Início Comunicação Interna Agosto Dourado: 10 dicas de ações + kit de materiais de endomarketing

Agosto Dourado: 10 dicas de ações + kit de materiais de endomarketing

Veja como o mês de incentivo à amamentação pode aproximar sua empresa dos colaboradores por meio da TV e do app

O Agosto Dourado vai além de uma simples campanha de endomarketing: é um convite para que os colaboradores se conscientizem sobre a importância da amamentação e seu impacto positivo na vida da mamãe e do bebê.

Para que essa mensagem alcance todos os públicos em qualquer canal de comunicação, clique aqui e baixe grátis o pacote de materiais. Leia também as 8 dicas de ações para celebrar o Agosto Dourado na sua empresa:

1. Mitos e verdades

Por mais que o ato de amamentar uma criança faça parte do imaginário de muita gente, ainda existem muitas dúvidas que podem ser esclarecidas.

Para abordar o assunto de forma didática, baixe grátis o jogo de mitos e verdades sobre o aleitamento materno, disponível no kit do Agosto Dourado.

Entre as afirmações que podem ser utilizadas, destacamos a frequência da amamentação, o uso da chupeta e mamadeira, a qualidade do leite, etc.

Confira alguns exemplos abaixo:

Algumas mães produzem leite fraco. MITO. Não existe leite fraco. O leite de todas as mães possui os anticorpos necessários para o bebê crescer forte e saudável. 

A alimentação das mães reflete no leite. VERDADE. As mães devem manter uma alimentação equilibrada enquanto estão amamentando. Alimentos gordurosos e bebida alcoólica também não podem ser consumidos.

  • Para que serve? Quebrar os estigmas da amamentação.
  • Envolve quantas pessoas? Entre 10 a 30 participantes.
  • Quanto tempo dura? Pouco mais de 1 hora.
  • Vou precisar de quê? Versão impressa ou digital do jogo.

2. Rodas de conversa

Outra forma de abordar as questões do Agosto Dourado é promovendo rodas de conversa no ambiente de trabalho e online.

Convide mães experientes, de primeira viagem e que desejam engravidar para dividir o que sabem sobre a amamentação e trocar experiências.

A diversidade de opiniões e vivências permite que mães experientes deem dicas valiosas, enquanto as demais tiram suas dúvidas e se preparam para o futuro.

Esses encontros podem continuar mesmo após a campanha. Assim, a organização reforça o seu compromisso com o bem-estar e a saúde das colaboradoras.

  • Para que serve? Criar uma rede de apoio e discutir interesses em comum.
  • Envolve quantas pessoas? Não há um número específico.
  • Quanto tempo dura? Encontros quinzenais de 1 hora.
  • Vou precisar de quê? Dados, leituras de apoio e demais conteúdos.

3. Dinâmica “Não tem hora nem lugar”

Criada pelo Grupo de Apoio à Amamentação (Gram) de Bento Gonçalves/RS, o Concurso Madrinha da Amamentação existe desde 2015.

Com o objetivo de dar visibilidade ao aleitamento materno, o foco do concurso não é competir, e sim naturalizar esse gesto essencial para a saúde do bebê.

Peça para que as mamães da sua equipe enviem fotos amamentando seus filhos em locais públicos e privados, um direito que é garantido por lei.

Feito isso, você pode postar as imagens no aplicativo de comunicação interna e inclui-las na grade de programação da TV corporativa.

  • Para que serve? Naturalizar o ato da amamentação.
  • Envolve quantas pessoas? Não há um número específico.
  • Quanto tempo dura? 30 dias ou enquanto durar a campanha.
  • Vou precisar de quê? Fotos das funcionárias + template p/ TV corporativa.

4. Palestras e workshops

Demora na descida do leite, dor e inchaço nos mamilos, inflamação nas mamas…

Esses são alguns dos desafios listados no Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, uma publicação do Ministério da Saúde.

Além de atrapalhar a amamentação em si, esses obstáculos afetam o estado físico e emocional das mães, que precisam do apoio de todos para superá-los.

Chame um(a) profissional da saúde para conduzir uma palestra sobre o assunto!

Dessa forma, as funcionárias recebem dicas sobre cuidados com a mama, a posição correta de amamentar o bebê, além da importância de uma alimentação saudável.

Vale lembrar que esse tipo de evento não substituí o acompanhamento médico.

  • Para que serve? Informar e orientar mulheres que estão amamentando.
  • Envolve quantas pessoas? Varia conforme o tamanho da empresa.
  • Quanto tempo dura? Entre 45 minutos e 1 hora.
  • Vou precisar de quê? Presença de um profissional + vídeo do kit de materiais.

