5 formas de melhorar o reconhecimento e valorização dos seus funcionários

Reconhecimento e valorização: pequenos elogios podem fazer uma grande diferença para a sua empresa

Demonstrar reconhecimento e valorização aos colaboradores é uma questão de prioridade. Algumas empresas podem considerar inviável gerir um programa de reconhecimento, enquanto outras consideram inviável não manter um programa de reconhecimento.

Os colaboradores trabalham horas intermináveis para contribuir para o sucesso da empresa. Alguns comprometem horas de sono ou tempo com a família e outra atividades para priorizar o trabalho. Este esforço está sendo valorizado?

De acordo com diversos estudos (como, por exemplo, este, da TINYpulse) cerca de três em cada quatro empregados não se sentem valorizados pelo trabalho que realizam. Por outro lado, funcionários que se sentem reconhecidos tem 27% mais probabilidade de permanecer na mesma empresa pelo próximo ano. Quando um funcionário deixa a empresa, ele leva consigo 70% do seu know-how. Dependendo do cargo, substituir esta pessoa pode custar até 150% do seu salário anual. Some a isso os cerca de 8 meses que um novo empregado leva para se tornar 100% produtivo.

Com custos tão elevados para substituir e desenvolver um único colaborador, imagine o pesadelo de ver seus melhores funcionários abandonando a empresa um após o outro. É neste cenário que o reconhecimento e a valorização entram em jogo. Não importa o tamanho da empresa, existem diversas formas de demonstrar gratidão e reconhecimento.

Confira algumas ações de reconhecimento e valorização que qualquer líder pode colocar em prática (e que não custam praticamente nada):

  • Lembre das datas especiais. Muitas empresas mantém um banco de dados com a data de aniversário dos seus clientes, para que eles recebam automaticamente uma mensagem nesse dia. Isso é algo que qualquer empresa pode fazer pelos seus funcionários também. Caso não seja possível automatizar este processo, crie um calendário com lembretes para ajudar a lembrar destas datas especiais.
  • Reconheça as conquistas. Quando alguém da equipe realizar algo importante (fechamento de um grande contrato, implementação de um novo processo, lançamento de um produto), entregue um cartão de felicitações assinado pelos gestores com uma mensagem especial. Um cartão custa alguns poucos trocados, mas a lembrança de uma conquista não tem preço.
  • Encontre formas criativas de agradecer. Não pense que apenas um líder ou um gestor estão capacitados a reconhecer um bom trabalho. Algumas empresas disponibilizam pequenos cartões que qualquer funcionário pode entregar a outro. Neles há um espaço para escrever um elogio, junto com o nome do destinatário e o nome de quem mandou o cartão. Isso mantém um fluxo constante de reconhecimento e algumas pessoas prendem com orgulho por todo o seu local de trabalho os cartões recebidos.
  • Incentive as pessoas a compartilharem. É cada vez mais comum o hábito de realizar diariamente reuniões rápidas nas quais cada um possa falar sobre seus desafios e seus progressos. Isso proporciona a oportunidade de todos comemorarem as pequenas vitórias e de receber feedback sobre as dificuldades.
  • Envolva os clientes também. Caso seja pertinente, disponibilize um sistema pelo qual os clientes possam elogiar os funcionários pelo bom atendimento. Os colaboradores precisam perceber o que o seu trabalho significa para aqueles de fora da empresa. Existem formas econômicas de colocar isso em prática. Disponibilize breves formulários para que os clientes comentem e compartilhe os resultados com a equipe, por exemplo.

A demanda de uma equipe por reconhecimento e valorização é muito grande para deixar unicamente sob responsabilidade dos gestores. Muitos líderes nem sequer conseguem acompanhar de perto todas as atividades do dia-a-dia. Ainda que o reconhecimento vindo deles tenha maior significado, disponibilizar diversas ferramentas que promovam a valorização é a estratégia mais inteligente que uma empresa pode adotar neste sentido. Uma cultura de reconhecimento tem impacto na retenção de talentos, na percepção do local de trabalho e nas relações interpessoais. O resultado é claro: empresas que focam em desenvolver uma cultura de reconhecimento estão criando a base para o sucesso no longo prazo.

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