Como ouvir seus funcionários melhora seu negócio

Conheça os benefícios de ouvir os funcionários, dicas e conselhos importantes para ouvi-los melhor e como você pode obter insights rapidamente.

Como ouvir seus funcionários melhora seu negócio

Os funcionários experimentam frustração no local de trabalho quando sentem que estão sendo ignorados ou incompreendidos. 

Para evitar isso, as empresas devem priorizar escutar seus colaboradores.

Conheça os benefícios de ouvir seus funcionários, dicas e conselhos importantes para ouvi-los melhor e como você pode obter insights rapidamente.

Os benefícios de ouvir seus funcionários

Há muitas razões pelas quais ouvir os funcionários beneficia uma organização. Desde melhorar sua estratégia de negócios até aumentar o moral.

Aqui estão algumas razões pelas quais escutar o que seus funcionários têm a dizer é tão importante.

Estratégia informativa

Embora conhecedores de muitos aspectos diferentes da organização, os líderes de negócios geralmente não possuem informações sobre as operações diárias da empresa. 

É aqui que ouvir os funcionários é extremamente valioso. 

Os funcionários terão uma experiência que informará suas opiniões e lhes dará uma perspectiva única sobre as melhorias que a empresa pode fazer para atingir suas metas e objetivos. 

Um estudo recente descobriu que até 82% dos funcionários têm ideias sobre como melhorar sua empresa. 

Imagine um agente de atendimento ao cliente em uma empresa de roupas que ouve continuamente clientes que desejam o estilo de calça mais popular da marca em uma cor diferente. 

Suponha que esse funcionário leve essas informações ao gerente, que as ouve e as encaminha para os tomadores de decisão. 

Nesse caso, a marca pode começar a produzir e vender a nova cor de calça, resultando em aumento de vendas, tudo porque o funcionário foi ouvido. 

Essa ideia pode ser aplicada a qualquer aspecto de uma organização. 

Se os funcionários acreditam que têm uma solução para os desafios que enfrentam com processos desorganizados, políticas da empresa ou apenas têm um feedback geral que pode ajudar na receita da empresa, eles podem levantar essas questões e apresentar suas soluções às lideranças e gestores do negócio. 

Criar uma cultura em que os colaboradores saibam que estão sendo ouvidos cria grandes oportunidades para percepções exclusivas que podem informar uma estratégia geral.

Aumentando a moral

Um dos desafios mais difíceis que os empregadores enfrentam é reter seus funcionários atuais.

Toda empresa sabe que reter colaboradores é mais difícil do que contratá-los.

Uma das melhores maneiras de manter seus funcionários atuais é certificar-se de que eles estejam envolvidos com suas atividades e local de trabalho. 

Como você pode imaginar, um local de trabalho onde um funcionário é constantemente ignorado, ou nunca tem a chance de fornecer informações, ou ajudar na tomada de decisões, é aquele em que o engajamento e o moral serão baixos. 

Ao ouvir os colaboradores e solicitar proativamente seus comentários, insights e opiniões, as empresas têm muito mais chances de ter funcionários felizes e engajados.

Um relatório recente do LinkedIn descobriu que as organizações em que os funcionários têm influência, possuem índice de rotatividade menor. 

Na verdade, as empresas que não capacitam seus funcionários obtêm uma taxa de retenção de apenas 35% após três anos. 

Quando as pessoas se sentem respeitadas e fazendo uma diferença real, é natural que se sintam mais envolvidas e se apropriem mais de seu trabalho.

Maior compartilhamento de conhecimento

Quando a escuta dos funcionários acontece em todos os níveis de uma organização, há uma grande oportunidade para aumentar o compartilhamento de conhecimento. 

O compartilhamento efetivo de conhecimento acontece quando a cultura e a infraestrutura técnica de uma empresa estão alinhadas para uma comunicação aberta.

Desde que uma organização seja estabelecida para facilitar a escuta de seus colaboradores, esse tipo de crescimento intelectual colaborativo é possível. 

Os membros da equipe sênior podem fornecer feedback e empregar oportunidades de ensino e crescimento para funcionários mais juniores, enquanto os funcionários podem compartilhar seus conhecimentos e perspectivas únicas com seus colegas. 

