Início Endomarketing O março azul marinho nas empresas

O março azul marinho nas empresas

O Março Azul Marinho é uma campanha que marca a conscientização sobre o câncer colorretal. Para se ter ideia, este é um tipo de câncer cada vez mais comum nas pessoas. Desse modo, falar sobre o tema com os colaboradores é bem válido. Leia o texto e saiba como aderir ao movimento.

É cada vez mais comum ver empresas que adotam ações de endomarketing para conscientizar e prevenir doenças. Com base nas campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, por exemplo, surgiu o Março Azul Marinho. Um meio de lutar contra o câncer colorretal, um dos mais comuns.

Portanto, leia o artigo e fique por dentro das dicas de comunicação interna para incluir no dia a dia da empresa. Além do mais, a Pix Mídia também oferece um kit de materiais para divulgar o Março Azul Marinho nas redes sociais e na TV corporativa. Clique aqui ou no banner abaixo e baixe agora!

Como ele surgiu?

Em primeiro lugar, o Março Azul Marinho nasceu de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e o Ministério da Saúde. Em resumo, as duas instituições queriam falar da doença de um jeito educativo. Com foco nos riscos, sintomas e como prevenir este tipo de câncer.

Em linhas gerais, o câncer colorretal é um tipo de tumor que cresce no cólon. Ou seja, no intestino grosso ou em seu final: o reto. Para se ter ideia, ele é um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens e as mulheres. Por isso, é fundamental falar sobre o assunto e levá-lo aos colaboradores.

O março azul marinho nas empresas

Em resumo, essas ações dizem muito sobre o clima da empresa. Ao promover o bem-estar e a saúde dos funcionários, a empresa mostra que a sua preocupação com a equipe vai além do profissional. O que faz com que empresa aumente a sensação de pertencimento do time.

De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (World Cancer Research Found), foram descobertos 1,8 milhão de novos casos de câncer só em 2018. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 41 mil novos casos da doença podem ser descobertos até o fim de 2022.

5 dias de ações presenciais para o março azul marinho

Informar para conscientizar

A prestação de informações precisas sobre a doença é essencial para sua prevenção e combate. Por isso, é necessário que elas ganhem o máximo de visibilidade possível e estejam disponíveis para os colaboradores. Isso pode ser feito por meio de divulgação em banners, folhetos e avisos na intranet. Com esse objetivo, uma das ferramentas com maior capacidade de alcance são os monitores de TV corporativa, que podem fornecer diariamente informações visíveis a todos.

Cores da campanha dentro e fora da empresa

Uma boa iniciativa é familiarizar os colaboradores com a cor azul-marinho, como lembrete da importância da prevenção ao câncer colorretal. É possível definir um dia da semana para que todos venham com uma peça de roupa azul-marinho. Também é válido colocar laços de fita fixados em paredes e mesas dos colaboradores. A ideia pode se estender para o exterior do prédio da empresa, com iluminação nessa tonalidade. Assim, a empresa demonstra ao público externo comprometimento na prevenção da doença e ainda desperta a curiosidade das pessoas para que busquem informações sobre a campanha.

Ginástica laboral

Para se prevenir contra a doença, é importante manter hábitos saudáveis. Um deles é a prática regular de exercícios físicos. Fazer ginástica laboral nos setores da empresa é uma forma de incentivar a preocupação com a saúde. Se a empresa tiver pátio, melhor ainda. Afinal, é sempre bom se exercitar ao ar livre, ainda mais em contexto de pandemia.

Incentivo à alimentação adequada o ano inteiro

Algumas empresas têm refeitórios para os colaboradores. Para as que oferecem refeições no local, um menu com alimentos balanceados criado por nutricionista pode ajudar na melhoria da saúde. Mesmo que os empregados tragam comida de casa ou comam em outros locais, a firma pode ajudar no consumo de frutas e pratos que ajudam manter dietas saudáveis.

Derrubando tabus masculinos para a prevenção

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal é o segundo mais frequente tanto em homens como em mulheres. Porém, a realização do exame de colonoscopia muitas vezes é um tabu masculino, gerando uma série de dúvidas sobre a necessidade, a dor física ou por acharem que sua masculinidade pode ser comprometida. Portanto, a conscientização dos colaboradores homens é muito importante para que não tenham medo do exame, pois é um processo indolor e que pode salvar vidas.

5 dias de ações no home office para o março azul marinho

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19, muitas empresas adotam o home office em período parcial ou integral. Nem por isso a campanha do março azul-marinho perde em importância. Confira mais cinco dicas de ações para essa situação:

Campanha nas redes sociais

Tão crucial quanto informar os empregados sobre a relevância do março azul-marinho é conscientizar os públicos externos. Uma forma eficaz de fazer isso é publicar peças gráficas e vídeos curtos com dicas de prevenção. Atente para o melhor formato de conteúdo de acordo com a plataforma onde for publicado: WhatsApp, Facebook, Instagram ou Twitter. Dessa forma, quanto mais pessoas receberem esse material, maiores as chances de conscientização e de reconhecimento ao marketing social da empresa.

Palestra online com especialista

O isolamento físico trouxe o aumento de lives e webinários. Então, que tal propor palestras com médicos com conteúdo de qualidade aos colaboradores no home office? Médicos e médicas são autoridades máximas para falar sobre o tema, sendo assim, podem tirar todas as dúvidas sobre como prevenir e tratar a doença. Além disso, há a vantagem de que a família também pode assistir a palestra, pois o tema é de interesse de todos.

Press Kit

Dar um press kit para o colaborador é um modo simples de fazer com que ele lembre sobre o março azul-marinho e ainda torna a marca da empresa presente no dia-a-dia. Sendo assim, como sugestão, o press kit pode conter utensílios exclusivos, como agenda, caneta, caneca e squeeze. Conexos, a agenda e a caneta podem ter o logo da firma e a cor da campanha. Com os mesmos elementos, a caneca ainda traz a vantagem de parar com o uso de copos de plástico na firma. Já a garrafa squeeze, pode ser levada de forma fácil e é boa para o consumo de água em exercícios físicos como nas caminhadas, nas corridas e nos passeios de bicicleta.

Banners e cards impressos

Fornecer banners e cards para empregados com textos e artes de incentivo a hábitos saudáveis é uma boa chance para sensibilizar toda a família. Desse modo, as artes podem ser fixadas onde o empregado desejar. Assim, os familiares do colaborador se tornam aliados na prevenção. Com isso, a empresa demonstra cuidado não só com o bem-estar do colaborador, mas também com o seu entorno e o das pessoas mais importantes de sua vida.

Implementação de programa de incentivo à qualidade de vida

Por fim, criar a campanha do março azul-marinho traz uma chance para a empresa perpetuar ações para melhorar o bem-estar dos empregados no home office. Uma sugestão é a criação de programa de incentivo à qualidade de vida. De acordo com o contexto da empresa e do quadro funcional na pandemia, algumas opções são a realização de ajuda profissional para exercícios online de ginástica e oferta de auxílio psicológico frente aos desafios da quarentena.

E aí, gostou do nosso conteúdo, achou útil? Está pronto para por as ações em prática?

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

Falta pouco para você solicitar uma demonstração grátis das nossas soluções. Preencha abaixo:

ImidiaApp

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

TV Corporativa para Empresas