4 dicas de ações para o Julho Amarelo na empresa

Saiba como alcançar e engajar os colaboradores com o Julho Amarelo, uma campanha de alerta sobre as hepatites virais A, B e C

O Julho Amarelo é o mês de alerta sobre as hepatites virais, doenças graves que causam infecção no fígado, mas que têm tratamento e podem ser prevenidas.

Se você quer engajar o público interno, mas não sabe como, leia as 4 dicas de ações e baixe agora o kit de materiais da campanha. É grátis!

Kit de materiais de endomarketing do Julho Amarelo

Sobre as hepatites virais A, B e C

As hepatites são infecções do fígado que podem ser causadas por vírus, uso de medicamentos, consumo de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, genéticas e metabólicas.

No Brasil, as mais comuns são as dos tipos A, B e C. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos da doença no páis.

A transmissão da hepatite A ocorre por meio do contato com a boca e as fezes. A doença também está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene pessoal.

Já o contágio pelas hepatites B e C se dá nas relações sexuais, e através do contato com o sangue e outras secreções contaminadas. Veja alguns cuidados para se proteger da doença:

  • Higienize as mãos antes das refeições e após usar o banheiro
  • Lave e cozinhe bem os alimentos antes de comer
  • Não compartilhe agulhas, alicates de unha e lâminas de barbear
  • Use camisinha em todas as relações sexuais
  • Vacine-se contra as hepatites A e B

O Julho Amarelo na empresa

Esta não é a primeira vez que falamos sobre a importância de uma campanha de conscientização para alcançar e engajar os colaboradores da sua empresa.

Mais do que uma simples ação para preencher o calendário de endomarketing, o Julho Amarelo reforça o compromisso da organização com o bem-estar e a saúde dos funcionários.

Diferentemente do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que são exemplos de campanhas que já fazem parte do imaginário das pessoas, o Julho Amarelo é pouco conhecido, mas isso não quer dizer que ele seja menos importante.

Portanto, utilizar canais de comunicação mais dinâmicos e modernos, como o aplicativo, as redes sociais e a TV corporativa, é uma boa estratégia para chamar a atenção da equipe para temas pouco discutidos, como é o caso das hepatites virais e suas consequências.

Afinal, essas ferramentas têm o apelo visual que os dados do Ministério da Saúde e da OMS precisam para atrair, e alertar, mais pessoas sobre a importância de se proteger.

Leia as 3 dicas de ações para o Julho Amarelo na sua empresa:

1. Fale sobre as hepatites virais de um jeito didático

Uma das formas mais eficazes de falar sobre as hepatites virais é abrir mão dos termos técnicos e recorrer a uma abordagem mais didática, e que todo mundo entende.

Assim, a equipe de comunicação, marketing e/ou RH tem a oportunidade de aproximar os colaboradores, em vez de distanciá-los do debate.

Afinal, uma mesma empresa pode lidar com vários públicos diferentes, e nem todo mundo tem o mesmo entendimento sobre o assunto.

É bem provável que a forma como o vírus da hepatite age no organismo faça sentido para profissionais da saúde, por exemplo, mas será que os operários de uma fábrica têm o mesmo interesse nesse tipo de assunto?

Considerar diferentes perfis de público para criar os conteúdos do Julho Amarelo facilita a absorção e fixação da mensagem, desperta o olhar para o coletivo, e encoraja os colaboradores a mudarem seus hábitos para além do ambiente de trabalho.

Um exemplo disso é o mote “Quem cuida de si e do outro, segue o ABC”, que você encontra nos materiais do kit para download.

Kit de materiais de endomarketing do Julho Amarelo

O objetivo do passo a passo é explicar aos colaboradores como eles podem se proteger das hepatites A, B e C, além de reforçar a importância de ir ao médico, fazer exames regularmente, e iniciar o tratamento o quanto antes.

