidiaTV nas telas que ficam nos corredores, na cozinha e recepção, e transmita conteúdos informativos e de entretenimento de forma segmentada.
Veja o que incluir na programação do Junho Vermelho:
• Dados do Ministério da Saúde, do SUS e da OMS
• Endereço, contato e horário de hemocentros e hospitais
• Pré-requisitos para tornar-se um(a) doador(a)
• Vinheta de reconhecimento com os doadores do mês
4. Organize uma caravana solidária
Você sabia que quase metade dos brasileiros não doam sangue por medo ou desinformação? Para naturalizar este processo e deixá-lo mais leve, organize uma caravana solidária e visite o banco de sangue mais próximo da sua empresa.
Ao incentivar novos doadores, você transforma atitudes isoladas em práticas recorrentes, o que pode salvar muitas vidas. Porém, se a sua empresa pode investir um pouco mais, ofereça, além de arcar com o custo do transporte até o hemocentro ou hospital, um almoço ou lanche aos voluntários como recompensa após a doação.
Ah! Não esqueça de tirar fotos e publicá-las no app, nas redes sociais e na TV corporativa. (:
5. Promova palestras e rodas de conversa
Se a sua empresa deseja construir uma rede de doadores de sangue, nada mais justo que ela recorra aos profissionais da saúde. Afinal, eles têm o conhecimento e a didática necessários para tratar do assunto e esclarecer todas as dúvidas.
Portanto, inclua palestras e rodas de conversa na programação do Junho Vermelho. Os encontros podem abordar os benefícios da doação, porque ela é necessária e quais são os mitos e verdades que rondam essa prática tão importante, mas que ainda é alvo de desinformação, preconceito e receio por parte dos doadores.
Vejamos alguns exemplos:
Pessoas tatuadas ou com piercings não podem doar sangue.
Mito | Pessoas com tatuagens ou piercings podem doar sangue, desde que tenham sido feitos em locais regulamentados e higiênicos, e após determinado período de espera (geralmente de 6 a 12 meses, dependendo das normas locais).
Doar sangue pode salvar até 4 vidas em poucos minutos.
Verdade | Uma única doação pode ser separada em componentes diferentes, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, que são utilizados para tratar diversas condições médicas em diferentes pacientes. Por isso, o ato de doar pode beneficiar até 4 pessoas.
Para além dos relatos de profissionais da saúde, capazes de transmitir confiança e credibilidade aos futuros doadores, o depoimento de quem já doou ou precisou de sangue podem agregar, ainda mais, ao bate-papo.
Vale lembrar que nem todo mundo trabalha presencialmente. Pensando nisso, promova encontros virtuais com os colaboradores que estão de home office. Assim, eles não ficam de fora das ações do Junho Vermelho.
6. Crie um grupo no WhatsApp
E se a sua empresa aproveitasse o alcance do WhatsApp para fazer o bem? Durante o Junho Vermelho, crie um grupo para divulgar quem precisa de doação e o local onde os colaboradores podem fazer a sua parte.
Além disso, envie os materiais informativos que disponibilizamos no kit e permita que só os administradores enviem mensagens no grupo. Assim, os participantes só são notificados quando necessário, o que mantém o foco do grupo e evita interações paralelas.
Junho Vermelho: como tudo começou?
Criado em 2015 pelo movimento Eu Doo Sangue, o Junho Vermelho é um incentivo à doação de sangue.
Afinal, o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.
A escolha pelo mês de junho se justifica por dois motivos: o Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado em 14 de junho, e as baixas temperaturas, que reduzem o número de doações.
Para se ter ideia, uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Estamos falando de pacientes que passam por cirurgias em geral, transplantes de órgãos e que estão em tratamento contra o câncer.
Portanto, incluir o Junho Vermelho no calendário de ações da empresa é mais do que uma estratégia para engajar os colaboradores: é um ato de solidariedade e de cuidado com o próximo.
Boas ações e doe sangue! (: