Início Comunicação Interna Dia dos Pais na Empresa: 8 ações criativas para comemorar

Dia dos Pais na Empresa: 8 ações criativas para comemorar

Leia as dicas de endomarketing e planeje-se para o Mês dos Pais, mais uma oportunidade para engajar os colaboradores da sua empresa

O amor entre pais e filhos é um dos sentimentos mais bonitos e verdadeiros que existem.

Para a sua empresa não ficar de fora de uma das datas mais esperadas do ano, o nosso time preparou, com muito carinho, a campanha Dia dos Pais: mais que palavras, gestos de amor, uma homenagem que vai emocionar os colaboradores da sua organização.

Quem trabalha nas áreas de comunicação, marketing e RH sabe da importância de promover ações para engajar o público interno. O Dia dos Pais na empresa, caso se adapte ao perfil da empresa e dos funcionários, pode ser uma dessas iniciativas.

Um dos primeiros passos para um Dia dos Pais de sucesso é entender que nem todo mundo cabe na mesma caixa. Cada família tem uma formação diferente e isso implica nas imagens e nos vídeos que você utilizará na campanha da sua empresa.

Por isso, baixe os materiais certos, conheça o seu público e conte histórias de pessoas reais.

Outro fator importante é a escolha dos canais de comunicação interna que serão utilizados. Em vez de se limitar aos materiais impressos de sempre, que demandam muita energia para serem produzidos e entregues ao público, acredite no potencial de soluções como a TV corporativa e o app de comunicação interna.

Mas antes de escolher as ferramentas mais adequadas para a sua campanha, confira as 8 dicas de ações de endomarketing que preparamos para você e saiba como engajar os funcionários:

1. Produzir conteúdo para as redes sociais

As redes sociais não podem ficar de fora da sua campanha de endomarketing. Os funcionários podem acessar os conteúdos na palma da mão e em poucos segundos, interagindo com eles e compartilhando em seus perfis pessoais. Para motivar essa troca, baixe os cards que estão aqui.

2. Divulgar materiais didáticos e informativos

Dia dos Pais na Empresa - Kit de Materiais de RH

Não faltam motivos para comemorar, mas o Dia dos Pais também exige muita reflexão. Informar os funcionários sobre a responsabilidade de ser pai e o quanto a sua presença é importante na formação dos filhos pode ajudar a combater o abandono e a falta de assistência. 

Por isso, nada de perder a oportunidade de abordar alguns temas de forma aprofundada, como a paternidade ativa, a igualdade de gênero nas responsabilidades domésticas e familiares, além do suporte emocional de crianças e adolescentes, essencial para o seu desenvolvimento.

3. Criar mensagens personalizadas

Existem filhos de dois pais, de mãe solo, do coração… Quando a sua empresa reconhece esses e outros contextos familiares, além do tradicional, ela torna-se mais acolhedora, representativa e respeitosa com seus colaboradores. Isso demonstra um total alinhamento da organização com valores de inclusão e diversidade, o que contribui para um local de trabalho livre de quaisquer preconceitos.

Ao presentear seus funcionários com algum brinde, busque personalizá-lo com o nome dos filhos, do cônjuge ou de outros familiares, uma atitude simples, mas que reforça o senso de pertencimento. Vale lembrar que bótons e canecas com mensagens de amor têm tudo a ver com a data e são sempre bem-vindos. 

Para fazer o download desses e outros materiais gratuitos, clique aqui.

4. Compartilhar histórias e registros reais

Histórias reais têm o poder de gerar conexão e inspirar pessoas. Para que a campanha de Dia dos Pais não fique limitada aos ensaios posados de bancos de imagem, incentive o envio de fotos e vídeos do acervo particular dos colaboradores que tenham a ver com paternidade.

Esses registros podem ser tanto inseridos na grade de programação da TV corporativa quanto postados no app de comunicação interna. Assim, toda a equipe, independentemente do local de trabalho, sente-se representada pelos conteúdos produzidos.

5. Promover conversas de pai para pai

E se a sua empresa reunisse pais experientes e de primeira viagem para um bate-papo sobre os desafios da paternidade? O encontro é uma baita oportunidade para dar voz aos colaboradores que têm filhos e esclarecer as dúvidas dos futuros papais.

Para garantir a continuidade das conversas após a campanha, crie um grupo no WhatsApp e agende encontros periódicos. Dessa forma, o grupo manterá a sintonia e se sentirá acolhido durante o ano inteiro, o que é muito importante para fortalecer os laços entre os colegas e facilitar a troca de experiências.

Agora, se a sua empresa deseja promover um debate mais técnico, considere organizar eventos temáticos com a presença de especialistas, onde podem ser abordados temas diversos, como, por exemplo, saúde infantil, educação financeira, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, etc.

6. Utilizar a TV corporativa e o aplicativo

A TV corporativa é um ótimo canal para divulgar conteúdos de forma dinâmica e atrativa. Ela possui a objetividade e o apelo visual necessários para atingir pessoas em locais estratégicos, como a cozinha, recepção e sala de espera. Clique aqui e conheça as vantagens do ImidiaTV.

Já o app de comunicação interna funciona como uma rede social. Por meio dele, a empresa pode veicular os mesmos conteúdos que aparecem na TV, além de ser um espaço onde os usuários interagem em tempo real e fazem comentários sobre o que é publicado.

