Início Comunicação Interna Férias, e agora? Como manter a organização na empresa

Férias, e agora? Como manter a organização na empresa

Verão, festas de fim de ano, praia... Tudo isso tem a ver com as férias. Período em que o funcionário tira alguns dias de descanso para fazer o que gosta e sair por aí.

Verão, festas de fim de ano, praia… Tudo isso tem a ver com as férias. Período em que o funcionário tira alguns dias de descanso para fazer o que gosta e sair por aí. Nesse sentido, quem fica deve se preparar para cobrir a ausência do colega. O que exige organização prévia por parte da empresa.

Em resumo, tudo começa pela gestão de férias. Ou seja, uma tarefa que qualquer empresa séria trata com prioridade. Isso porque as férias são um direito do trabalhador e devem ser cumpridas à risca. Desde a definição dos dias que o profissional tem direito, os valores e quais são os descontos.

Contudo, além da burocracia, existem outras questões relacionadas à organização das empresas. Afinal de contas, as demandas do colaborador que vai sair de férias não podem ficar em aberto. Com base nisso, ao comunicar as equipes, os líderes conseguem delegar novos responsáveis.

Por exemplo. O aviso de férias, o comunicado oficial que as empresas fazem ao profissional para informá-lo sobre o período de descanso, ocorre 30 dias antes de sua saída. Essa é a oportunidade perfeita para reunir o time e tratar do que está pendente e quem assumirá o posto nesse período.

Portanto, uma das formas de evitar problemas é registrar tudo o que ocorre na empresa enquanto o profissional ainda não saiu de férias. Isso faz com que a equipe não se perca no processo. O que não afeta os resultados da organização e nem mesmo o descanso do colega que está em casa.

E-mail

Para se ter ideia, o e-mail ainda é o método de contato que os colaboradores mais gostam de usar. Além de fazer novas solicitações, ele também serve para documentar o que já foi feito. No mais, o e-mail serve como histórico para os colaboradores consultarem o dia a dia de quem está ausente.

Além disso, é preciso avisar, com antecedência, todos os clientes e demais contatos do funcionário que sairá de férias. Nesse sentido, ele mesmo pode apresentar o profissional que ficará responsável por atendê-los durante as férias. Desse modo, todos passam a saber o que acontece na empresa.

Inboard

A Inboard é o gerenciador de tarefas da Pix Mídia. Feito para equipes que executam atividades de forma colaborativa e que buscam melhores resultados, a Inboard possui ferramentas como: feed, mensagens e notificações por e-mail. Ou seja, formas de registrar o que está em aberto ou não.

Dessa forma, os times ficam por dentro do que acontece na empresa e trocam informações num só lugar. Seja no presencial ou home office. Além de preservar os dias de descanso, a equipe não se prejudica por causa da ausência do colega e mantém a sua produtividade em alta. Legal, né?

TV Corporativa

Por fim, a TV corporativa é uma solução que pode ajudar a empresa a se comunicar com a equipe antes e depois de alguém sair de férias. Por exemplo. Caso alguém receba o aviso, as TVs podem exibir uma mensagem de que, em breve, um ou mais colegas vão tirar alguns dias de descanso.

Nesse sentido, todos ficam cientes da mudança que está por vir. Além disso, as telas podem ser utilizadas para explicar como esse e outros benefícios funcionam. Uma vez que se comunicar de forma clara atrai a confiança do time e reforça o compromisso da empresa com os funcionários.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas