Diversidade nas empresas: como ir além das datas especiais?

O episódio 2 do podcast Endomarketing Brasil é sobre um tema que está em alta: a inclusão e a diversidade nas empresas.

O episódio 2 do podcast Endomarketing Brasil é sobre um tema que está em alta: a inclusão e a diversidade nas empresas. Quando as organizações passam a se interessar por este tipo de pauta, o primeiro passo é dar um novo sentido às datas comemorativas. Isto é, transformar uma ação que seria pontual em algo relevante e representativo. Leia mais e saiba como repensar a sua estratégia.

Por exemplo: o mês da mulher é uma campanha que mobiliza muita gente. Porém, dar rosas às funcionárias já não causa o mesmo efeito de anos atrás. Isto porque a data possui um significado muito mais amplo. Afinal de contas, o Dia da Mulher faz um resgate de um episódio que ocorreu na cidade de Nova York, em 1911. Na ocasião, 125 mulheres morreram em um incêndio criminoso.

Por isso, em vez de as organizações ficarem na sua zona de conforto, elas podem aprofundar o debate de muitas formas. Falando sobre temas como: a importância da sororidade, o que é o feminismo, quais os direitos que as mulheres conquistaram até agora, etc. Por outro lado, a diversidade nas empresas só se dá com a igualdade de salários e com mulheres na liderança.

A diversidade nas empresas em números

Pode-se dizer que todos esses temas estão na internet, na TV e nos jornais. Isto é, a informação rola solta e todas as empresas que fecham os olhos para isso têm mais a perder do que imaginam. De acordo com a Organização McKinsey & Company, as empresas com diversidade de gênero têm 15% mais chances de obter um rendimento acima da média. Confira outros números abaixo:

Um estudo da ONU mostra que 87% das empresas querem ser reconhecidas pela sua diversidade. Porém, apenas 60% delas promovem programas de inclusão. O mesmo estudo também aponta que 55,7% das empresas se preocupam com a contratação de funcionários que fazem parte de alguma minoria. Tais como: a comunidade LGBTQIA+, as mulheres, os negros, entre outros.

No entanto, além do Dia da Mulher, dá para explorar outras datas de um jeito diferente. É o caso do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Afinal, as figuras do pai e da mãe estão associadas a papéis sociais que não têm nada a ver com a realidade. Por isso, em vez de reproduzir o discurso de que as mães cuidam da casa enquanto os pais trabalham fora, incentive a equipe a pensar de outra forma. Veja:

○ Promova a divisão igualitária dos fazeres domésticos;
● Incentive as mães a terem um momento para si mesmas;
○ Lance uma campanha de combate à violência doméstica;
● Fale de temas como o divórcio e a licença maternidade.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Calendário Endomarketing 2024
ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.