Início Comunicação Interna Cultura organizacional e comunicação interna: como se relacionam?

Cultura organizacional e comunicação interna: como se relacionam?

Veja como a comunicação interna ajuda a fortalecer a cultura organizacional, integrando valores e metas ao dia a dia dos funcionários

No episódio #40 do podcast Endomarketing Brasil 2.0, falamos sobre cultura organizacional, comunicação interna e a sua importância para as empresas. Quer saber onde esses dois conceitos se encontram? Leia o artigo que preparamos para você:

A comunicação é essencial em todas as esferas da vida e, no mundo corporativo, não poderia ser diferente. Já a cultura organizacional segue pelo mesmo caminho, pois reforça os princípios básicos da empresa e determina a conduta dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

A importância da cultura organizacional

É comum as pessoas confundirem clima e cultura organizacional. Por isso, vale lembrar que, apesar de serem parecidos, esses termos não são sinônimos. Cultura organizacional é a identidade da empresa, ou seja, onde seus valores, normas e missão são construídos.

Além disso, a cultura organizacional é construída com base em um conjunto de símbolos e processos que só a empresa tem. Portanto, trata-se de algo específico e que a diferencia de todas as demais.

Já o clima organizacional é o que acontece sob a influência da cultura organizacional. É a maneira pela qual os colaboradores enxergam e lidam com o seu ambiente de trabalho.

E a comunicação interna?

Algumas empresas podem não saber, mas a comunicação interna é um fator determinante para que a cultura organizacional seja, devidamente, entendida e absorvida por todos os funcionários. Mas como isso ocorre?

Mais do que informar e atualizar os funcionários sobre o que acontece no ambiente profissional, a comunicação interna é a responsável por disseminar e traduzir as bandeiras da empresa no dia a dia.

Além disso, a comunicação interna deve ser vista como uma estratégia a longo prazo, não uma ação isolada.

Ela deve ser uma parte constante do trabalho, mudando e melhorando conforme a empresa também evolui. Isso também inclui boas formas de conversar e ouvir o que os funcionários têm a dizer, é claro.

Afinal, o objetivo principal da comunicação interna é fazer com que todos, independentemente do nível, sejam ativos e atuantes na forma como a empresa pensa, age e reage a determinadas situações. Veja:

  • transparência com o colaborador;
  • comunicar informações importantes;
  • disseminar os norteadores estratégicos da empresa.

Essas são só algumas das funções da comunicação interna. Assim, é possível perceber que ela é crucial para o alinhamento de todos dentro da organização.

A relação entre cultura e comunicação interna

Se a cultura é a identidade da empresa, mantê-la fortalecida é um preceito ideal para gerar um sentimento de pertencimento nos colaboradores. Nesse caso, a comunicação interna tem um papel fundamental: o de promover a cultura da empresa aos colaboradores.

A relação entre a cultura organizacional e comunicação interna se dá através do modo como uma é dependente da outra, isto é, para promover a cultura é necessário a comunicação interna.

Propagar a cultura da empresa não é algo tão fácil, mas com uma estratégia de comunicação interna bem definida, esse cenário muda completamente, e o que era mais complexo se torna algo mais fácil.

  • propagar programas e politicas corporativas;
  • disseminar a visão, a missão e os valores;
  • comunicar sobre novas decisões;
  • informar novas normas e dar avisos;
  • transmitir ações de endomarketing e valorização.

A comunicação interna traz muitas opções para a empresa fortalecer sua cultura organizacional frente a seus colaboradores. Sendo assim, com a estratégia certa e o desenvolvimento de uma comunicação assertiva, fica mais fácil determinar como essa pode ajudar a promover a cultura organizacional da empresa.

Mas não se esqueça: a comunicação interna e a cultura organizacional precisam trabalhar juntas!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Saiba como a nossa solução de TV corporativa pode ajudar a comunicação interna da sua empresa a propagar a cultura organizacional para os seus colaboradores,

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas