Existem setores em uma empresa que são substanciais para o bom funcionamento da mesma, é o caso do setor de recursos humanos. O RH por sua vez, precisa de componentes e ferramentas que o ajudem a desempenhar o seu papel na corporação, dessa forma, no artigo de hoje, vamos entender a relevância da organização e comunicação para o RH.
Todo ano novas metodologias surgem no mercado para melhorar os fluxos de vários setores, com o RH isso não é diferente. Apesar desse “bombardeio” de novas tecnologias e métodos ágeis, alguns conceitos seguem “firmes e fortes” ajudando nos fluxos de forma ampla e efetiva no setor. É o caso da organização e comunicação para o RH.
Sendo assim, no artigo de hoje, não vamos “inventar a roda”, mas vamos falar sobre como a organização e a comunicação podem ser aliadas fieis do setor de recursos humanos.
O RH e a Comunicação!
Já dissemos o quanto o RH é um setor matriz dentro de uma empresa. A comunicação, por sua vez, também é de extrema relevância. Agora, imagine que se sozinhos eles já são efetivos, pense no quão benéficos são juntos.
Na verdade, todo conteúdo produzido pela gente tem a comunicação interna e o profissional de RH atrelados. O RH é um setor estratégico ligado a outros setores – inclusive a alta gestão -, dessa forma, ele precisa comunicar.
Nesse sentido, a comunicação emitida pelo setor de RH tem o foco de manter cada empregado alinhado a estratégia da empresa, fazendo-o entender um propósito maior para além do trabalho dele. Desse modo, ela influencia na conduta, na cultura e no clima.
Por ser o cerne da instituição e ser um setor ligado aos empregados e a gestão de forma direta, ligá-lo a comunicação é a certeza de gerar benefícios à empresa.
O RH e a organização!
O RH é o setor que se envolve em quase todos os outros departamentos da organização, dessa forma, é departamento responsável por guardar a cultura da empresa e traçar ações para criar um bom clima.
Além disso, é o setor responsável pelas folhas de pagamento, cálculos de férias, C.O., C.I., e desenvolvimento. Portanto, é uma parte complexa da organização, sendo assim, tudo precisa estar organizado minuciosamente.
Uma gestão de RH organizada que é bem desenvolvida pelos seus profissionais tem o poder de potencializar resultados. Um setor com tantas atividades diferentes deve ter atenção redobrada para seus fluxos, afinal, as consequências de um trabalho não organizado pode trazer sérios problemas para a empresa.
Concluindo…
Organizar um setor tão complexo como o de RH não deve ser uma tarefa muito fácil. No entanto, ele tem uma relevância tão crucial para a empresa que não se deve negligenciar nenhuma atividade. Os profissionais de RH, nesse caso, precisam unir forças com ferramentas de comunicação que os ajudem a otimizar os seus fluxos e, assim, manter o setor organizado.
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