2. Use o app, as redes sociais e a TV corporativa para conscientizar

Você já deve ter reparado que a pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas se rendessem às vantagens do teletrabalho, que, mesmo após as flexibilizações de distanciamento e o avanço da vacinação, continua em alta.

Isso quer dizer que nem todos os funcionários compartilham o mesmo ambiente de trabalho, o que é um desafio enorme às empresas que querem promover o Julho Amarelo, mas não sabem o que fazer para engajar todo mundo.

É por isso que uma campanha que contemple múltiplos canais é tão necessária, pois ela alcança todos os colaboradores, independentemente do lugar onde estejam.

Enquanto o aplicativo pode ser um canal de comunicação com os profissionais que estão de home office, a TV corporativa assume o papel de transmitir conteúdo atualizado em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas.

Por fim, as redes sociais servem para estourar a bolha da organização no ambiente online, melhorando a relação com o público externo e promovendo a interatividade através dos comentários, curtidas, enquetes nos stories do Instagram, e muito mais.

Atenção! Cada rede social – Instagram, Facebook e Linkedin – tem um estilo próprio. Ao passo que os vídeos têm um ótimo desempenho no Instagram, por exemplo, o que conta no Linkedin são relatos inspiradores e que fazem parte do dia a dia da empresa.

Sendo assim, faça entrevistas com os colaboradores para saber qual é a visão deles sobre o Julho Amarelo, quais foram os aprendizados adquiridos e se eles já adotaram alguma prática de prevenção em seu cotidiano.

3. Faça um press kit e distribua aos colaboradores, mas vá além…

Que o famoso press kit carrega um valor sentimental todo mundo já sabe, mas será que ele, sozinho, é capaz de traduzir todas as mensagens de uma campanha tão importante como o Julho Amarelo?

A resposta é não, mas isso não quer dizer que ele não possa fazer parte das ações da sua empresa. Portanto, certifique-se que, além do press kit, ocorra alguma dinâmica que justifique a sua entrega.

Pode ser uma roda de conversa com profissionais da saúde, um jogo de mitos e verdades sobre as hepatites virais, um tutorial que explique a higienização, o preparo e o armazenamento adequado dos alimentos…

O que importa é agregar valor à entrega do press kit e fazer com que os colaboradores participem, de forma efetiva, da dinâmica proposta pela empresa. Caso contrário, os profissionais só se engajam superficialmente e não sentem-se incluídos no time.

4. Incentive as pessoas a irem ao médico

Cuidar da saúde do corpo e da mente é fundamental para melhorar a qualidade de vida, mas nem todo mundo se preocupa da forma como deveria.

Infelizmente, o hábito de ir ao médico está longe de ser uma unanimidade. Seja pela falta de informação ou pelo medo de falar sobre determinado assunto.

A boa notícia é que a sua empresa pode aproveitar o Julho Amarelo para fazer parcerias com clínicas e consultórios. Assim, os funcionários podem fazer exames, testes rápidos, etc.

Além desses procedimentos, os colaboradores podem conversar com médicos e enfermeiros para tirar suas dúvidas sobre o diagnóstico, os sintomas e o tratamento da doença.

Mas afinal, como surgiu o Julho Amarelo?

O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 julho.

Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou o Julho Amarelo, uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir.

Afinal, as hepatites virais A, B e C são perigosas, atingem pessoas de todas as idades e podem levar à morte. Isso se não forem tratadas adequadamente, é claro.

Por ser uma doença silenciosa, as instituições de todo o Brasil se mobilizam para alertar a população sobre práticas de prevenção, a importância de se vacinar, etc.

Inclua o Julho Amarelo no calendário de ações da sua empresa e boa sorte! 🙂

Conheça nossas soluções!
Peça uma demonstração gratuita.

Conheças as nossas soluções para comunicação interna

Planeje suas ações de comunicação interna para 2024

Conteúdos para você!

Antes de sair, já pensou em ver uma demonstração gratuita das nossas soluções?