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Julho Amarelo na Empresa: 9 dicas para promovê-lo

Saiba como alcançar e engajar os colaboradores com o Julho Amarelo, uma campanha de alerta sobre as hepatites virais A, B e C

O Julho Amarelo é o mês dedicado à luta contra as hepatites virais, doenças que afetam o fígado e podem ser graves, caso não sejam descobertas logo no início. Essas infecções podem ser silenciosas, mas trazem sérias consequências à saúde, como cirrose e até câncer de fígado.

No Brasil, as hepatites A, B e C estão entre as mais comuns. Elas podem ser transmitidas por diferentes meios, tais como: alimentos contaminados, relações sexuais sem proteção ou contato com sangue contaminado.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, de 2000 a 2023, foram notificados, no Sinan, 785.571 casos confirmados de hepatites virais no país, números que servem de alerta para a necessidade de mais ações de conscientização e prevenção. 

Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas não percebem os sintomas até que o fígado já esteja bastante comprometido. Cansaço, dor no estômago e pele amarelada são apenas alguns dos sinais que podem aparecer, mas muitas vezes são ignorados.

Por isso, as empresas podem ter um papel fundamental na conscientização de seus colaboradores. Com atitudes simples, é possível promover a educação e, ao mesmo tempo, demonstrar que a empresa se preocupa com a saúde e o bem-estar de sua equipe.

Inspire-se nas 9 dicas de ações de endomarketing e planeje sua campanha agora mesmo:

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O primeiro passo é abordar o tema de forma simples e acessível para que a informação seja entendida e absorvida por todos os funcionários.

Evite utilizar termos técnicos que possam confundir as pessoas, ao invés de ajudá-las a compreender as especificidades da doença e seus agravantes.

Confira a seguir os tipos mais comuns de hepatites virais e como ocorre a transmissão de cada uma:

Hepatite A

  • Transmissão: a transmissão pode ocorrer por meio do consumo de alimentos ou água contaminados com as fezes de uma pessoa infectada;
  • Como isso acontece? Quando a pessoa que prepara os alimentos não lava as mãos após usar o banheiro, contaminando comida e água;
  • Onde está o risco? Em locais com saneamento básico inadequado, onde a higiene não é garantida.

Hepatite B

  • Transmissão: O vírus da hepatite B é transmitido por meio de contato com sangue ou outros fluidos corporais, como contato sexual, compartilhamento de objetos pessoais ou transmissão vertical (da mãe para o filho);
  • Como isso acontece? A infecção ocorre por relações sexuais desprotegidas, uso de agulhas compartilhadas ou contato com sangue contaminado;
  • Onde está o risco? Em pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou que compartilham objetos pessoais (como agulhas ou lâminas). Também há risco durante o parto se a mãe for portadora do vírus.

Hepatite C

  • Transmissão: A transmissão da hepatite C ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado;
  • Como isso acontece? A infecção ocorre quando seringas ou agulhas são compartilhadas. Também pode ocorrer por relações sexuais desprotegidas;
  • Onde está o risco? Em usuários de drogas intravenosas ou pessoas que compartilham agulhas. O risco também aumenta com múltiplos parceiros sexuais.

Além disso, é importante oferecer uma mensagem fácil de lembrar, que ajude a reforçar a importância da prevenção. A ideia é usar palavras ou expressões simples que fiquem na mente dos colaboradores e os motivem a adotar práticas preventivas.

Essa abordagem direta permite que todos, independentemente do nível de conhecimento sobre saúde, entendam o tema de forma clara e se sintam mais seguros para tomar as ações necessárias.

Crie um desafio interativo sobre as hepatites virais, com perguntas e respostas sobre prevenção, sintomas, a importância dos exames para diagnóstico precoce e da vacinação.

A cada resposta certa, os colaboradores podem acumular pontos e trocá-los por recompensas, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico, envolvente e divertido.

Essa ação é especialmente útil para equipes remotas, pois garante que todos, independentemente de onde estejam, participem e se engajem com o tema.

Além disso, oferecer recompensas, mesmo que simples, pode aumentar o interesse e manter os colaboradores motivados ao longo da campanha. 

Convidar especialistas para conduzir palestras ou workshops é uma excelente forma de aprofundar o conhecimento sobre as hepatites virais. 

Esses profissionais podem tirar dúvidas, explicar as formas de prevenção e até mesmo desmistificar medos relacionados aos exames e tratamentos.

As palestras podem ser realizadas de forma presencial ou online, dependendo das necessidades da sua equipe. O importante é garantir que todos tenham acesso às informações e possam interagir diretamente com os especialistas.

Essas atividades, além de educativas, fortalecem o engajamento dos colaboradores com a causa e reforçam a importância de ações preventivas, criando um ambiente de aprendizado dentro da empresa.

Já pensou em facilitar o acesso ao diagnóstico com a oferta de testes rápidos dentro da empresa?  

Trabalhe em parceria com clínicas ou postos de saúde para oferecer esses exames de forma simples e acessível para os colaboradores.

Realizar os testes no ambiente de trabalho elimina barreiras como a falta de tempo ou o receio de ir até um posto de saúde, o que pode aumentar a adesão e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Outra forma de acolher os colaboradores é oferecer suporte emocional e esclarecer os próximos passos, caso o exame seja positivo, garantindo que se sintam apoiados e seguros ao longo de todo o processo.