Ao utilizar os dois canais na sua estratégia de comunicação interna, não só o Dia dos Pais, mas também outras campanhas continuarão a impactar os colaboradores, mesmo que não estejam presencialmente no escritório. Para saber mais sobre as nossas soluções, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

7. Dividir em vez de só ajudar

A presença do pai e da mãe é igualmente importante na vida dos filhos, mas o que acontece na prática está longe do ideal. O estudo “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que as mulheres trabalham 7,5 horas a mais em relação aos homens

A quantidade de horas não considera, somente, o trabalho remunerado, mas também as tarefas domésticas realizadas no dia a dia. Para um cenário menos desigual, os homens devem participar mais ativamente da rotina da família, assumindo o cuidado com a casa e os filhos.

Aproveite os canais de comunicação da empresa para transmitir conteúdos que reforcem a necessidade de os pais serem igualmente ativos nos cuidados com a casa e os filhos, garantindo, assim, que ninguém fique sobrecarregado e ausente na vida dos pequenos.

8. Vamos falar sobre paternidade estendida

A chegada de um bebê na família pode ser um momento lindo, mas o que muita gente não conta é que cuidar de um recém-nascido exige muita atenção.

Para superar os novos desafios, o pai e a mãe da criança precisam trabalhar em equipe. Afinal, não é justo que uma só pessoa dê conta de todas as tarefas.

É por isso que muitas empresas estão aderindo à licença paternidade estendida, um benefício que permite que o colaborador fique em casa por mais tempo.

Isso porque o prazo da licença paternidade é de no máximo 15 dias, o que é insuficiente para estabelecer uma conexão mais profunda com a criança.

Muitas empresas estão abertas à negociação para estender o prazo da licença. Seja uma delas!

O que é ser pai, afinal?

Quando você pensa em pai, o que vem na sua cabeça? Em uma pesquisa rápida no Google, surgem dezenas de imagens de homens sorridentes ao lado de seus filhos. Esses resultados até fazem sentido, mas eles correspondem à realidade de quem trabalha na sua empresa?

A figura do pai está muito presa ao chefe de família que trabalha fora e sustenta a casa. Esse estereótipo traz consigo muitos problemas, pois reforça a desigualdade de gênero e ignora estruturas familiares que fogem do padrão “comercial de margarina dos anos 2000.”

Quando a sua empresa aborda a paternidade com um olhar mais amplo e inclusivo, o contato com os funcionários fica mais próximo do real, o que gera proximidade e identificação.

Isso não quer dizer que o pai biológico e casado com uma mulher deva ficar de fora do debate e das homenagens. Apenas que, além dele, existem outros perfis que devem ser incluídos. 

Pais adotivos

Pai é quem cria, filho do coração… Essas expressões ajudam a entender que a paternidade independe de laços de sangue, mas sim da dedicação e do amor oferecidos aos filhos.

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) apontam que cerca de 30 mil crianças e jovens estão acolhidas em instituições e lares temporários espalhados pelo país.

Portanto, não é preciso passar pela gravidez para construir uma família: o que importa é estar disposto a criar uma criança e dar todo o suporte que ela precisa para crescer bem e feliz.

Pais separados

Relacionamentos acabam e isso faz parte da vida. O problema é quando o dever do pai é deixado de lado, ao passo que a mãe assume todas as responsabilidades sozinha.

O abandono pode causar danos irreparáveis a curto, médio e longo prazo, que afetam não somente a vida dos filhos, mas também da mulher que, muitas vezes, abre mão de si mesma.

A ausência de uma relação estável não impossibilita a criação dos filhos. Mesmo divorciados, os pais precisam dividir as tarefas e promover um ambiente acolhedor e pacífico.

Caso contrário, a criança ou adolescente pode desenvolver traumas que afetam a sua formação, relacionamentos e vários outros setores de sua vida.

Pais LGBTQIAPN+

Você acha que um pai presente, que demonstra afeto e assume a responsabilidade de criar e educar seus filhos merece ter a sua paternidade questionada?

Essa é a realidade de pessoas LGBTQIAPN+, que mesmo cumprindo todos os requisitos, são alvos de comentários de ódio e não são vistos como pais e mães de verdade.

Exemplo disso é o empresário gaúcho Leonardo Medeiros, pai da Camila, que se assumiu como homem trans em maio de 2018.

Em 2023, um depoimento dele foi publicado na Folha de São Paulo, onde contou detalhes sobre a sua transição de gênero, a relação com a família e a importância de frequentar grupos de pais que falam abertamente sobre suas vivências e desafios.

Para que a campanha de Dia dos Pais da sua empresa fomente a pluralidade de ser pai, conte histórias como as de Leonardo e mostre que ser um bom pai vai além da identidade de gênero, laços de sangue, orientação sexual, etc.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Conclusão

Que o Dia dos Pais celebra o amor todo mundo já sabe, mas existem alguns ajustes que precisam ser feitos para que essa figura seja lembrada pelos motivos certos. 

Para se ter uma ideia, mais de 100 mil crianças foram registradas sem o nome do pai nos primeiros meses do ano passado, aponta a Associação Nacional dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).

A ideia de que os pais podem deixar de criar seus filhos existe há muito tempo, mas falar sobre essa realidade no ambiente de trabalho é uma forma de não se limitar aos conteúdos institucionais de sempre.

Quer aplicar as ações de endomarketing que sugerimos no texto? A Pix Mídia elaborou materiais exclusivos para serem utilizados durante o mês dos pais.

Baixe aqui e use como quiser!

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Deixe seu comentário e engaje com esse conteúdo:

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

Temos outros conteúdos para você!

Aproveite 20% de desconto na mensalidade + 50% de desconto no setup