Engajamento sem custo: 6 ações eficazes que não precisam de verba

Quanto os colaboradores se importam com o futuro da sua empresa? Quanto eles estão comprometidos com o sucesso do negócio? Existem diversos métodos para descobrir estas respostas, bem como existem diversos métodos para promover o engajamento. Se um líder entende o nível de dedicação que sua equipe tem no trabalho, ele já está um passo à frente dos concorrentes.

Manter um alto nível de engajamento é importante por diversas razões. Inúmeros estudos demonstram que a importância deste indicador vai além de somente melhoras na produtividade. Pessoas engajadas em seu trabalho faltam, em média, 4 dias por ano a menos que aquelas não engajadas.

Um estudo da Workforce Research Foundation concluiu que aumentar o índice de engajamento em apenas 10% se traduz em um aumento no lucro de mais de US$ 2000,00 por funcionário. De fato, empresas com altos níveis de engajamento tem um retorno aos acionistas, em média, 9% maior em relação às outras.

Há diversas estratégias de engajamento sem custo algum que podem ajudar a colocar a empresa nesta direção!

Listamos aqui algumas dessas estratégias, para que você também possa aplicá-las em sua empresa:

1. Conheça seus funcionários.

Parece simples – e é! 83% dos funcionários altamente engajados concordam com a frase “meu gestor se importa comigo”. Portanto, conhecê-los, aprender sobre seus objetivos e o que os motiva profissionalmente e pessoalmente é uma prática efetiva que demonstra que você se importa com eles como indivíduos.

2. Forneça as ferramentas.

Quando alguém não tem certeza sobre como agir ou como conduzir determinada situação, a produtividade tende a decair enquanto se tenta descobrir o que fazer. Fornecer treinamentos sobre atividades específicas costuma trazer mais confiança na sua execução. Mesmo que orientações adicionais sejam necessárias, capacitar a equipe com fundamento sólidos para suas atribuições é um importante passo para aumentar o engajamento.

3. Informe sobre o desempenho da empresa.

Os colaboradores são a espinha dorsal de qualquer negócio e, muitas vezes, o sucesso de um empreendimento irá depender quase completamente deles. Proporcionar informações não somente dos sucessos do negócio, mas também das falhas, permite que todos conheçam o que funciona ou não funciona e permite que novas ideias surjam para as áreas mais fracas. Além disso, ver o resultado das suas ações incentiva a continuidade nos setores bem sucedidos.

Engajamento sem custo: o reconhecimento pode ser o incentivo necessário para dar continuidade aos bons desempenhos

4. Reconheça.

“Bom trabalho!”: todos gostamos de ouvir estas duas palavras. Além disso, pesquisas indicam que para muitas pessoas o reconhecimento é mais importante que dinheiro. Não importa o tamanho dos sucessos, garanta que seus colaboradores tenham seu bom desempenho reconhecido. Então, compartilhe os sucessos e encoraje todos a celebrar os sucessos uns dos outros. Estudos mostram que 76% dos trabalhadores consideram receber elogios dos seus pares extremamente motivador. Seja com prêmios, elogios ou aplausos, celebre sempre o bom desempenho.

Pessoas de todas as idades, especialmente millenials, são motivadas por feedback constante e reconhecimento.

5. Dê autonomia.

Conhecer alguém e confiar em alguém são coisas bastante diferentes. Conforme você conhece sua equipe, começa a confiar nas suas habilidades. Delegue responsabilidades e novos desafios. Dê às pessoas a autonomia de realizar seus trabalhos como julgarem mais adequado. Microgerenciar a execução de cada tarefa só causa stress desnecessário, uma condição sob a qual ninguém trabalha bem.  

6. Senso de propósito.

O propósito sustenta tudo o que fazemos na vida. No trabalho não é diferente. Todos queremos uma atividade na qual possamos fazer a diferença. Certifique-se de que todos entendam os objetivos do negócio e como cada um se encaixa neles e contribui para a missão e os resultados da empresa. Sem um senso de propósito, nenhum trabalho possui significado.

Estas são ações simples que melhoram o engajamento sem custo algum para a organização. Além destas, existem inúmeras outras que a sua empresa pode adotar para melhorar o engajamento dos funcionários. Desde o fundador da empresa até o estagiário da fotocopiadora, todos querem se sentir ouvidos, valorizados e dignos de confiança. Querem sentir que seu trabalho tem um propósito e que seu tempo é bem utilizado.

Fazer com que cada um sinta que é parte de um time e que sua participação não é apenas necessária, mas também importante são fatores essenciais na manutenção de altos níveis de engajamento. Quando uma empresa consegue refletir os melhores esforços dos seus funcionários, ela culmina em um modelo de negócio no qual todos saem bem sucedidos.

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