Esse tipo de ambiente de trabalho colaborativo, onde todos sentem que suas opiniões estão sendo ouvidas e respeitadas, leva a um maior compartilhamento de ideias e crescimento coletivo como equipe.

Dicas importantes para ouvir seus funcionários

Mais de 34% dos funcionários em todo o mundo sentem que seus empregadores não ouvem suas ideias. 

Mantenha os funcionários engajados desde o primeiro dia

O compromisso emocional de um funcionário com a organização é altamente afetado pelo fato de ele se sentir ouvido ou não. 

De acordo com uma pesquisa recente da Gallup, mais de 87% dos trabalhadores de hoje se sentem desengajados no local de trabalho. 

É importante que as empresas analisem a maneira como facilitam a escuta dos funcionários desde o primeiro dia de trabalho.

Criar uma cultura de escuta é algo que pode e deve ser incorporado já no processo de contratação e integração. 

Quer a nova contratação seja no escritório, remota ou híbrida, os empregadores e os departamentos de RH devem garantir que haja uma oportunidade para que eles forneçam feedback sobre suas experiências, como o processo de entrevista, o período de pré-integração e a primeira semana no trabalho.

Além disso, estabelecer check-ins regulares com seu parceiro de RH garante que o novo funcionário tenha tempo para fornecer feedback em todas as etapas de sua integração.

Com gerentes e líderes desempenhando um papel importante no fato de uma equipe se sentir engajada ou não, o foco na escuta dos funcionários deve funcionar nos dois sentidos. 

Por exemplo, se um novo líder está ingressando em uma organização, a empresa pode facilitar o tempo para o funcionário sênior conhecer seu novo gerente, antes ou no primeiro dia. 

Aqui, o novo líder pode usar uma ferramenta de inteligência coletiva para descobrir as principais preocupações de sua equipe, o que eles acham que está funcionando bem e quais devem ser as prioridades do novo gerente. 

Desde o primeiro dia, o gerente está facilitando uma cultura em que os funcionários são ouvidos e suas opiniões e percepções são valorizadas.

Transforme ideias em ações

Ouvir é uma coisa, mas levar a sério a sugestão ou preocupação de um funcionário e levá-la ao ponto de ação é o que realmente contribui para um local de trabalho engajado.

É importante usar seu próprio julgamento e experiência para avaliar os pensamentos que eles compartilham com você. 

Quando eles apresentam algo que requer mais atenção, esteja pronto para intervir e ir além de apenas ouvir. 

Por exemplo, você pode ter um funcionário que repetidamente compartilhou a necessidade de gerentes de projeto adicionais na equipe. 

Ele afirma que os processos estão desorganizados, a produtividade está em queda e a equipe está esgotada. 

Se você ouvisse essa preocupação, mas não fizesse nada a respeito, é natural que seu funcionário perdesse a confiança em você e o moral caísse. 

No entanto, se você passar essa informação aos tomadores de decisão, seu colaborador veria que você está disposto a agir quando é necessário. 

Quando gerentes e líderes colocam as ideias e preocupações de seus funcionários em ação, eles mostram aos membros de sua equipe que se importam com o que eles têm a dizer e realmente valorizam seus pensamentos.

Nunca pare de ouvir

Então você ouviu seu funcionário, levou suas preocupações às pessoas apropriadas e obteve resultados. 

Esse é um ótimo começo, mas não deve parar por aí. Ouvir seus funcionários não é uma coisa única.

Para ter sucesso na escuta eficaz dos funcionários, isso precisa ser um processo contínuo. 

Por exemplo, uma vez que você acionou um tópico ou problema que um funcionário trouxe para você, é importante voltar a ele, informá-lo sobre o que você fez e sobre qualquer progresso futuro, fornecendo atualizações conforme necessário. 

Embora a mudança instantânea nem sempre seja possível, ao seguir essas etapas de acompanhamento, você mostra aos membros de sua equipe que está ouvindo e trabalhando nos assuntos que são importantes para eles. 

As mesmas técnicas que os profissionais de marketing utilizam para coletar dados de clientes podem ser utilizadas com os funcionários para descobrir insights regularmente e melhorar todos os aspectos do negócio. 

Do recrutamento à entrevista de desligamento, ouvir seus funcionários em todas as etapas deve ser uma prioridade para todas as organizações.

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