Uma abordagem multicanal é fundamental para garantir que a conscientização chegue a todos os colaboradores, seja no ambiente online ou offline

Com o kit de materiais de RH do Julho Amarelo, você economiza tempo ao utilizar conteúdos prontos e personalizáveis, ou seja, que podem ser facilmente adaptados às necessidades da sua empresa.

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Comece distribuindo materiais diversos, como adesivos, bótons, cartazes e folhetos informativos, mas não pare por aí! 

Para aumentar o impacto e o alcance da campanha, realize quizzes e rodas de conversa, além de compartilhar dados, mitos e verdades sobre as hepatites virais, entre outros conteúdos, na programação da TV corporativa.

Mostre os conteúdos também nas TVs das áreas comuns da empresa, como cozinha, refeitórios e recepção, garantindo que todos tenham acesso às informações, independentemente do horário de trabalho. 

Isso cria uma experiência contínua de engajamento, em que os colaboradores se sentem parte ativa da campanha, não apenas receptores de informações.

Contar histórias reais de superação ou de pessoas que passaram por tratamento de hepatite pode ser muito inspirador e informativo. Ao compartilhar essas experiências, você humaniza o tema, tornando-o mais próximo e acessível para todos.

Os relatos pessoais têm um grande impacto emocional, pois ajudam a reduzir o estigma e o medo que muitas vezes envolve o diagnóstico de hepatite. 

Isso pode motivar os colaboradores a se vacinarem ou a buscarem exames preventivos, além de criar um ambiente mais acolhedor e de compreensão.

Compartilhar esses relatos faz com que todos se sintam mais à vontade para falar sobre o tema. Afinal, ao ouvirem esses depoimentos, os colaboradores se sentirão mais seguros e motivados a cuidar da própria saúde e a buscar ajuda médica quando necessário.

Quando a liderança busca participar das ações, ela não só reforça a importância de prevenir as hepatites virais e cuidar da saúde, mas também incentiva os funcionários a seguir o mesmo caminho.

Se você deseja engajar a sua equipe de verdade, certifique-se de que a liderança, assim como os demais funcionários, seja igualmente impactada e envolvida na campanha do Julho Amarelo. 

Ao atuar como multiplicadores da informação, os líderes podem participar de palestras, workshops e até mesmo conteúdos para as redes sociais da empresa, mostrando que estão comprometidos com a causa.

Com a participação de quem lidera, a campanha deixa de ser uma ação isolada para se tornar algo muito mais importante: um ambiente de trabalho acolhedor e que prioriza a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Você já parou para pensar nos influenciadores que poderiam ser a cara da sua empresa? Não estamos falando de grandes nomes com milhões de seguidores, mas daqueles que estão bem perto de você… 

Daquele colaborador que veste a camisa, se comunica de forma autêntica e consegue engajar seus colegas com naturalidade.

Escolher influenciadores internos é um jeito incrível de espalhar a mensagem da campanha de forma espontânea e humanizada

Esses colaboradores, que já possuem uma conexão com o time, podem ser treinados para compartilhar informações sobre as hepatites virais, gravar vídeos curtos ou até criar conteúdos próprios, explicando a importância da prevenção e incentivando outros a se envolverem.

A recomendação de um colega de trabalho tem um peso muito maior do que a divulgação institucional, pois ela cria um vínculo de confiança e aproxima as pessoas de forma muito mais natural. 

O podcast tem se tornado cada vez mais popular, não é mesmo? 

A boa notícia é que, embora nem todas as empresas tenham a infraestrutura necessária para uma produção super elaborada, o podcast pode ser feito de forma simples e com baixo custo, mas com muita informação relevante na ponta da língua.

Não é preciso se preocupar tanto com o formato quando o foco é passar boas ideias. Você pode facilmente gravá-lo online, convidando especialistas para falar sobre as hepatites A, B e C, abordando desde a prevenção até o tratamento.

Os colaboradores podem ouvir o podcast no trajeto para o trabalho, durante os intervalos ou até no fim de semana. E o melhor de tudo é que o podcast pode ser ouvido várias vezes, o que ajuda a fixar bem a mensagem.

Além de abordar as hepatites, o podcast pode abrir espaço para falar sobre a saúde geral e o bem-estar no trabalho

Que tal convidar colaboradores para compartilhar suas experiências? O toque pessoal torna o conteúdo ainda mais rico e relevante para toda a equipe.

A luta contra as hepatites virais já começou! 

Ufa, depois de tantas dicas você deve estar se perguntando: o que eu faço, agora, para colocar tudo em prática? 

Relaxa! As dicas de ações de endomarketing que reunimos para você não só podem, como devem, ser adaptadas de acordo com as necessidades da sua empresa.

Sem falar que disponibilizamos um kit de materiais de RH prontinho para você abordar o Julho Amarelo: o mês da luta contra as hepatites virais de um jeito informativo, mas não menos interessante e fora da caixa.

Agora, se você quer repensar a forma como a sua organização se conecta com as pessoas, seja na filial que está a quilômetros de distância ou no chão de fábrica, clique aqui e converse com um de nossos consultores.

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