O Abril Verde está aí e não se pode negar que a incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é uma realidade preocupante para colaboradores e empresas.
Para se ter uma ideia, a cada 3 horas, 47 minutos e 3 segundos, um trabalhador de carteira assinada morre no Brasil vítima de um acidente, ou de uma doença relacionada à sua atividade profissional.
Diante disso, o movimento do Abril Verde surge não apenas como uma iniciativa para alertar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, mas também prevenir acidentes e doenças laborais, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho mais seguros e que promovam o bem-estar.
Continue lendo e saiba mais sobre a campanha do Abril Verde:
Acreditar que a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores foi uma necessidade passageira, limitada ao período da pandemia de Covid-19, nem sempre é o melhor caminho.
Especialmente agora, com a adesão do home office e trabalho híbrido, modelos aos quais muitas empresas e funcionários ainda estão se adaptando, apesar de a pandemia já ter sido controlada.
Além disso, o uso de novas tecnologias para se comunicar à distância ainda é uma novidade não só para os gestores, mas também para os funcionários que precisam utilizar essa ferramenta no dia a dia.
Pensando nisso, a Pix Mídia desenvolveu o ImidiaApp, o app de comunicação interna que reúne experiência, interatividade e personalização, visando fortalecer a cultura da empresa e o bem-estar das pessoas.
Ao investir no ImidiaApp, você permite que as equipes permaneçam conectadas, independentemente de onde estejam trabalhando, e garante que todos tenham acesso às informações em primeira mão.
Entendemos que a tecnologia, quando usada sem moderação, pode trazer desafios, incluindo questões relacionadas ao bem-estar físico e mental, bem como despertar inseguranças ao interagir pessoalmente.
No entanto, o ImidiaApp foi feito para superar esses e outros desafios! Ficou interessado(a)? Para oferecer uma solução que incentiva o uso consciente e responsável da tecnologia, clique aqui.
O burnout é reconhecido como doença ocupacional
O uso prolongado da tecnologia não é o único vilão que o Abril Verde deve combater.
Desde o dia 1º de janeiro de 2022, a OMS considera a síndrome de burnout como uma doença ocupacional.
A mudança implica nos direitos trabalhistas e previdenciários do profissional, que passam a ser os mesmos de qualquer doença provocada pelo trabalho, como é o caso da síndrome do esgotamento profissional.
Desde a pandemia, a sensação de esgotamento passou a fazer parte do dia a dia de muita gente!
Isso se deve ao fato de que, embora o trabalho remoto seja mais flexível, o processo de adaptação apresenta certos desafios, incluindo o acúmulo de tarefas e a sensação de precisar se provar o tempo todo.
Além do estresse, a distância pode nos deixar um pouco inseguros. Por isso, é natural que a equipe sinta um impulso de se dedicar ainda mais, numa busca por se sentir produtiva e reafirmar seu valor.
De acordo com um estudo da consultoria de recrutamento Talenses, 33% dos entrevistados dizem que a falta de estrutura e a redução das equipes contribuiu para o seu cansaço.
Isso ocorre porque muitas empresas tiveram que cortar gastos para se manter durante a pandemia, uma realidade que preocupa os profissionais até hoje. Leia mais e saiba como o Abril Verde pode ajudar:
Abril Verde: 5 dicas de ações para não ficar de fora
1) Promova a saúde e segurança desde o onboarding
Se o onboarding é a etapa em que os novos colegas são apresentados à cultura, aos valores e às políticas organizacionais, nada melhor do que aproveitar este momento para falar sobre as bandeira do Abril Verde.
Isso quer dizer que as dúvidas dos novos talentos a respeito das ações e políticas de saúde e segurança do trabalho da empresa devem ser esclarecidas desde o início de seu processo de integração.
Assim, a organização ajuda a criar uma consciência de que todos têm um papel fundamental na manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.
Confira alguns tópicos que podem ser abordados nesta etapa tão importante:
● Ensine os novos colaboradores a agir em situações de emergência;
○ Forneça e incentive o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs);
● Ofereça treinamentos sobre prevenção de acidentes, primeiros socorros, etc.
2) Crie um programa de mentoria em saúde e segurança
Você sabia que é possível transformar os funcionários com mais tempo de casa em verdadeiros defensores das práticas de saúde e segurança do trabalho? Para isso, basta introduzir um programa de mentoria eficaz!
Sabemos que, quando o assunto é segurança do trabalho, algumas empresas podem ser mais rigorosas do que outras. Afinal, os riscos ocupacionais podem variar de acordo com o campo de atuação, por exemplo.
Quando os colaboradores mais experientes tornam-se aliados da organização, comunicar e disseminar as normas de saúde e segurança torna-se um processo mais efetivo, natural e humanizado.
Isso porque, apesar de igualmente importantes, os canais de comunicação interna e materiais informativos podem não ter o mesmo impacto que uma aula personalizada e o exemplo de um colega respeitado.
3) Utilize os canais de comunicação interna a seu favor
O sucesso do Abril Verde também depende da forma como os canais de C.I. são utilizados, da diversidade de conteúdos e da estratégia escolhida para que a mensagem atinja todos os públicos e níveis da organização.
Para chamar a atenção das pessoas por meio das redes sociais, do mural digital e do aplicativo, clique aqui e baixe grátis o kit de materiais de RH. Nele, você encontra peças exclusivas para ações do online ao offline.
Viu só quanta coisa bacana? Assim, você entrega conteúdos no formato, na linguagem e no visual que mais combina com cada canal, além de garantir que o Abril Verde seja recebido e assimilado por todo mundo.
Dica! Uma campanha tão importante como o Abril Verde não pode aparecer no calendário uma vez por ano. Para atingir resultados mais contínuos, revisite e adapte os materiais e as dicas de ações e promova ações de conscientização de forma regular ao longo do ano.
4) Fortaleça a participação e o engajamento dos membros da CIPA
Você já ouviu falar na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)?
Formado pelos próprios funcionários, este grupo atua na promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) nas empresas, seguindo as diretrizes estabelecidas no artigo 163 da CLT e na Norma Regulamentadora Nº 5.
A CIPA atua como uma espécie de ponte entre os funcionários e a gestão da empresa. Seu papel é garantir que as preocupações e sugestões dos colaboradores sejam ouvidas e acolhidas pela administração.
Dessa forma, fica mais fácil identificar e prevenir potenciais riscos relacionados à segurança e saúde no trabalho. Por fim, é papel do grupo planejar e executar ações que fortaleçam a cultura de SST na empresa.
5) Crie um cronograma de manutenções preventivas
Considerando que as máquinas têm um tempo de vida útil, nada mais justo do que monitorá-las com uma certa frequência. Do mesmo modo, as instalações prediais e seus sistemas elétricos e hidráulicos também precisam de cuidados periódicos, o que exige um olhar mais atento por parte das empresas.
Para garantir a segurança de todos e o pleno funcionamento da empresa, aproveite o Abril Verde e crie um cronograma de manutenções preventivas. Além de prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos, a empresa aumenta a produtividade dos colaboradores e não sai no prejuízo.
Gostou desse conteúdo? Baixe grátis o kit de materiais de RH!
Chegamos ao fim de mais um conteúdo e, no que depender das dicas de ações que preparamos para a sua empresa, o Abril Verde tem tudo para ser o mais engajador e impactante de todos os tempos!
Além de baixar o nosso kit de materiais, com imagens e vídeos exclusivos para divulgar no app, nas redes sociais e na TV corporativa, continue promovendo a saúde e segurança do trabalho durante o ano todo.
Afinal, quem cultiva boas práticas de SST colhe bem-estar. Até a próxima!