Dia dos Pais na Empresa: 8 ações criativas para comemorar

Leia as dicas de endomarketing e planeje-se para o Mês dos Pais, mais uma oportunidade para engajar os colaboradores da sua empresa

O amor entre pais e filhos é um dos sentimentos mais bonitos e verdadeiros que existem. Para a sua empresa não ficar de fora de uma das datas mais esperadas do ano, o time da Pix Mídia preparou, com muito carinho, a campanha Dia dos Pais: amor que se faz presente, uma homenagem que vai emocionar os colaboradores da sua organização.

Quem trabalha nas áreas de comunicação, marketing e RH sabe da importância de promover ações para engajar o público interno. O Dia dos Pais na empresa, caso se adapte ao perfil da empresa e dos funcionários, pode ser uma dessas iniciativas.

Um dos primeiros passos para um Dia dos Pais de sucesso é entender que nem todo mundo cabe na mesma caixa. Cada família tem uma formação diferente, e isso implica nos conteúdos, imagens e vídeos que você utilizará na campanha da sua empresa.

Por isso, baixe os materiais certos, conheça o seu público e conte histórias de pessoas reais.

Banner Dia dos Pais na Empresa | 8 dicas de ações + kit de materiais de endomarketing

Outro fator importante é a escolha dos canais que serão utilizados. Em vez de se limitar aos materiais impressos de sempre, que demandam muita energia para serem produzidos e entregues ao público, acredite no potencial de soluções como o app e a TV corporativa.

Confira 8 dicas de ações de endomarketing para comemorar o Dia dos Pais na empresa:

1. Conteúdo nas redes sociais

As redes sociais não podem ficar de fora da sua campanha de endomarketing. Os funcionários podem acessar o conteúdo na palma da mão e em poucos segundos, interagindo com eles e compartilhando em seus perfis. Para motivar essa troca, utilize os cards que estão aqui.

2. Material informativo

Não faltam motivos para comemorar, mas o Dia dos Pais também exige muita reflexão. Informar os funcionários sobre a responsabilidade de ser pai e o quanto a sua presença é importante na formação dos filhos ajuda a combater o abandono e a falta de assistência. 

3. Mensagens personalizadas

Cada pai é único e tem uma história de vida diferente. Vai presenteá-lo com algum item? Procure personalizá-lo com o nome dos filhos, do cônjuge ou de outros familiares. Agendas, blocos e canecas com frases de amor tem tudo a ver com a data e são sempre bem-vindos. 

4. Pai é amor

Já entendemos que o conceito de paternidade tem mais a ver com sentimento do que qualquer outra coisa. Para que essa mensagem ganhe forma, incentive os colaboradores a compartilharem fotos, recados e vídeos que abordem o verdadeiro significado da palavra pai. 

5. De pai para pai

E se a sua empresa reunisse pais experientes e de primeira viagem para um bate-papo sobre os desafios da paternidade? A roda de conversa pode ser uma oportunidade para ouvir os relatos de colaboradores que têm filhos, e esclarecer as dúvidas dos futuros papais.

6. TV corporativa e aplicativo

Dia dos Pais

A TV corporativa é um ótimo canal para divulgar conteúdos de forma dinâmica e atrativa. Ela possui a objetividade e o visual necessários para atingir pessoas em lugares estratégicos, entre eles a cozinha, recepção e sala de espera. Clique aqui e conheça as vantagens do ImidiaTV.

Já o aplicativo de comunicação interna funciona como uma rede social. Com ele, a empresa pode veicular os mesmos conteúdos que aparecem na televisão, além de ser um espaço onde os usuários interagem em tempo real e fazem comentários sobre o que é publicado.

Dessa forma, o conteúdo do Dia dos Pais não passa despercebido, e você não deixa de impactar os colaboradores só porque eles não estão no escritório presencialmente. Para saber mais sobre o ImidiaApp, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

7. Dividir em vez de só ajudar

A presença do pai e da mãe é igualmente importante na vida dos filhos, mas o que acontece na prática está longe do ideal. O estudo “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que as mulheres trabalham 7,5 horas a mais em relação aos homens

A quantidade de horas não considera, somente, o trabalho remunerado, mas também as tarefas domésticas realizadas no dia a dia. Para um cenário menos desigual, os homens devem participar mais ativamente da rotina da família, assumindo o cuidado com a casa e filhos.

Aproveite os canais de comunicação da empresa para transmitir conteúdos que reforcem a necessidade de os pais serem igualmente ativos nos cuidados com a casa e os filhos, garantindo, assim, que ninguém fique sobrecarregado e ausente na vida dos pequenos.

