O marketing é o meio principal para que otimize os resultados, melhore as vendas e a promova uma marca no mercado. Mas hoje vamos falar sobre outro tipo de marketing. Em conjunto com as técnicas de administração e RH, ele traz bons efeitos para as empresas: o endomarketing.
O endomarketing é um método muito utilizado para promover a marca dentro da empresa, entre seus colaboradores. O objetivo é não só fazer com que as pessoas que trabalham ali acreditem no produto, mas também motivá-las e melhorar o ambiente para que todos possam obter seus melhores desempenhos. Isso é feito através do engajamento em torno dos objetivos e metas da corporação.
Os processos de marketing interno (do inglês endomarketing) visam entender as necessidades dos funcionários, para assim atender da melhor maneira e torná-los evangelizadores da marca. O raciocínio é: se as pessoas “de dentro” acreditam no produto, as pessoas “de fora” da mesma forma vão acreditar. Em suma, faz total sentido! Você iria comprar um bolo de uma pessoa que, além de ter uma imagem ruim, não passa confiança sobre o produto? Certamente não. O mesmo pode ser visto em todos os níveis do mercado.
A importância do endomarketing
Abrir os canais de diálogo para que os colaboradores deem sua opinião ajuda a empresa a melhorar sua influência com o público de dentro. Por isso é importante que o departamento de Recursos Humanos esteja junto nesta jornada para integrar suas técnicas.
Na estratégia, o papel do RH é definir as necessidades dos funcionários e tornar os problemas em oportunidades de melhora. Do mesmo modo, o marketing interno mostra que cada um não é apenas uma peça na engrenagem, mas tem seu valor dentro de cada setor.
Benefícios
Além dos benefícios já citados, existe uma série de coisas boas que uma campanha de endomarketing bem estruturada pode trazer para a organização. Entre elas está a sensação de pertencimento por parte de quem trabalha. Dessa maneira, ele percebe que a empresa tem um objetivo e uma série de valores. Quando passa a acreditar nisso, a pessoa se sente valorizada pela organização e, como uma forma de agradecimento, aumenta a dedicação e comprometimento com suas tarefas. Neste momento então acontece o aumento da produtividade, que é boa para o colaborador e também muito lucrativa para a empresa.
Outro benefício provindo da valorização do profissional é o aumento da satisfação com o trabalho. Pessoas satisfeitas não estão preocupadas apenas com o salário, mas com os resultados. Quando alguém trabalha com este objetivo, consegue aprender mais e se envolver melhor com os projetos, otimizando os resultados da organização no processo.
Da mesma forma que é importante fidelizar clientes, é imprescindível fidelizar profissionais. O endomarketing também promove a retenção de talentos, já que os trabalhadores se sentem bem em seu ambiente de trabalho. Isso traz benefícios na operação porque se perde menos tempo treinando pessoas e todos já estão familiarizados com os processos.
Todos estes fatores contribuem com o fim de aumentar o lucro da empresa, que consegue aumentar a expansão de suas atividades com mais facilidade quando há um clima organizacional agradável.
Como implantar o endomarketing?
Lembra que falamos lá no começo que o RH deve trabalhar junto com o marketing? Vamos explicar agora qual será a sua função na prática. Tendo em mente que uma ação de endomarketing é voltada só para os colaboradores, a área de recursos humanos é quem deve fazer o primeiro contato.
Antes de qualquer estratégia de marketing ser feita, deve haver uma pesquisa para saber quais são as necessidades do cliente. Assim, o mesmo é feito com os profissionais da organização. O RH deve realizar ações para descobrir isso e outras questões acerca da percepção dos colaboradores com relação ao seu ambiente de trabalho. Podem ser feitas pesquisas, questionários, reuniões pessoais, enfim. Tudo depende do que a equipe de recursos humanos achar melhor para aquela hora.
Com esses dados em mãos é hora de traçar estratégias de marketing para trazer o funcionário para junto da empresa. O treino de equipes é uma ação que ajuda muito nesta missão. Dessa maneira, durante os treinamentos, os profissionais são incentivados a interagir mais e trocar experiências. Em seguida, outro recurso muito utilizado e conhecido é a bonificação por participação nos resultados. Esta é a maneira mais clara que a empresa tem de reconhecer os esforços de seus colaboradores.
Confira 4 estratégias + uma dica bônus de endomarketing certeiras:
1. Melhore sua comunicação interna
Ao invés daquele modelo antigo em que as mensagens são transmitidas de cima para baixo na pirâmide hierárquica da empresa, procure criar canais de diálogo. Assim os funcionários terão voz para se expressar e sugerir melhorias nos processos internos. Veja se há algum tipo de ruído na comunicação e como estes problemas podem ser resolvidos.
Durante qualquer processo de mudança ou inserção de novas ferramentas, a comunicação é fundamental. Por isso cuide muito bem dos canais que a empresa utiliza.
2. Promova iniciativas de integração
Estas iniciativas visam aumentar as trocas entre os funcionários e direção. Existem vários tipos de ações de integração. As mais conhecidas são as festas de fim de ano e happy hours. Mas dá para ir muito além destes tradicionais encontros.
Algumas empresas, num esforço para promover qualidade de vida e estabelecer seus valores entre os profissionais, procuram atividades em que muitos gostem e fazem grupos para desenvolvê-las.
Por exemplo, se há um bom número de pessoas que gostam de correr, organiza-se um grupo de corrida da empresa. Dessa maneira, todos participam de corridas juntos. Indo para a área do conhecimento, há firmas que promovem cursos sobre temas específicos de interesse da maioria para aumentar o conhecimento. Atividades deste tipo refletem bem as mensagens que a empresa quer passar para a sociedade.
3. Dê feedbacks
O feedback ajuda a entender quais práticas estão dando certo e quais podem ser melhoradas. Receber este tipo de retorno ajuda a valorizar e motivar o profissional.
4. Qualifique sua equipe
Além de trazer vantagens para a empresa através da mão de obra mais capacitada, a qualificação é uma forma de mostrar que o desenvolvimento do colaborador faz parte do projeto de crescimento.
5. Dica Bônus!
Por conta da nova forma de trabalho de muitas empresas por conta da pandemia, o home office, os líderes e gestores enfrentam um novo desafio: criar ações de endomarketing para home office. Siga com a gente na leitura desse artigo e veja nossas dicas de endomarketing para o home office!
Confira nosso artigo sobre dicas de ações para Endomarketing no Home Office.
Tem muitas outras técnicas para efetuar o endomarketing. Procure experts no assunto para achar a melhor para a sua empresa.
Quer saber mais? Fale com a gente!