Um pequeno elogio pode fazer uma grande diferença. Um estudo da American Psychological Association viu que empregados que se sentem reconhecidos são mais engajados, satisfeitos e motivados. E, com a TV corporativa, o Grupo Destro Macro está percebendo na prática este efeito.
Dono de um conglomerado de firmas de diferentes áreas, como logística, distribuição e varejo, o Grupo Destro tem presença em 8 estados do Brasil e em mais 3 países. O Grupo queria saber como poderia melhorar a sua comunicação interna, tornando-a mais atrativa, de tal forma que engajasse mais os seus empregados. Não só isso, mas outro objetivo era tornar melhor o diálogo com os funcionários dos setores operacionais. Esses não tem acesso a um PC ou intranet no local de trabalho. A geografia era mais um obstáculo, pois o Grupo possui empresas a centenas de quilômetros umas das outras e que precisam de uma comunicação ágil e homogênea.
Como solucionar?
A solução de TV Corporativa da Pix Mídia veio para atender estes problemas. O começo se deu em maio de 2018 com um projeto piloto em uma das empresas do Grupo, a Destro Macro Atacado. Assim, mesmo com pouco tempo de existência, a iniciativa já se mostrou eficaz.
Atualmente com telas em três filiais, a TV Corporativa impacta todos os dias mais de 1200 colaboradores nas cidades de Jundiaí e Curitiba. O iMídiaTV permite um diálogo clara com o público alvo. Atrai a atenção e divulga as mensagens de modo efetivo. Temas como reconhecimento de funcionários, avisos da instituição, datas comemorativas e segurança no trabalho são usuais na comunicação. Por fim, os templates prontos para editar ajudam no processo de gestão e facilitam o trabalho de quem está envolvido na comunicação.
TV Corporativa trouxe resultados em pouco tempo
Deu para ver resultados em bem pouco tempo. O Grupo Destro Macro percebeu uma mudança no comportamento de todos. Também viu um maior envolvimento com as publicações. Anteriormente, com os murais impressos, as mensagens não chamavam a atenção e eram ignoradas.
Contudo, com a TV Corporativa, houve o aumento do interesse pelos conteúdos transmitidos. Os funcionários prestam mais atenção e falam dos avisos entre si e com os seus gestores.
O Grupo Destro criou um programa de reconhecimento no qual os empregados recebem uma homenagem da direção. Dessa forma, com a divulgação desta homenagem pela TV Corporativa, o programa passou a ter ainda mais relevância. Agora as pessoas encontram a validação do reconhecimento pelos seus pares.
Todos querem se sentir ouvidos, valorizados e dignos de confiança em seu trabalho. Fazer com que cada um sinta que é parte de um time e que sua participação é crucial são fatores essenciais para manter os altos níveis de engajamento. Estas práticas são boas não só pra moral dos empregados, mas também pra produtividade e para o crescimento da empresa.
Comunicação estratégica na TV Corporativa
Assim, com base no sucesso desta iniciativa, a empresa demonstra interesse em expandir o uso da TV Corporativa. Com a expansão, será possível integrar outros setores à comunicação, divulgando metas e resultados. Além disso, considera-se também a integração de outros sistemas de comunicação na empresa à TV Corporativa.
Em conclusão, além do retorno financeiro, a melhora na comunicação interna proporcionada pelo ImídiaTV traz outras vantagens. Por exemplo, tornar a cultura organizacional mais forte, ter o estímulo ao bom comportamento e ter clareza do impacto que cada colaborador tem nos objetivos da empresa. Esta é uma função chave do negócio, que inspira a organização. Tudo isto tem o potencial para ajudar a atingir outros objetivos da empresa, muito além da comunicação interna.