8. Vamos falar sobre paternidade estendida

A chegada de um bebê na família pode ser um momento lindo, mas o que muita gente não conta é que cuidar de um recém-nascido exige muita atenção.

Para superar os novos desafios, o pai e a mãe da criança precisam trabalhar em equipe. Afinal, não é justo que uma só pessoa dê conta de todas as tarefas.

É por isso que muitas empresas estão aderindo à licença paternidade estendida, um benefício que permite que o colaborador fique em casa por mais tempo.

Isso porque o prazo da licença paternidade é de no máximo 5 dias, o que é insuficiente para estabelecer uma conexão mais profunda com a criança.

Muitas empresas estão abertas à negociação para estender o prazo da licença. Seja uma delas!

O que é ser pai, afinal?

Quando você pensa em pai, o que vem na sua cabeça? Em uma pesquisa rápida no Google, surgem dezenas de imagens de homens sorridentes ao lado de seus filhos. Esses resultados até fazem sentido, mas eles correspondem à realidade de quem trabalha na sua empresa?

A figura do pai está muito presa ao chefe de família que trabalha fora e sustenta a casa. Esse estereótipo traz consigo muitos problemas, pois reforça a desigualdade de gênero e ignora estruturas familiares que fogem do padrão “comercial de margarina dos anos 2000.”

Quando a sua empresa aborda a paternidade com um olhar mais amplo e inclusivo, o contato com os funcionários fica mais próximo do real, o que gera proximidade e identificação.

Isso não quer dizer que o pai biológico e casado com uma mulher deva ficar de fora do debate e das homenagens. Apenas que, além dele, existem outros perfis que devem ser incluídos. 

Pais adotivos

Frase Dia dos Pais na Empresa | 001

Pai é quem cria, filho do coração… Essas expressões ajudam a entender que a paternidade independe de laços de sangue, mas sim da dedicação e do amor oferecidos aos filhos.

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) apontam que cerca de 30 mil crianças e jovens estão acolhidas em instituições e lares temporários espalhados pelo país.

Portanto, não é preciso passar pela gravidez para construir uma família: o que importa é estar disposto a criar uma criança, e dar todo o suporte que ela precisa para crescer bem e feliz.

Pais separados

Relacionamentos acabam e isso faz parte da vida. O problema é quando o dever do pai é deixado de lado, ao passo que a mãe assume todas as responsabilidades sozinha.

O abandono pode causar danos irreparáveis a curto, médio e longo prazo, que afetam não somente a vida dos filhos, mas também da mulher que, muitas vezes, abre mão de si mesma.

A ausência de uma relação estável não impossibilita a criação dos filhos. Mesmo divorciados, os pais precisam dividir as tarefas e promover um ambiente acolhedor e pacífico.

Caso contrário, a criança ou adolescente pode desenvolver traumas que afetam a sua formação, relacionamentos e vários outros setores de sua vida.

Pais LGBTQIAPN+

Frase 01 1

Não é de hoje que o ator e vereador Thammy Miranda é alvo de transfobia na internet. Em 2020, quando participou da campanha de Dia dos Pais da Natura, ele mais uma vez foi vítima de comentários de ódio que questionam a sua paternidade.

O que muita gente não sabe é que sua identidade de gênero não o impede de ser um bom pai e ter uma família. Essa intolerância também se estende aos outros casais LGBTQIAPN+, que têm capacidade de criar um filho, mas não são reconhecidos por isso.

Conclusão

Que o Dia dos Pais celebra o amor todo mundo já sabe, mas existem alguns ajustes que precisam ser feitos para que essa figura seja lembrada pelos motivos certos. 

Para se ter uma ideia, mais de 100 mil crianças foram registradas sem o nome do pai nos primeiros meses do ano passado, aponta a Associação Nacional dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).

A ideia de que os pais podem deixar de criar seus filhos existe há muito tempo, mas falar sobre essa realidade no ambiente de trabalho é uma forma de não se limitar aos conteúdos institucionais de sempre.

Quer aplicar as ações de endomarketing que sugerimos no texto? A Pix Mídia elaborou materiais exclusivos para serem utilizados durante o mês dos pais.

Baixe aqui e use como quiser!

Conheça nossas soluções!
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções para comunicação interna

Planeje suas ações de comunicação interna para 2024

Conteúdos para você!

Antes de sair, já pensou em ver uma demonstração gratuita das nossas soluções?