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Novembro Azul: 7 dicas de ações para a sua empresa defender a causa

Leia o artigo e prepare-se para o Novembro Azul, o mês de combate ao câncer de próstata. Baixe também o kit de materiais de endomarketing.

O Outubro Rosa ainda não acabou, mas logo em seguida começa outra campanha igualmente importante: o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. 

Desta vez, o foco é nos homens, que devem se conscientizar sobre a importância de ir ao médico regularmente, além de adotar hábitos mais saudáveis, mas por quê?

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 46% dos homens acima dos 40 anos só procuram o médico quando apresentam algum sintoma.

Essa mesma pesquisa revela que o câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens, é o maior medo entre eles, mas a prevenção e o diagnóstico precoce podem fazer toda a diferença.

A boa notícia é que, quando descoberto logo no início, as chances de cura chegam a até 95%. Ainda assim, muitos homens deixam de ir ao médico por receio do que os outros podem pensar.

Para reforçar que a saúde, seja ela física ou mental, independe de gênero, continue lendo e veja como abordar o tema com os colaboradores da sua empresa:

1. Aposte em uma campanha multicanal

Tanto faz se a sua equipe faz home office ou trabalha presencial: o que vale é fazer com que a mensagem chegue até o colaborador na hora certa e onde quer que ele esteja. 

Por isso, o app para colaboradores, as redes sociais e o canal de TV corporativa não podem ficar de fora da estratégia da campanha de Novembro Azul.

Enquanto o app para colaboradores envia informações personalizadas, relevantes e urgentes direto no celular dos funcionários, redes sociais como o Instagram e o Facebook estendem a sua campanha para o público externo. 

Em ambos os casos, dicas de prevenção ao câncer de próstata, combinadas com conteúdos sobre a saúde do homem — como cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas e acompanhamento regular com profissionais de saúde — são tópicos que podem gerar conteúdos impactantes, seja para informar colaboradores ou engajar os seguidores dos perfis da organização

Além do conteúdo, é preciso se atentar ao visual das mídias que serão divulgadas no feed, stories, etc. Se você não é designer, ou não faz ideia de como usar o Photoshop, não tem problema! É só usar o editor de templates do ImidiaTV.

A ferramenta é completa, intuitiva e fácil de usar, o que permite que até mesmo os usuários menos experientes consigam criar peças estratégicas e visualmente agradáveis.

Baixe também o kit de materiais do Novembro Azul, que contém peças elaboradas pelo nosso time de design. Clique aqui ou no banner abaixo, preencha o formulário e utilize como quiser!

2. Personalize a programação da TV corporativa

A comunicação por TVs pode transformar ações simples em campanhas que chamam a atenção do público interno e geram ótimos resultados.

Se você deseja promover a participação do time em uma palestra sobre saúde do homem, inclua um convite na grade de programação da TV corporativa. Assim, todos ficam sabendo da agenda da empresa durante o Novembro Azul. 

Exiba na programação dados de fontes confiáveis, como o Inca, Ministério da Saúde, OMS e SUS. Os números oficiais dão mais credibilidade às informações, alertando o público sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

Além disso, você pode utilizar a TV corporativa para divulgar relatos de colaboradores que foram diagnosticados com câncer de próstata ou realizaram o exame de toque retal, um dos principais métodos de detecção precoce da doença.

Mais do que serem bombardeados de conteúdo o tempo todo, os profissionais gostam de se ver na tela da TV corporativa. Por isso, não deixe de incluí-los em suas mídias e humanizar o que está sendo divulgado. 

Leia abaixo e saiba como enriquecer a grade de programação da TV corporativa:

  • Adote o azul como cor predominante;
  • Dê um tempo de leitura adequado entre as mídias;
  • Divulgue números mais recentes e de fontes confiáveis;
  • Incentive os colaboradores a relatarem experiências pessoais com a doença e/ou exames;
  • Opte por frases curtas, objetivas e na ordem direta (sujeito + predicado).

Agora que você já sabe como tornar os conteúdos da TV corporativa mais atrativos, confira outras dicas de ações que preparamos para o Novembro Azul da sua empresa:

3. Press-kit

Muitas empresas estão aderindo a regimes de trabalho mais flexíveis. Por isso, nada mais justo que as ações não fiquem restritas ao escritório.

O kit de materiais de RH do Novembro Azul atende não só quem trabalha presencialmente, mas também quem está em home office ou em ambientes híbridos.

Com um alcance mais amplo, é possível promover a conscientização sobre a saúde masculina a todos os colaboradores, independentemente de onde estejam.

Para que serve? Promover a conscientização sobre a saúde do homem.
Envolve quantas pessoas? Todos os colaboradores, não há número específico.
Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
Vou precisar de quê? Bóton, camiseta e demais itens do kit de materiais de RH.

4. Dia do bigode maluco

Recentemente, viralizou nas redes sociais o chamado dia do penteado maluco, dinâmica em que crianças vão à escola ostentando cabelos divertidos e fora do convencional.

Inspire-se nesta atividade para lá de criativa e proponha o dia do bigode maluco, uma referência ao Movember, movimento australiano que deu origem ao Novembro Azul.

