Se você acha que a TV corporativa é coisa do passado e que ela não oferece nada de novo para a C.I. da sua empresa, chegou a hora de rever os seus conceitos!
A TV corporativa é um dos canais mais atrativos e dinâmicos que existem. Com ela, a organização se aproxima dos colaboradores, fortalece a sua marca, etc.
Ainda não se convenceu de que a TV corporativa é tudo isso e muito mais? Leia os 5 mitos sobre a TV corporativa e tire as suas próprias conclusões! (:
1. É um canal que mostra mais do mesmo o tempo todo
Mentira | O conceito de TV corporativa não tem nada a ver com as TVs que ficam nas salas de espera e exibem as mesmas imagens o tempo todo.
Ao contrário do mural físico e de outros canais impressos ou tradicionais, a TV corporativa não é estática, o que ajuda a criar uma programação mais diversa e personalizada.
As empresas sabem que para chamar a atenção de colaboradores cada vez mais conectados, é preciso investir em conteúdos autorais e de qualidade.
É por isso que o ImidiaTV – o software de TV corporativa da Pix Mídia – tem uma biblioteca com mais de 400 mídias elaboradas por profissionais da comunicação.
Clique nas suas mídias favoritas, edite como quiser e arraste o conteúdo para a linha do tempo. Pronto! Você criou uma grade variada e que nunca sai do ar!
2. O conteúdo da TV corporativa é difícil de atualizar
Mentira | Por mais que o RH e as outras áreas internas se organizem para fazer os comunicados com antecedência, existem alguns avisos que precisam ser divulgados de última hora.
É o caso da tempestade Yakecan, que passou pelo Sul do Brasil em maio de 2022. Dito isso, como orientar os colaboradores em tão pouco tempo? E o mais importante: em qual canal de comunicação o alerta terá maior alcance?
A TV corporativa é um dos canais mais indicados, pois você só precisa de alguns cliques para adicionar novas mídias e veiculá-las em quantas TVs você quiser.
Além disso, a atualização acontece de forma remota. Ou seja, você não precisa de pen drive para inserir novos conteúdos, e muito menos interromper a programação. E pode fazer isso de onde estiver!
Isso quer dizer que a empresa não perde tempo para divulgar comunicados de última hora, corrigir uma peça ou retirar de circulação mídias que já cumpriram o seu papel.
No caso da tempestade, mesmo que o responsável pela programação da TV corporativa da empresa ficasse do outro lado do mundo, seria muito rápido e prático de comunicar todos os colaboradores potencialmente atingidos sobre os cuidados necessários.
3. Gerenciar todas as TVs é um caos
Mentira | Um dos maiores desafios das organizações é fazer com que a informação chegue em quem realmente importa: o público interno.
Mas o caminho que leva a mensagem até os colaboradores vai depender do tamanho da empresa, de quantas sedes ela tem, do modelo de trabalho (home office, híbrido ou presencial) e de vários outros aspectos.
É aí que entra a TV corporativa, um canal de comunicação interna que se adapta ao perfil e às necessidades de cada companhia.
Por exemplo: se o setor de RH é o responsável pelo gerenciamento das telas, mas o escritório e a fábrica não ficam na mesma cidade, o ImidiaTV permite que a gestão dos conteúdos ocorra à distância, não importa a quantidade de TVs instaladas.
A empresa também pode assistir às transmissões, programar o envio de novas mídias por data e hora e monitorar o status das TVs a partir de qualquer computador.
4. A programação da TV corporativa não é segmentada
Mentira | Se vários setores com necessidades distintas podem fazer parte da mesma empresa, nada mais justo que ela personalize os conteúdos de acordo com as peculiaridades da equipe.
Então, a TV corporativa é perfeita para isso. A linha editorial da TV corporativa pode variar conforme o departamento e o local onde a TV foi instalada, que pode ser na recepção, no refeitório, nos corredores, etc.
Segmentar as grades de programação com a TV corporativa é rápido e fácil com o ImidiaTV. Você pode escolher quais partes da programação serão gerais e quais serão personalizadas.
E pode até dar autonomia para equipes locais, uma vez que o ImidiaTV permite que essa segmentação ocorra em diferentes níveis.
Assim, é possível fazer com que os comunicados corporativos cheguem a todos, e os específicos de cada área, só a quem realmente interessa.
Ao incluir mídias personalizadas na programação, a empresa alcança os colaboradores certos com as mensagens certas, fortalece a marca empregadora e não dá margem para interpretações erradas.
5. É preciso ser designer para criar e editar layouts e animações
Mentira | Você não precisa dominar todas as ferramentas de design, como o Photoshop, para criar imagens e animações profissionais e que chamam a atenção dos colaboradores.
O editor de templates do ImidiaTV é simples e intuitivo, pois sabemos que nem todas as empresas podem investir em uma equipe exclusiva de C.I. e endomarketing.
Por isso, utilize os modelos grátis e crie e edite peças na identidade visual da empresa.
Afinal, peças de divulgação com as cores, os elementos e o logo da organização reforçam as características da marca, facilitam a assimilação, geram autoridade e ajudam a manter um padrão nos conteúdos.