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Por que devo criar um programa de engajamento de funcionários?

O crescimento e sucesso de uma empresa estão diretamente ligados ao engajamento de seus funcionários.

Programa de engajamento: por que sua empresa deveria ter um

O crescimento e sucesso de uma empresa estão diretamente ligados ao engajamento de seus funcionários. Mesmo que a maioria dos gestores e empresários saiba disso, ainda há muitos funcionários desmotivados que não estão produzindo bem. A preocupação com questões como clima organizacional, capacitação e valorização dos profissionais só começaram a surgir nas empresas a partir do século 21. Estas preocupações têm como objetivo agregar pessoas que estejam comprometidas com a empresa e que se sintam satisfeitas e felizes com o seu trabalho. É por isso que toda empresa deve ter um programa de engajamento e colocá-lo em prática. A seguir veja cinco motivos para fazê-lo.

Funcionários mais produtivos

Quando o funcionário está engajado ele se conecta com a empresa. Ele passa a compreender qual é o seu papel dentro de toda a engrenagem que faz tudo girar. Se o funcionário estiver empenhado, tiver reconhecimento, feliz com o seu trabalho e obtendo bons resultados, ele irá se dedicar ainda mais para alcançar novos objetivos. Isso é muito benéfico para a empresa, que passa a observar as melhoras também nos seus números. A empresa de análise de dados no ambiente de trabalho Gallup constatou que o desempenho de funcionários engajados é 21% maior do que o dos demais.

Retenção de funcionários

O turnover (rotatividade de funcionários) é um dos fatores que mais geram gastos para uma empresa. E a melhor solução para este problema está no engajamento. Segundo o estudo do Hay Group, 87% dos colaboradores que estão engajados têm chances de continuar trabalhando na mesma empresa. Este resultado mostra que o salário não é o único motivo que retém o funcionário na organização (apenas 12% deles apontam esse como um motivo para deixar seu trabalho).

O profissional moderno quer reconhecimento pelos resultados que alcança e quer ver sentido no que faz. Sendo assim, podemos observar mais uma boa razão para a criação de um programa de engajamento.

Os funcionários engajados criam um vínculo forte com a empresa. Dessa forma, sua preocupação não se limita ao espaço de sua mesa. Ele cria visão e iniciativa para o trabalho.

Empresa com boa reputação

A reputação da empresa perante seus funcionários é muito importante. Tudo o que estes profissionais falam sobre a organização a afeta de alguma forma e, se forem coisas ruins, obviamente a reputação será ruim. Aqueles profissionais que estão engajados não terão motivos para criticar a empresa ou os gestores.

A má avaliação dos funcionários afeta não só quem pode trabalhar na sua empresa futuramente, mas também os clientes. O público leva em conta a reputação da organização frente aos seus colaboradores, pois eles vão executar grande parte do trabalho e pessoas insatisfeitas podem acabar entregando um serviço incompleto ou mal feito.

Clientes satisfeitos

Como acabamos de falar, funcionários que não estão engajados com a empresa podem acabar entregando um serviço de má qualidade. Isso pode afetar o cliente, que acaba sendo mal atendido ou fica insatisfeito com o que lhe é oferecido.

Por outro lado, profissionais motivados buscam entender e agradar o cliente. Isso leva a melhores resultados de produção e atendimento.

Mais lucros

Profissionais produzindo mais e clientela satisfeita levam ao resultado que toda empresa espera: aumento dos lucros. Onde há engajamento há alcance de metas, espaço para conquistar novos desafios e confiança entre as equipes.

Vários estudos feitos em empresas apontam que aquelas que possuem práticas que levam em conta o desenvolvimento humano conseguem aumentar a motivação da força de trabalho. Além de melhorar os processos da empresa, estes resultados trazem também bons resultados financeiros. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela FNQ mostrou que a gestão de pessoas é a preocupação dos pesquisados (empresários e microempresas). Dentro deste público, 73% informou que premia seus colaboradores pelas contribuições que trazem inovações. Já os que investem na capacitação somam 72%. Agora que esclarecemos estes pontos e as razões pelas quais é um ótimo investimento fazer um programa de engajamento na sua empresa, não podemos deixar de dar algumas dicas de como aplicar as ideias no dia a dia.

7 dicas para iniciar um programa de engajamento

  1. Quais são as habilidades e conhecimentos dos seus colaboradores? Sabendo um pouco mais sobre isso, é hora de investir neles. A eficiência em equipe é garantida pelo entendimento de suas competências.
  2. Dê feedbacks constantemente aos profissionais para que eles saibam onde estão errando e quais tem sido seus acertos. Aproveite estes resultados para implementar melhorias e sistematize os processos de avaliação.
  3. Planos de carreira e programas de capacitação desenvolvidos com base nas metas da empresa podem ser ótimos aliados para melhorar sua equipe.
  4. Use pesquisas para identificar o clima organizacional. Estas pesquisas devem apontar fatores como satisfação, motivação e bem-estar dos funcionários. Estas pesquisas irão te ajudar a montar um programa focado no que seu quadro de colaboradores precisa.
  5. Deixe bem claro quais são as funções e responsabilidades dos funcionários. Apontar a participação de cada um deles ajuda a promover a sinergia.
  6. Além do reconhecimento e incentivo, utilize o aumento da remuneração como um dos propulsores para motivar os profissionais. Aumentos de salário junto com os planos de carreira servem para mostrar que a organização está interessada no desenvolvimento de seus funcionários. Isto os estimula a oferecer suas contribuições de maneira mais significativa.
  7. Incentive seus colaboradores a terem autonomia para aumentar sua motivação. Isso irá ajudar o profissional a cumprir as metas e trazer bons resultados.
  8. Ofereça oportunidades para que os integrantes de sua equipe se desenvolvam e tragam novos integrantes para exercer funções que antes competiam aos primeiros funcionários.
  9. Estabeleça uma relação de confiança entre os líderes e o restante do grupo. Ofereça canais para a comunicação entre a empresa e os colaboradores.

Faça você mesmo

Levando em conta todas as informações que compartilhamos com você neste post, esperamos que a sua motivação para começar um programa de engajamento para os profissionais da sua empresa tenham aumentado. Não se esqueça de aliar a esse programa as técnicas de comunicação interna sobre as quais já falamos em outros posts e conte com nossa expertise para melhorar o clima na sua organização.

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