Incentive os homens a deixarem o bigode crescer durante o mês de novembro. Peça para que inovem no formato, na cor e no estilo, e organize um concurso para eleger o melhor bigode.

Para que serve? Engajar os colaboradores e criar um ambiente divertido de conscientização.
Envolve quantas pessoas? Todos os homens dispostos a participar.
Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
Vou precisar de quê? Espaço para compartilhar fotos e prêmios para os bigodes mais criativos.

5. Exames preventivos

Você sabia que um dos principais desafios que impedem os homens de realizarem exames preventivos é a falta de tempo e a dificuldade de acesso a clínicas e hospitais?

Para resolver o problema, considere firmar parcerias com instituições médicas para levar esses serviços até o local de trabalho. Com isso, a empresa não só facilita o acesso aos exames, como também reitera o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Vale lembrar que o espaço reservado deve garantir privacidade e conforto para os funcionários, estando equipado adequadamente para a realização dos exames.

Para que serve? Facilitar o acesso aos exames e promover a saúde dos homens.
Envolve quantas pessoas? Todos os homens, especialmente os 40+.
Quanto tempo dura? Um ou mais dias, tudo vai depender da capacidade do serviço médico.
Vou precisar de quê? Parceria com clínicas ou hospitais, espaço reservado na empresa, equipamento médico apropriado e profissionais de saúde qualificados.

6. Porta-vozes da campanha

Bons exemplos existem para serem seguidos, ainda mais considerando que os homens costumam ser relutantes quando o assunto é o cuidado com a própria saúde.

Uma das formas de incentivar os funcionários a adotarem práticas mais saudáveis é através dos relatos dos porta-vozes da campanha, ou seja, pessoas que já enfrentaram desafios de saúde e podem compartilhar suas histórias inspiradoras, ressaltando a importância da prevenção.

Dessa forma, os colaboradores podem se identificar com as experiências dos colegas e sentir-se ainda mais motivados a buscar um estilo de vida saudável.

Para que serve? Humanizar a campanha e aproximar os colaboradores.
Envolve quantas pessoas? Quanto mais porta-vozes para diversidade dos relatos, melhor.
Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
Vou precisar de quê? Treinamento de porta-vozes, materiais de apoio, etc.

7. Reforce que alguns tabus podem ser fatais

Bem sabemos que a desinformação e a rádio-corredor podem atrapalhar não só a comunicação interna, mas também o dia a dia dos funcionários dentro e fora da empresa.

O câncer de próstata é uma doença que atinge milhares de homens todos os anos. Mesmo assim, muita gente faz piada com o exame de toque retal, como se o procedimento fosse uma agressão à masculinidade dos pacientes.

É preciso entender que tanto o exame de toque retal quanto o teste PSA, utilizado como check-up para o diagnóstico precoce, são igualmente importantes e devem fazer parte da rotina de cuidados.

Para se ter ideia, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que menos de 40% dos homens com mais de 50 anos fazem exames de próstata.

Convencer amigos, colegas de trabalho e familiares de que não há nada de errado em cuidar da própria saúde é um dos caminhos para combater o câncer de próstata.

Que tal falar sobre o assunto no churrasco de domingo? Ou no futebol?

Parece besteira, mas é conversando com as pessoas no dia a dia que o preconceito dá lugar ao que importa de verdade: a vida. Não sinta vergonha de cuidar de si e de quem você gosta.

E lembre-se! Você veste o manto da prevenção e derrota o preconceito quando…

01. Mantém uma alimentação equilibrada e nutritiva;
02. Evita o consumo excessivo de álcool e não fuma;
03. Pratica atividades físicas;
04. Cuida da saúde mental com a mesma dedicação que cuida do corpo;
05. Realiza exames preventivos e vai ao médico regularmente.

Você sabia que muitos homens não vão ao médico?

Nem todos os homens costumam ir ao médico, e um dos possíveis motivos é o medo do que os outros vão pensar.

Ensinados desde cedo que devem ser fortes e que não podem sentir dor ou expressar os seus sentimentos, muitos deles não cuidam da saúde do corpo e da mente para não serem julgados.

A boa notícia é que, de acordo com o SUS, a busca dos homens por atendimento médico cresceu quase 50% entre 2016 e 2020. Mas as mulheres ainda vão mais ao médico do que os homens, como mostra um estudo do Programa Nacional de Saúde (PNS).

É aí que entra o Novembro Azul, uma campanha que promove, além da prevenção ao câncer de próstata, a saúde do homem de modo geral. Leia mais e entenda como surgiu essa ideia:

O começo de tudo

Tudo começou na Austrália em 2003, ano em que o bigode, um símbolo de virilidade, passou a reforçar a importância de os homens cuidarem da própria saúde.

Foi então que surgiu o Movember, que nada mais é do que a junção das palavras moustache (palavra em inglês para bigode) + november (palavra em inglês para novembro).

Anos depois, o Instituto Lado a Lado pela Vida se inspirou no movimento australiano, e trouxe o Novembro Azul para o Brasil. 

Vale lembrar que a campanha Novembro Azul condiz com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. 

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