5. Mamaço virtual

O mamaço é bem comum no Agosto Dourado, e ocorre quando várias mulheres se reúnem em locais públicos para amamentar seus bebês ao mesmo tempo.

Todas as ações que citamos até agora podem ser realizadas online, mas, nesse caso, decidimos propor uma atividade às colaboradoras que fazem home office.

Chame todas as mães da sua empresa que estão amamentando para participar de um mamaço virtual. Assim, você inclui todo mundo nas ações do Agosto Dourado.

  • Para que serve? Alcançar o público que está de home office.
  • Envolve quantas pessoas? Não há um número específico.
  • Quanto tempo dura? Entre 10 e 15 minutos.
  • Vou precisar de quê? Um(a) moderador(a) para conduzir a dinâmica.

6. Sala de amamentação

Você sabia que a legislação trabalhista prevê, além da licença-maternidade, o direito a duas pausas de meia hora por dia para que as colaboradoras deem de mamar aos filhos?

Porém, considerando que a maioria das mães trabalha longe de casa, amamentar os bebês no meio do expediente, e em tão pouco tempo, é quase impossível.

É aí que entra a sala de amamentação, um espaço adequado onde as funcionárias retiram e armazenam o leite para alimentar a criança em outro momento.

Caso a sua empresa tenha condições de investir, crie um espaço com todo conforto, higiene e privacidade que as mamães precisam para retirar o leite.

Além disso, disponibilize um freezer ou frigobar para conservá-lo do jeito certo!

+4 dicas BÔNUS para o Agosto Dourado!

Agosto Dourado - Mockup
Agosto Dourado – Mockup

Cartazes informativos | Quando o assunto é o bem-estar e a saúde da mamãe e do bebê, informação nunca é demais. Utilize os cartazes informativos que disponibilizamos no kit de materiais para comunicar os colaborador sobre a importância da amamentação, os benefícios e o que as mães podem fazer para lidar melhor com esse processo.

Decoração temática | Ao espalhar o dourado pela empresa, você reforça a mensagem da campanha e estimula o envolvimento de clientes e colaboradores. Pendure balões e fitas na cozinha, recepção e outras áreas comuns, e baixe o kit de materiais para atualizar o app de comunicação interna, a TV corporativa e as redes sociais da sua empresa.

Kit de amamentação | Nada melhor do que ser lembrada em um momento tão desafiador e novo como esse. Presenteie as mães da sua equipe com uma almofada para amamentação, bomba de extração de leite, creme para os mamilos, entre outros itens. Personalize-os com os nomes das funcionárias.

Relatos inspiradores | Peça para que as colaboradoras escrevam sobre a sua experiência no período de amamentação. Os relatos podem abordar os aprendizados e as inseguranças desse que pode ser um dos momentos mais desafiadores na vida de uma mãe. Mostre os relatos mais inspiradores na grade de programação da TV corporativa e no app de comunicação interna.

Mais que um gesto: uma forma de nutrir amor

Pense no quão simbólica é a imagem de uma mãe amamentando seu filho.

Além de produzir sozinha o único alimento que o bebê precisa até os 2 anos de idade, ela fortalece o vínculo com a criança toda vez que se entrega a esse ato de amor e cuidado.

Esse é o conceito da campanha Mais que um gesto: uma forma de nutrir amor, que além de defender o aleitamento materno livre de julgamentos, destaca a importância desse ato para o bebê crescer forte e saudável.

O círculo no centro da imagem representa esse laço de amor e afeto, que se fecha a cada mamada e fortalece a conexão entre mãe e filho.

A forma geométrica também é uma referência ao seio da mãe que, independentemente do seu tamanho e formato, deve ser representado como tal.

As fotos que formam o mosaico destacam mulheres de várias cores e idades, enquanto o fundo aquoso é uma associação ao leite materno.

Conclusão

Embora amamentar seja um dos gestos mais bonitos que existem, será que os funcionários da sua empresa sabem da sua importância?

Ao falar sobre o assunto no ambiente de trabalho, a sua empresa não só defende a saúde do bebê, mas também das mães que passam por essa fase.

De acordo com estudo realizado com 10 milhões crianças, bebês que mamam correm 33% menos risco de morrer no primeiro ano de vida.

Isso quer dizer que quando a sua empresa veste a camisa do Agosto Dourado, ela demonstra uma preocupação real com o bem-estar dos colaboradores.

Comece já! Baixe grátis o kit de materiais, inspire-se nas dicas de ações e mãos a obra.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas